domingo, 28 de abril de 2013

Queimados propõe criação do Conselho de Cultura para a Baixada Fluminense


Fotos: Bruna Casimiro 
Agentes de cultura se reúnem para debater Plano de cultura.
Depois de apresentado o texto base para a formulação de políticas públicas de cultura no Estado do Rio para os próximos 10 anos, foi a vez de a sociedade dar a sua opinião. Neste sábado, 27, os fomentadores de cultura da região da Baixada Fluminense, que compreende 30% da população do Estado, se reuniram com os representantes da Secretaria de Cultura estadual para debater a minuta do Plano Estadual de Cultura. O encontro foi realizado no Teatro Raul Cortez, Caxias.  

Dentre as ansiedades dos gestores, foi recorrente a reclamação pela reformulação dos editais que parecem ter sido criados para dificultar o acesso aos recursos, como destacou o secretário de cultura de Queimados, Antônio Almeida, que está se articulando para a criação de um Consórcio de Cultura da Baixada, ideia muito bem recebida pelos organizadores Estaduais do Plano. “Temos notícias de que 65 dos 92 municípios receberam os recursos da cultura e mais de 40 cidades não conseguiram executar os projetos, por conta da dificuldade em participar dos editais. Penso que a articulação das cidades através dos Conselhos pode ajudar a minimizar estas dificuldades”, destacou Antônio. 

Próximos passos

Os eixos específicos também estão em consulta pública, através das reuniões, destacando pontos importantes do Plano. “Estamos recebendo as propostas para melhorar as políticas públicas, para cada um destes setores que irão gerar planos e ações específicas, a partir de uma discussão. Ao final destas consultas, estes textos serão sistematizados e encaminhados como projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Estado” Explicou uma das coordenadoras do Plano, Simone Amorim.
Agenda:

Os debates ainda vão acontecer na próxima segunda (29/04), às 17h, com produtores de festivais no Estado no Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Dia (4/05), às 10h, será a penúltima reunião regional na Baixada litorânea, em Cabo Frio, Teatro Municipal. No dia (8/05), às 17h, haverá um encontro setorial para discussão do planejamento do Patrimônio Imaterial do Estado na Biblioteca de Niterói.  

Agentes culturais reclamam do esvaziamento das reuniões

Em 2009 foram realizados, 92 encontros municipais e oito regionais em todo o Estado, reunindo mais de cinco mil participantes, propiciando um produtivo diálogo entre gestores públicos e agentes culturais fluminenses. No entanto, agentes culturais reclamaram do esvaziamento das reuniões e a falta de divulgação mais ampla sobre os debates, por conta dà última reunião em Caxias que contou com menos de 100 pessoas. “Como pode uma discussão tão importante como esta, não ter a participação dos maiores interessados que são os jovens e cidadãos de um modo em geral? Penso que estamos divididos por um muro invisível e cercados pelo gueto,” destacou, Antônio Carlos, secretário de cultura de Nilópolis se referindo aos grandes eventos que deixam a Baixada sempre em segundo plano. “estamos totalmente alheios aos grandes eventos que o Rio vai receber nos próximos anos como a Copa e as Olimpíadas e, no entanto, somos o celeiro de grandes atletas e artistas”, lembrou. 

Conheça  a minuta do Plano 

O Plano está divido em seis eixos temáticos que tratam da Cultura e Cidadania (eixo 1), cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória (eixo 2), Cultura, Educação e juventude (eixo 3), Cultura e Desenvolvimento (eixo 4), Gestão e Cultura (eixo 5) e Financiamento da Cultura (eixo 6).  Todos apresentam diretrizes e estratégias de ação como princípios de orientação para as políticas públicas de cultura. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários, críticas e sugestões, que poderão ser acessados através do site planodeculturarj@cultura.rj.gov.br. Em caso de dúvida, entre em contato:
(21) 2333-1336.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Queimados ofereceu diversas atividades gratuitas à população no dia Nacional de combate a Hipertensão e Diabetes

Aferição de pressão arterial na Praça Nossa Senhora da Conceição

A Secretaria de Saúde de Queimados através do Programa de Combate à Hipertensão e Diabetes realizou uma extensa atividade de prevenção nesta sexta-feira, 26 em comemoração ao Dia Nacional. As atividades começaram na Praça Nossa Senhora da Conceição com serviços de aferição de pressão arterial, orientação sobre a prevenção e o tratamento de doenças renais e testes de glicemia, finalizado com uma ginástica laboral dentro de uma empresa de produção de estruturas metálicas com cerca de 100 funcionários. Aproveitando o embalo, os funcionários maiores de 60 anos ainda, receberam a vacina contra a gripe.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e Diabetes, comemorado no dia 26 de abril, visa alertar a população a respeito dos perigos causados pelas doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.

A vice-prefeita, Márcia Teixeira acompanhou as
 atividades no lugar do prefeito, Max Lemos.
As atividades foram acompanhadas pela Vice-prefeita Márcia Teixeira e a Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina que precisou se ausentar para participar da palestra ministrada pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha no Encontro de Prefeitos no Palácio Guanabara. “O Prefeito Max Lemos tem trabalhado fortemente no combate ao Diabetes. O CETHID tem sido referência no tratamento da doença em todo o Estado. Essa ação de hoje vem de encontro ao trabalho que está sendo feito pelo governo”, destacou a secretária.

A hipertensão é uma doença crônica e sem sintomas, características altamente letais para uma sociedade que não está habituada a cuidar da própria saúde, observou o senhor Iesa Braga, 49, que mesmo tendo a pressão alta, não faz uso de nenhuma medicação. “Não tenho tempo e nem dinheiro para gastar com medicamentos, esta ação hoje na Praça vai me ajudar a mudar esta atitude facilitando o meu tratamento”, declarou o morador, que recebeu orientações sobre a medicação gratuita disponibilizada nas Farmácias Populares. 




quinta-feira, 25 de abril de 2013

Baixada Fluminense reivindica Plano de Cultura mais acessível


Faltam cinemas, salas de teatro, dentre outros equipamentos de cultura para a Baixada Fluminense, além de mais incentivo aos artistas locais, que muitas vezes não conseguem se apresentar nem mesmo dentro de suas próprias cidades, por falta de recursos das mesmas para investir na cultura local. Estas são algumas das reivindicações da Baixada Fluminense, com vistas ao novo Plano de Cultura do Estado que está sob apreciação pública e será debatido com a sociedade em seminário no próximo sábado, 27, no Teatro Municipal Raul Cortez, Praça do Pacificador, s/nº, Centro, Caxias, a partir das 10h. A entrada é franca a todo o cidadão.

