sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mais de 100 famílias recebem novas moradias a custo zero em Queimados


Obras de canalização e urbanização do Rio Abel beneficiam moradores ribeirinhos 
Fotos: Luiz Ambrosio
Moradores ribeirinhos do Rio Abel no Centro;
A troca de moradia pode ser um problema para a maioria das pessoas, mas para cerca de 110 famílias ribeirinhas do Rio Abel em Queimados, será uma solução, tendo em vista, as novas residências com dois quartos, sala, cozinha e área de serviço, que estão sendo construídas no Bairro Eldorado e que serão entregues a custo zero. A Região também está recebendo diversos equipamentos urbanísticos, além de obras de saneamento e pavimentação que inclui a modernização da iluminação pública. 

O secretário de habitação, Cacau Nogueira, explicou que foram registradas até o momento 80 casas de posse e apenas 11 com escritura definitiva, mas que este número pode variar de acordo com as demarcações das novas margens do Rio e o número de famílias dentro da mesma residência. “Encontramos casas com mais de três famílias morando juntas, mas existem residências que não precisarão sair completamente, outras, no entanto, terão de ser totalmente removidas”, explicou Cacau. 

Mesmo amparado pela Lei Federal 4.771/65 do Código Florestal, que proíbe construções às margens dos rios, o prefeito Max Lemos está negociando a melhor maneira de reassentar as pessoas que tem construções irregulares. “Não tenho a intensão de deixar ninguém sem moradia, mas vamos precisar da compreensão dos moradores que terão de ficar no aluguel social até que o condomínio Eldorado II fique pronto. Teremos um novo bairro Eldorado com um Estádio Municipal, creches e um posto de saúde que está em fase de acabamento”, enfatizou Max.

Para a Dona Maria Regina de Oliveira, 61, também será a chance de ter um imóvel em seu nome. “Moro aqui há mais de 40 anos, mas sempre sonhei em ter uma casa própria em meu nome. Estou ansiosa para a mudança”, disse Dona Maria que mora com a filha e mais quatro netos às margens do Rio na altura da Rua José Maria Coelho.

O assessor especial da Secretaria de Habitação, Francisco Virgílio, explicou que as famílias receberão aluguel social até as casas ficarem prontas. “O cadastramento das famílias já foi realizado e visa oferecer dois tipos de negociação; Se a moradia for uma posse de terra, a indenização será um aluguel social e posteriormente uma casa a custo zero. Se for casa escriturada, o que são poucas, a negociação será em nível de mercado”, destacou Virgílio.  

O projeto de revitalização do Rio Abel com mais de R$ 35 milhões de investimento prevê a construção de ciclovias, que já começaram a serem construídas no trecho do Centro de Queimados, pistas para prática de exercícios físicos, aparelhos de ginástica e pontes de acesso interligando diversos bairros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.