Com o objetivo de se articular na formulação de propostas uníssonas alguns secretários de cultura da região tem se reunido para debater o assunto. A última reunião aconteceu nesta quarta, 24, em Queimados com a presença de secretários de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis e Queimados. Para o secretário de cultura de Queimados, Antônio Almeida, dentre tantas reclamações comuns, os secretários estão se articulando para a criação de um conselho de cultura para a região, que possa articular melhor as reivindicações da pasta. “A união faz a força e temos exemplos claros como o próprio CISBAF na saúde. Depois do conselho, muitas obras que estavam abandonadas saíram do papel. Precisamos estar unidos para que nossa região seja respeitada não somente pelo seu potencial econômico, mas também cultural”, destacou o secretário.

Os moradores também reclamam da falta de eventos culturais com o mesmo nível dos que são apresentados na capital. “Por que as peças, filmes e eventos só chegam na Baixada por último? Por que os artistas mais famosos não vêm se apresentar aqui com mais frequência? É uma dificuldade conseguir patrocínio para os nossos eventos”, reclamou o produtor de eventos Wall Araújo.

Hoje existem duas frentes de lutas por mais recursos e reconhecimento: O Plano que gira em torno de uma série de apontamentos para nortear os gestores em cima de proposições da sociedade civil, independente das futuras mudanças de governos e partidos, explicou o diretor de cultura de Queimados, Leandro Santanna. “Como em qualquer conferência, são apontamentos que devem ser vir de base, consulta para os gestores. Infelizmente nem tudo vira prática, como nas conferências de saúde, comunicação, meio ambiente, enfim”, destacou.

Já Plano Estadual de Cultura e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC) que recebeu em 2010, 121 projetos culturais de 83 municípios do estado do Rio de Janeiro, foi uma reivindicação da Baixada, estendida a todos os outros municípios, no entanto, algumas cidades como Queimados, ainda não conseguiram receber ou executar os projetos por problemas diversos, inclusive nome sujo, resolvido pelo atual prefeito Max Lemos, lembrou Leandro. 

Conheça a minuta do Plano

A minuta do Plano Estadual de Cultura também pode receber comentários, críticas e sugestões, na página: www.cultura.rj.gov.br/consulta-publica/plano-estadual-de-cultura.  O ambiente da Consulta Pública permite dois tipos de comentários: de caráter geral, que não se vinculam a eixos, diretrizes ou estratégias que constam do Plano ou comentários de caráter específico e relacionados a eixos, diretrizes ou estratégias. Eles poderão ser postados diretamente no eixo, na diretriz ou estratégia em questão, bastando apenas clicar ali. Em caso de dúvida, entre contato: (21) 2333-1336.


Foto: Dine Estela 

Trabalhador terá dois dias de festa em Queimados


Kleber Lucas e Uns e Outros estarão na festa do Trabalhador

No dia 1º de maio, data mundialmente dedicada ao trabalhador, o trabalho ficará a cargo da Prefeitura de Queimados que está preparando dois dias de lazer aos que suam a camisa ao longo do ano. Comemorada desde o final do século XIX. No Brasil, a data é celebrada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925. A programação dirigida pela Secretaria Municipal de Cultura preparou shows para todos os públicos e idades com Rock, MPB e Música Gospel. Os dois dias de eventos vão acontecer na Praça dos Eucaliptos, gratuitamente. A programação na terça, 30, começa a partir das 19h e no dia 1º, a partir das 10h da manhã. 

O Secretário de Cultura, Antônio Almeida, ressaltou que o prefeito da cidade, Max Lemos fez questão de homenagear a região com vários shows no Dia da Baixada comemorado em 30 de abril. “Foi uma maneira de destacar a região e os seus trabalhadores. A Baixada e Queimados vêm se destacando no setor econômico e devemos isso aos trabalhadores”, destacou. 

No dia, 30, sobe ao palco o Ministério de Louvor da ADEQ – Assembleias de Deus de Queimados, às 21h, seguido de Felipe (Bodão) Viana, às 22h e o cantor Kleber Lucas, às 22h30, que promete cantar seus maiores sucessos como “Aos pés da cruz”, “Deus cuida de mim”, “Casa de Davi”. 

Encontro de motociclistas


No dia 1º de maio, a festa começa mais cedo. Em comemoração ao seu 14º aniversário de fundação, os Tarântulas Moto Clube recebem motociclistas de diversos pontos do Estado do Rio de Janeiro e prometem festejar a data ao som de muito rock'n roll, acompanhado pelos roncos dos motores. A programação terá início às 10h com a realização de uma “motociata”, que sairá da Riosampa em direção a Queimados. 

Após a chegada dos motociclistas, Sergio Louzada sobe ao palco, às 10h:30 com uma hora e meia de música popular brasileira, Wagner Duarte e banda, às 12h:30, Banda Spirit, às 13h:40, Banda Drena, às 17h:50 e a tradicional Banda Rock na Rua, às 18h:50.  

Uns e Outros fecha a programação, às 22h relembrando grandes sucessos dos anos 80, como “carta aos missionários”, “Dias Vermelhos” e “Os Dias Passam”. Toda a programação da Secretaria de Cultura de Queimados será realizada na Praça dos Eucalíptos. 

Primeiro Terminal Modal Ferroviário do Rio será em Queimados


Investimento de R$ 100 milhões vai gerar 300 empregos diretos e mil indiretos até 2015

Fotos: Luiz Ambrosio
Assinatura do protocolo de intenções hoje no Palácio.
O prefeito de Queimados, Max Lemos, assinou nesta quinta, 25, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, o protocolo de intenções para a implantação do Primeiro Terminal Modal Ferroviário Logístico do Estado do Rio de Janeiro, que será construído em Queimados até 2015. Assinaram também; o presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, o governador Sergio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão. O evento contou com a presença de vários empresários, autoridades do Estado e município. O investimento de R$ 100 milhões vai gerar cerca de 300 empregos diretos e mil indiretos.  

Segundo o presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, além de Queimados ter uma localização privilegiada com a proximidade da Dutra e a construção de uma alça de acesso ligando o Terminal ao Arco Rodoviário Metropolitano, a vontade política do Governador Sergio Cabral e do prefeito de Queimados, Max Lemos, foram fundamentais para a implantação do Terminal. “Quando a gente viu a vontade política do prefeito em receber o projeto, a coisa mudou de figura, porque tem prefeitos que atrapalham e outros que impulsionam, é o caso do Max Lemos que trabalhou como um facilitador para a realização do projeto”, destacou o presidente. 

Prefeito discursa na assinatura do
protocolo de intenções.
O prefeito Max Lemos explicou que o Terminal, além de ajudar no desenvolvimento de uma das áreas com o menor IDH da cidade, já está atraindo novas empresas. “Há cinco anos recebi o município cheio de dívidas e sem pode receber financiamento público, hoje temos mais de R$ 250 milhões, R$ 1 bilhão em investimentos privados, além de 22 empresas instaladas no Distrito Industrial, 18 em implantação e a meta de chegar a 50 em 2016”, disse Max. 

Ainda segundo o prefeito, a cidade se prepara para implantar o segundo Distrito ainda este ano. “Com a chegada do Terminal já estamos recebendo alguns empresários interessados em se instalar”, lembrou o prefeito, ao citar as empresas TUPI (Produção de cimento) e a MTO (Importadora e Distribuidora) que já estão se instalando na região do Terminal. Logo depois da assinatura do protocolo de intenções, o prefeito incluiu em sua agenda um sobrevoo na cidade em companhia de alguns empresários.

Para o governador do Estado, Sergio Cabral, um dos motivos pelo qual várias empresas estão escolhendo a cidade de Queimados para se instalar está no acolhimento e no tratamento profissionalizado que o prefeito Max oferece aos empresários. “Você e sua equipe estão de parabéns. Os empresários são muito bem recebidos e tratados com o respeito e a seriedade que o mercado exige”, destacou o governador. 

MRS Logística está em fase de análise das licenças ambientais.
O Terminal Modal Ferroviário da MRS Logística (concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da rede ferroviária federal), ficará localizado no Mutirão da Fé, bairro Quebra-Coco e terá 700 mil m² de área construída, a oito quilômetros da Rodovia Presidente Dutra e a dois do Arco Rodoviário Metropolitano. Ficará a cargo do Governo do Estado a pavimentação de cerca de três quilômetros.  A nova malha ferroviária começa a ser construída em 2014 com previsão de término em um ano e pretende transportar também roupas e alimentos.   


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Queimados intensifica vacinação contra a gripe para atingir meta


O município conta com 15 unidades de vacinação até o final da campanha

Fotos: Luiz Ambrosio
Campanha de vacinação contra a gripe vai até sexta (26)
A Secretaria de Saúde de Queimados tem a meta de imunizar até a próxima sexta, 26, cerca de 13 mil idosos, 3 mil crianças e 2.200 gestantes pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (gripe). Para se vacinar, basta apresentar a carteira de vacinação ou a receita médica prescrevendo a vacina (no caso de doentes crônicos), em uma das 15 unidades de saúde do município. O Dia D que aconteceu no último sábado, 20, teve o objetivo de atrair o público alvo em um dia da semana em que a maioria das pessoas tem mais tempo livre.


Secretária de saúde recebendo a vacina contra a gripe.
Ao visitar vários pontos de vacinação neste dia, a secretária de saúde de Queimados Drª Fátima Cristina, além de vacinar algumas pessoas, aproveitou para se imunizar contra a gripe e promover o encorajamento de quem ainda tem algum tipo de preconceito contra a vacina. “Há quem tenha receio de se vacinar contra o vírus, por conta de possíveis efeitos colaterais. Porém, essa é uma medida de prevenção necessária, segura e eficaz, que aumenta a qualidade de vida de quem se submete a ela. Ao abrir tantas unidades num sábado para este fim, visamos tornar o acesso à vacina mais fácil”, orientou a Dr.ª Fátima. 

Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização da cidade, Andrea Veloso, cerca de 16 mil doses da vacina já foram disponibilizadas à população queimadense desde o início da campanha, no último dia 15, mas ainda é preciso conscientizar as pessoas sobre os benefícios de se proteger da gripe para que a imunização seja cada vez mais eficiente. “A conscientização em se imunizar deve partir principalmente das gestantes, pois elas sofrem com a queda de imunidade durante o período da gravidez”. Explicou a coordenadora. 

Músico se encoraja em receber a vacina das mãos da secretária
Para o músico Felipe Bragança que já sofreu com os males da gripe por três vezes consecutivas somente este mês, a campanha veio em boa hora. “A correria do dia a dia, faz com que nos descuidemos de nossa própria saúde, principalmente eu que troco a noite pelo dia, por conta da música, logo ter a campanha realizada no sábado, foi fundamental para minha imunização. Claro que o fato de ter recebido a vacina da própria secretária me encorajou”, brincou o músico. 

Locais de vacinação:

• Centro Médico da Pedreira
Endereço: Rua Patativa, s/nº - Nova Cidade – 2665-3566/3599 – 2779-9177

• Unidade Básica de Saúde Fazendinha
Endereço: Rua da Conquista, s/ nº - Distrito Industrial – 2663-1424

• Unidade Básica de Saúde Júlio Barros
Endereço: Rua da Caixa D’água, s/nº - Paraíso – 2665-4303

• Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas
Endereço: Rua da Batalha, 31 – Roncador – 3699-2228

• Estratégia de Saúde da Família Valdariosa
Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, 215 – São Silvestre – 2665-8633

• Estratégia de Saúde da Família Vila Americana
Endereço: Rua Antônio Luziario, 1689 - Vila Americana – 3699-3303

• Estratégia de Saúde da Família Jardim da Fonte
Endereço: Rua Tomas Pereira, s/nº - Jardim da Fonte – 3698-1606 

• Estratégia de Saúde da Família Belmonte I
Endereço: Estrada Campo Alegre, 364 - Belmonte – 2665-8491

• Estratégia de Saúde da Família Vila Central
Endereço: Rua Estocolmo, s/nº - CIEP 344, Vila Central – 3699-3073

• Estratégia de Saúde da Família Tricampeão
Endereço: Rua Rei Pelé, s/nº - Q 5, L 15, Tricampeão – 3698-4642

• Estratégia de Saúde da Família Santo Expedito
Endereço: Rua Olegário Dias, s/nº - Santo Expedito – 3699-3073 – 2665-4242

• Estratégia de Saúde da Família Inconfidência
Endereço: Rua Jorge Hilário Santos, 28 - Inconfidência – 2779-7204

• Estratégia de Saúde da Família Santa Rosa
Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa – 2663-3755 – 2665-4242

• Estratégia de Saúde da Família Jardim Queimados
Endereço: Travessa Campo Alegre, 364 - Jardim Queimados – 2665-8491

• CETHID – Centro Especializado do Tratamento de Hipertensão e Diabetes
Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu – 2665-6952 - 26630773

Jéssica Moreira
Divulgação SEMUS | PMQ
91355446
ascomsemus.queimados@gmail.com




Número de beneficiários do Bolsa Família cresce em Queimados


Aumento representa a descoberta de famílias que eram "invisíveis". Em 2004, eram apenas 2.300 famílias, e hoje chega a 14 mil  

Identificar e acompanhar famílias sob risco social, oferecer serviços sócioassistencias, encaminhar para cadastro e recadastro do programa Bolsa Família. Esses são algumas das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Queimados, através dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras). 

As unidades têm como objetivo acompanhar as pessoas cadastradas no programa Bolsa Família e atualizar seus dados. As informações são passadas para o sistema de Cadastro Único (Cadúnico), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que são utilizadas para futuras pesquisas e estudos sobre os Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) em diversas regiões do país.

Em média três vezes por semana equipes formadas por um psicólogo e um assistente social fazem visitas domiciliares regularmente as áreas de atendimento dos Cras para acompanhamento social. Equipes dos Centros de Referência verificam se as famílias continuam cumprindo as exigências do programa assistencial para receber o benefício. Filhos matriculados na escola, renda per capita até R$ 140 são alguns dos requisitos exigidos para que a família não deixe de receber o auxílio. 

Famílias deixam de ser invisíveis 

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, a meta é cadastrar mais 6 mil famílias no programa do governo federal.  Em 2004, eram apenas 2.300 famílias, e hoje chega a 14 mil. As visitas domiciliares vão servir para mapear os bairros com baixos IDHs. “Equipes realizam visitas constantes às famílias. Isso vai servir para identificar quais são os bairros que mais necessitam de programas sociais. Nosso objetivo é mapear quais são as regiões mais pobres e colocar em prática ações do governo”, disse o prefeito.               

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, explica o motivo do aumento do número de famílias que ingressaram no programa social. “Um tipo de visita domiciliar freqüente pelas equipes é a chamada buscativa. Essa visita tem o objetivo de descobrir famílias em vulnerabilidade social e que ainda não participam de programas sociais. O objetivo é tirar essas famílias da linha da pobreza. Elas deixam de ser invisíveis sob os olhos do poder público uma vez que as cadastramos”, completou Elton Teixeira. 

Atualmente, o município de Queimados possui oito Cras. Um deles é o do bairro Nova Cidade que atende mais de mil famílias com serviços psicossociais e oficinas de geração de renda: corte e costura, artesanato, cestaria, fuxico e fotografia. O Centro de Referência atende 18 bairros como Caixa D’Água, Fanchem, Camorim, São Simão, Vila Zenite, entre outros.  

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cia de teatro comemora 10 anos com casa cheia em Queimados

Elenco de O Auto da Compadecida 2013. 

A Cia Teatral Queimados Encena comemorou seus 10 anos de existência com um final de semana com três dias de apresentações da Peça - O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha com a casa cheia. O evento contou com a parceria da Secretaria de Cultura da cidade e a entrada custou apenas dois quilos de alimentos não perecíveis. Segundo os organizadores, foi arrecadada uma tonelada de alimentos que serão doados para a Pastoral da Criança da igreja Católica. Além deste espetáculo, ainda fazem parte da programação de aniversário da Cia; a peça infantil "Incrível Viagem" que será levada às escolas municipais, a partir do dia 16 de junho e uma Sessão Solene na Câmara Municipal dos Vereadores de Queimados na segunda, 29 de abril, às 19h. 

Além de apresentar cenas gravadas em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição e fazer referência à pessoas e lugares da cidade, o que deu um toque mais intimista à peça, levando a plateia ao delírio, a reapresentação de “O Auto da Compadecida” também foi um encontro de gerações e contou com a participação de componentes antigos e ex-alunos da Cia,  como o padre e o padeiro, contou Leandro Santanna, precursor da Cia. “Esta é uma das características da Companhia, juntei os antigos com meus ex-alunos. O padeiro (Lucas Gomes) é aluno da minha ultima Oficina no Espaço Queimados Encena, iniciante mesmo, começou nesta peça. O Padre (Brayan Carvalho) está na Companhia desde 2006.

Este ano a peça também recebeu convidados ilustres como o Bispo (Celso Mosciaro), contou Leandro. “Ele é uma figura lendária do teatro na Baixada Fluminense, administrou o antigo Teatro Arcádia, mais de 10 peças e iniciou mais de 100 pessoas, ministrou aulas no Colégio Manuel Pereira em Queimados para aquela que seria minha primeira professora de teatro, a Eurídice Ambrósio”, lembrou Leandro.

10 anos de muitas lutas e vitórias com a Sede própria

Os dez anos de luta também foram comemorados com um bolo de aniversário e mensagens de otimismo que emocionaram o elenco e a plateia que também foi convidada a confraternizar com a Cia que distribuiu bolo e refrigerante para todos no final da apresentação. O bolo e o refrigerante foram presentes da Pastoral da Criança.

O Espaço Cultural Queimados Encena, que desde sua fundação em 2003 teve seu aluguel mensal custeado pelos atores do grupo, com o passar dos anos firmou parcerias para possibilitar a continuidade de sua existência e o fomento da programação cultural do lugar e chegaram a ser aprovados em dois importantes editais: (Prêmio Procultura de Estímulo ao circo, Dança e Teatro & Brasil Foudation).  O espaço fica à Rua Mustafa Kalaoun, 116, Centro, Queimados. Tel.: (21) 2663-2515. Site: www.queimadosencena.com.br



domingo, 21 de abril de 2013

Queimados recebe etapa de abertura do campeonato regional de judô


Fotos: Luiz Ambrósio
Os tatames agitaram a manhã deste domingo, 21, em Queimados. Isso porque o Município recebeu pelo quarto ano consecutivo, a etapa de abertura do campeonato regional de judô, promovido pela Federação Estadual da modalidade, através do núcleo da Baixada da Fluminense, em parceria com a Prefeitura da cidade. O Torneio contou com a participação de 16 academias e mais de 460 atletas, sendo 76 deles alunos da Vila Olímpica da cidade, que competiram por equipes e no individual, desde a categoria para crianças até aos veteranos. 

Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro a competição serve para integrar atletas que praticam o esporte na região. “É uma honra sediar uma competição deste porte, por isso através do nosso Prefeito Max Lemos demos toda a estrutura necessária para a realização da atividade. Isso faz com que a cada dia aumente o interesse das pessoas pela prática do judô. O objetivo de realizar o campeonato na cidade é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar os nossos jovens para serem campeões no esporte e na vida”, frisou Monteiro. 

O coordenador da Federação de Judô do Rio de Janeiro, núcleo Baixada, João Evangelista de Senna ressaltou o crescimento do judô na Baixada. “Queremos desenvolver o judô na Região e para isso, fazemos essa interação entre as academias e consequentemente descobrimos novos talentos. Os resultados têm sido positivos, já que a Baixada Fluminense foi destaque no campeonato carioca do ano passado, ficando com o 1º lugar e o vice-campeonato além de conseguir classificar 10 atletas para a disputa do brasileiro”, disse Senna.

Uma das judocas que vão representar a Baixada na disputa do campeonato brasileiro de judô é Brenda Leite Ribeiro, 15, atleta da Vila Olímpica de Queimados, que foi campeã estadual da modalidade na categoria sub 18. Ela já planeja o futuro dentro do esporte. “Nunca imaginava que poderia um dia ser campeã carioca, agora o sonho é o título nacional, para que eu possa me projetar e quem sabe disputar as olimpíadas de 2016 que é o meu grande sonho”, contou Brenda

Centro de Treinamento pode virar realidade

A Prefeitura de Queimados está na luta para a criação de um Centro de Treinamento especializado para a prática do judô. De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o Prefeito Max Lemos já disponibilizou uma área de 3.800 m² no Bairro Valdariosa para a construção do CT. O projeto está sendo elaborado em parceria com o Presidente da Federação Estadual de Judô, Francisco Grosso e depende da aprovação do Governo Federal para a obtenção de recursos. 
Segundo o Secretário, o objetivo é implementar um centro de excelência para treinamento de seleções estaduais e atletas de alto rendimento. “Com a criação de um Centro de Treinamento, os atletas da nossa Vila Olímpica terão a oportunidade de fazer o intercâmbio com judocas de alto rendimento e quem sabe não poderemos receber também esportistas de outros países durantes os jogos olímpicos do Rio de Janeiro”, planejou Monteiro.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Queimados Encena” comemora 10 anos de existência


Companhia teatral apresentará peça Auto da Compadecida no Teatro Municipal da cidade 

Depois de 10 anos, o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna volta ao palco pelas mãos da Companhia Teatral Queimados Encena, por conta da comemoração de uma década da Companhia. O espetáculo será reapresentado nos dias 20 e 21 de abril, às 20h Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Vila Pacaembu, Queimados. A entrada será mediante a apresentação de dois quilos de alimentos não perecíveis. A  classificação etária é livre.

Além deste espetáculo, fazem parte da programação de aniversário da Cia; a peça infantil "Incrível Viagem" que será levada às escolas municipais, a partir do dia 16 de junho e uma Sessão Solene na Câmara Municipal dos Vereadores de Queimados na segunda, 29 de abril, às 19h, dia em que a Instituição receberá o título de utilidade pública municipal.

Ao ser perguntado como faz para não trocar as falas dos personagens, Leandro brincou como o Chicó da peça: “Não sei, só sei que foi assim”, mas explicou que tantos anos fazendo as mesmas peças, fez com que já tenha tudo incutido nas entranhas. “Mas confesso, dá um frio na barriga sim, mas é como relembrar os bons e velhos tempos. A alegria de reencontrar amigos e personagens faz fluir o trabalho”, destacou.

O espetáculo: “O Auto da Compadecida” potencializa as linhas matriciais contidas na dramaturgia de Ariano Suassuna. O espaço cênico é definido por grandes telas brancas onde são projetadas as imagens do cenário - (Fachada externa e interna da Igreja matriz de Queimados - Nossa Senhora da Conceição), uma novidade no novo cenário.

As embrulhadas de João Grilo (Uel Barros) o levam ao céu para enfrentar o juízo final, onde o diabo faz de tudo para pegá-lo e ele faz de tudo para escapar, para tanto, conta com a preciosa colaboração da Compadecida (Laura Chicanel) com figurino de elementos sincretizando a santa com Iemanjá.

A comicidade popular e irreverente dos autos populares nordestinos e do teatro de mamulengos são as referências para o ritmo, a movimentação e os desenhos coreográficos da encenação, traz diversas brincadeiras e cacos relacionando a história à cidade de Queimados, este é outro diferencial da adaptação da peça dirigida pela companhia

10 anos de muitas lutas e vitórias com a Sede própria

Na estrada desde 2003, a Companhia Teatral Queimados Encena, inaugurou em 2007, com recursos próprios e ajuda de comerciantes locais uma sede para guardar seu acervo, abrigar os ensaios e promover cultura na cidade de Queimados, Baixada Fluminense, à Rua Rua Mustafa Kalaoun, 116, Centro, Queimados. Tel.: (21) 2663-2515 http://queimadosencena.com.br/

O Espaço Cultural Queimados Encena, que desde sua fundação teve seu aluguel custeado pelos atores do grupo, com o passar dos anos firmou parcerias para possibilitar a continuidade de sua existência e o fomento da programação cultural do lugar.

Aprovados em dois importantes editais no ano de 2011, (PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO & BRASIL FOUNDATION) conta neste momento com uma série de Oficinas Culturais para iniciantes no universo artístico, e outras para atualizar os profissionais das Artes Cênicas da Baixada Fluminense, além do custeio de diversas ações que ampliarão o aceso da população ao trabalho realizado.

Tatames darão o tom do final de semana em Queimados


O Município de Queimados será o ponto de encontro de mais de 430 judocas que disputarão neste domingo, 21, a partir das 9h, no Ginásio Municipal de Esportes Metodista, o torneio de abertura de judô da Baixada Fluminense. Esta é mais uma iniciativa à prática esportiva, promovida pelo núcleo regional do esporte na Região, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O Torneio conta com 18 academias escritas e terá disputas individuais e por equipes, que vão da categoria chupetinha até aos veteranos. 

Será o quarto ano consecutivo que o município de Queimados sediará o evento.  A cidade terá a participação de 60 atletas da Vila Olímpica. Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro “o objetivo é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar jovens para serem campeões no esporte e na vida”. Monteiro disse ainda que o Prefeito Max Lemos está na luta para criação de um centro de treinamento da modalidade para abrigar equipes dos países que disputarão os jogos olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

Para o coordenador da Federação de Judô do Rio de Janeiro, núcleo Baixada, João Evangelista de Senna a competição serve para integrar atletas que praticam o esporte na região. “Queremos desenvolver o judô na Baixada e para isso, fazemos essa interação entre as academias e consequentemente descobrimos novos talentos. Agradeço ao poder público de Queimados, por ser o local que mais nos ajuda na realização dessas atividades”, falou Senna.

Competições servem como estímulo para atletas

Para o atleta da Vila Olímpica de Queimados, Luan Sérgio, as competições servem como estímulo para continuar os treinamentos. “Todo o judoca gosta de competir para colocar em prática no tatame as técnicas desenvolvidas durante os treinos. Estou confiante e espero ajudar minha equipe a alcançar o lugar mais alto do pódio”, contou Luan.
O Campeonato Regional de Judô da Baixada Fluminense é voltado para  atletas a partir de 4 anos e se estende até a categoria dos veteranos, com judocas acima dos 30 anos e tem por objetivo  preparar os esportistas para as seleções estaduais e nacionais da modalidade. A premiação contará com troféus para as equipes vencedoras e medalhas para os campeões individuais. O Ginásio da Escola Metodista fica localizado na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu.

Idosos participam de palestra sobre prevenção contra acidentes


Ter cuidado ao subir e descer escadas, cuidados com pisos escorregadios durante o banho, utilizar tapetes antiderrapantes, respeitar as leis de trânsito como andar na faixa de pedestres e usar o cinto de segurança. Esses foram alguns dos assuntos abordados pelos palestrantes da Fundácion MAPFRE para mais de 80 idosos nesta quinta-feira, dia 18 de abril, na Igreja Batista Central de Queimados (IBCQ). O objetivo foi reduzir um dos maiores índices de acidentes domésticos: queda de idosos. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), especialistas da fundação espanhola deram uma palestra sobre os cuidados que os idosos devem tomar dentro de casa e no trânsito para evitar acidentes.

Com uma aula interativa com os participantes, a especialista em Gerontologia - estudo do processo de envelhecimento humano como necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso -, Sandra Gomes, e o especialista em segurança viária, Rodrigo Dias, deram dicas de como se prevenir contra acidentes dentro de casa e no trânsito. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde quase 70% dos acidentes domésticos é decorrente por queda de idosos, que ocasionam fraturas graves.

Escorregar durante o banho, se queimar no fogão ao cozinhar e cair da escada foram alguns dos exemplos citados no evento. Segundo a gerontóloga Sandra Gomes, a maior parte dos acidentes acontece no banheiro no período da noite. “È importante enfatizar que eles devem tomar cuidado dentro de casa. Abordamos ações simples que podem prevenir acidentes graves, por exemplo. Eles aprenderam que o banheiro é o cômodo de casa mais perigoso para quedas”, contou Sandra, que ressaltou ainda a instalação de corrimões e de barras laterais para apoio no bainheiro.   

Dos 35% dos acidentes automobilísticos 12,3% envolvem pessoas da terceira idade

Já Rodrigo Dias, falou sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e de estar atendo ao conduzir o veículo. “É muito comum que os acidentes envolvam a desconcentração dos idosos. Nós sempre damos ênfase à atenção ao volante e não perder a concentração”, comentou Rodrigo Dias.  De acordo com Dias, dos 35% dos acidentes automobilísticos no Brasil 12,3% envolvem pessoas da terceira idade. Na maioria dos casos é por falta de reflexo e por falar ao telefone. 

Ao final do dia, os participantes receberam guias de prevenção contra acidentes e um kit multimídia contendo aulas interativas. O evento contou com a participação do secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, subsecretário da Terceira Idade, Antônio Amorim, e da assessora técnica das Políticas para a Pessoa Idosa da SEASDH, Maria da Penha Franco. 

Programa “Tempo de Plantar” é lançado com reflorestamento em Queimados


Luiz Ambrósio
Pensando no desenvolvimento econômico da cidade de Queimados, mas também na importância de se preservar o meio ambiente, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Ambiente lançou na manhã desta sexta-feira, 19, o Programa “Tempo de Plantar”. A atividade faz parte do serviço de execução de plantio, replantio e manutenção de mudas nativas de mata atlântica, que serão cultivadas no Parque Natural Municipal Morro da Baleia, no Bairro Tricampeão. 

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Max Lemos, o Secretário do Ambiente, Alex Dornellas, o diretor da Ong Onda Verde, Hélio Vanderlei,  a presidente do conselho municipal de meio ambiente Simone Holanda, além de vereadores e secretários municipais. A ação contou com o plantio de 200 mudas, que foi realizado pelos estudantes da Escola Municipal Francisco Manoel Brandão.

Desenvolvimento de forma sustentável

A Unidade de Conservação Morro da Baleia receberá no primeiro momento o plantio de 45.598 mil árvores de espécies nativas de mata atlântica.  Segundo o Prefeito Max Lemos o local contará em breve com um espaço para o desenvolvimento da educação ambiental e terá trilhas para caminhadas. “Fico emocionado de retornar ao Morro da Baleia que passou a pertencer a Prefeitura, quando ainda exercia a função de presidente da Câmara de Vereadores. Quando me elegi Prefeito, fiz questão de tornar esta área em uma unidade de conservação. É possível crescer e se desenvolver protegendo o meio ambiente e o futuro sustentável das pessoas”, disse Max.

De acordo com o Secretário do Ambiente, Alex Dornellas, o Programa Tempo de plantar consiste nas compensações emitidas pela Secretaria do Ambiente, através do licenciamento ambiental. “Cada empreendimento que se instala na cidade, deve colaborar com a preservação do meio ambiente, com doações de mudas que tem a quantidade  determinada de acordo com os pareceres técnicos emitidos pela secretaria”, disse Dornellas.

Fortalecimento da Gestão

Durante a atividade, o Prefeito Max Lemos ressaltou a importância de fortalecer políticas públicas na área ambiental e prometeu lutar para viabilizar recursos para a implementação de um projeto de fortalecimento da gestão ambiental do município. “Este projeto vem de encontro ao que a gente pretende fazer neste segundo mandato, que é ampliar as políticas públicas ambientais. Trata-se da elaboração de um plano diretor ambiental da cidade. Estou na busca por  recursos para colocá-lo em prática”, disse Max. 

O projeto prevê a construção de um prédio sustentável com 400 m2, para sediar a Secretaria do Ambiente, implantação de um Centro de produção de mudas e de um laboratório de Geoprocessamento, criação da coleta seletiva solidária, realização de atividades de educação ambiental para 200 professores e 5.000 estudantes do ensino fundamental, fortalecimento da gestão das áreas protegidas municipais, com a criação de novas Unidades de Conservação, construção de um laboratório de análise de água, elaboração do Código de Meio Ambiente e consolidação da Guarda Ambiental.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Queimados pretende estimular prática esportiva do rugby


O Rugby tem se consolidado como o segundo esporte que mais cresce no mundo, só ficando atrás do MMA. O Brasil corre atrás da Argentina, que é a grande potência da modalidade na América do Sul. O esporte tem atraído os olhares de milhares de brasileiros. No Município de Queimados não é diferente. A Secretaria de Esporte e Lazer montou uma parceria com o Maxambomba Rugby Clube para a disputa do campeonato carioca da Série B da modalidade. No último final de semana, o município recebeu a primeira rodada do campeonato carioca de Rugby da Série B, realizada no campo do Dom Bosco. A estreia não foi das melhores, já que a equipe da Baixada foi derrotada pelo time do Vitória por 27 a 13.

A próxima partida pela competição está marcada para o dia 27 de abril, às 15h, no mesmo local. A equipe de Queimados enfrenta o time de Itaguaí.  Apesar do resultado negativo, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer Monteiro comemorou o fato de iniciar um esporte que é novidade para a população do município. “Fizemos essa parceria com o time do Maxambomba, o primeiro da Baixada Fluminense a praticar a modalidade, para fomentarmos o esporte na nossa cidade. O Prefeito Max Lemos nos orientou a trabalhar nossa base e para isso estamos distribuindo kits esportivos nas escolas da rede pública de ensino. Queremos ter pelo menos um atleta queimadense nos jogos olímpicos de 2016, quem sabe não será no Rugby”, disse Monteiro.

Para o atleta da equipe de Queimados, Gustavo Almayi, as habilidades do trabalho em equipe fazem o Rugby se tornar um esporte que cresce a cada dia. “É muito importante conhecer outros esportes e a Olimpíada de 2016 ajudou a possibilitar essa abertura. Para muitas pessoas que vieram assistir ao jogo de hoje foi o primeiro contato com esta modalidade esportiva. No final tinha até crianças tentando jogar. Não vencemos a partida que era o nosso objetivo, mas só de ver esta movimentação em prol do crescimento do esporte ficamos muito felizes”, afirmou Gustavo.
O campeonato carioca de Rugby da série B reúne seis equipes que se enfrentam em turno único para definir classificação para a 2ª fase.  O primeiro colocado da 1ª fase avança automaticamente para a final. O outro finalista será definido por uma semifinal entre o segundo e terceiro colocado. O perdedor desta partida disputará o terceiro lugar com o vencedor do jogo entre o 4º e 5º lugar.  O grande campeão garante acesso a série A do próximo ano.

Regras do jogo

O rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de dois tempos de quarenta minutos contínuos. O relógio só para quando algum jogador da primeira linha necessita de cuidados médicos.  A bola é de couro e de formato oval. O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração, como passar a bola para frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola e segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão.

O objetivo do jogo é marcar maior número de pontos que o adversário. Existem quatro formas de pontuação: Ensaio ou Try, que vale 5 pontos e ocorre quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão após a linha dos postes. Uma outra forma de pontuar é através da Conversão, que possui o valor de 2 pontos e acontece quando após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes. Existe também o Pontapé de ressalto ou  Drop goal, que vale 3 pontos  e é validado quando um jogador  faz a bola tocar no chão e a chuta por cima da trave adversária. A quarta maneira de pontuar é pelo Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal, que tem o valor de 3 pontos, quando  a equipe chuta aos postes no local onde ocorreu a falta.

Educação Ambiental é desenvolvida na teoria e na prática em Queimados

Fotos: Felipe Bragança
A fim de levantar ainda mais a bandeira em prol da conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, aproximar os estudantes da rede pública de ensino a comunidade, para desenvolverem ações voltadas para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais do Ambiente (SEMAM) e de Educação (SEMED) desenvolve o projeto caminho das águas, que tem por objetivo mostrar a importância da conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região através de palestras, oficinas e distribuição de folders explicativos em salas de aula. 

As Escolas Municipais São José e Primeira Igreja Batista receberam o projeto no último dia 12. Técnicos da Secretaria do Ambiente palestraram para as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância de se preservar o meio ambiente, em ações como não jogar lixo nos rios, evitar queimadas, também explicaram o ciclo da água e mostraram um mapa com os corpos hídricos existentes na cidade. Após a aula teórica, os estudantes colocaram o conhecimento adquirido em prática, visitando alguns rios do município, como o Guandu, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana, além do Rio dos Poços e Queimados.

Para o secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas é fundamental, já que as crianças de hoje representam o futuro. “A educação ambiental deve ser desenvolvida principalmente nas escolas, pois nossas crianças são o futuro. Nesse projeto, elas aprenderam sobre a importância da água em nossas vidas, de forma teórica e prática. Com certeza após a palestra e a visita aos rios do município, elas vão comentar com os pais e amigos sobre a importância de se preservar o meio ambiente”, ressaltou o secretário.

Paródias educativas estimulam aprendizado

Transformar músicas de sucesso em paródias educativas pode ser uma boa ferramenta para o sucesso na aprendizagem da educação ambiental. É neste contexto que o Município de Queimados está inserido, através da parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente com estudantes de Gestão Ambiental da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ).

Entre os hits do momento estão “No passinho do volante”, do Mc Federado e os Leleks e “Amor de chocolate” do cantor Naldo. Durante o trajeto para a visitação aos rios dos municípios, os estudantes da rede municipal de ensino ficaram empolgados com as paródias. “Plantando, plantando, pro um lado, plantando, plantando pro outro, no passinho da SEMAM quero ver plantar de novo” e “Plantando e cultivando, pra mim tanto faz, com este projeto da SEMAM cada vez preservo mais”.

Para a orientadora pedagógica da Escola Municipal São José, Maria Eterna, a ludicidade na transmissão do conteúdo facilita o processo de aprendizagem. “A água é um dos nossos principais bens a serem preservados. É importante que nossos alunos tenham essa vivência na prática e de forma descontraída. A educação é a melhor forma de conscientização, pois a criança se torna uma multiplicadora”, frisou a orientadora.


IPF busca reduzir índices de analfabetismo para terceira idade em Queimados


Nunca é tarde demais para estudar ou entrar pela primeira vez em uma sala de aula. Esse é o objetivo do projeto sem fins lucrativos, MOVA-Brasil, que alfabetiza jovens, adultos e idosos por todo o país. Inspirado nos métodos de ensino do educador Paulo Freire, o programa de alfabetização chega a Queimados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Terceira Idade e o Instituto Paulo Freire (IPF). A implantação do projeto vai contar com duas turmas e terá a participação de 40 idosos do município. 

O curso de alfabetização que é totalmente gratuito terá nove meses de duração e ainda vai oferecer material didático e uniforme. Ao final do programa, os alunos serão certificados pelo Ministério de Educação (MEC). As primeiras aulas começam nesta terça-feira, dia 16 de abril, na Igreja Batista Central de Queimados (IBCQ). As aulas serão de segunda à quinta, das 14h às 17, e das 19h às 22h. Os participantes foram selecionados nos quatro pólos de atividades físicas da cidade.  

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, a alfabetização dos idosos é mais uma prova de que a Prefeitura quer cuidar da população. “Nossa Secretaria foi criada justamente para cuidar de pessoas. O prefeito nos passou a missão de dar assistência a nossa população. A chegada do projeto é mais uma ação que busca reduzir o índice de analfabetismo entre as pessoas da terceira idade”, frisou Dequinha.       

Alfabetização usando palavras do dia-a-dia

O método Paulo Freire estimula a alfabetização mediante através de palavras presentes na realidade dos alunos. Ao invés de ensinar o método de alfabetização convencional: “o boi baba” e “vovó viu a uva”, o método do educador pernambucano, que marcou a história da educação brasileira, trabalha com palavras usadas no dia-a-dia dos alunos. Um pedreiro, por exemplo, vai aprender a ler e escrever com palavras próximas ao seu vocabulário como “tijolo”, “cimento”, pedra e “pá”. A partir disso, o repertório do aluno aumenta gradualmente com aprendizagem de novas palavras. 

sábado, 13 de abril de 2013

Vice-governador visita obras em Queimados

Acompanhado pelo Prefeito Max Lemos, Pezão visitou obras que estão 
sendo realizadas no Município, em parceria com o Governo do Estado

Fotos: Luiz Ambrosio
Prefeito Max e Vice-governador Pezão nas obras do Rio Abel 
O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu neste sábado, 13, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando, Pezão para uma visita às obras financiadas pelo Estado. A caminhada começou às 11h da manhã pela Canalização do Rio Abel, Centro, passando pelas obras da nova sede da prefeitura da cidade, que está sendo construída no bairro Fanchen e pela escola de ensino médio em construção no Bairro Parque Santiago. A agenda terminou com a visita a algumas ruas que estão recebendo o projeto Asfalto na Porta, como a Heloisa e Mustafá Kalaoum. Também estiveram presentes na atividade a vice-prefeita, Márcia Teixeira, o Secretário Estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, além de vereadores e secretários municipais.

Ao ser perguntado sobre o andamento das obras, o vice-governador, Pezão, respondeu que a rapidez  é por conta do prefeito. “Estou encantado, quem dera que toda cidade tivesse um prefeito igual ao Max. Por isso, fiz questão de começar as visitas aos municípios por Queimados”, analisou o vice-governador, ao enumerar que o Estado já investiu mais de R$ 300 milhões na Baixada e tem mais de R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura na Região Metropolitana.O prefeito Max Lemos parabenizou o Estado pelo comprometimento com a cidade, que tem conseguido desenvolver grandes obras, principalmente na área de infraestrutura urbana com mais de 200 ruas pavimentadas, construção de escolas, postos de saúde e o tão esperado hospital. “Essa parceria está sendo muito positiva para Queimados. Estamos tocando várias obras em tempo recorde e com a qualidade que o cidadão precisa e merece,” afirmou Max, anunciando o lançamento do Terminal Ferroviário Logístico no próximo dia 18, ás 10 no salão nobre do Palácio Guanabara, obra também viabilizado pelo Estado.  

Obras a todo vapor

A primeira parada foi nas obras do Rio Abel, principal corpo hídrico do município, que está sendo canalizado numa extensão de 1,5 Km. O local receberá seis pontes que irão melhorar o trânsito da cidade e contará ainda com a criação de áreas de lazer, além de uma ciclovia. O investimento da obra gira em torno de R$ 36 milhões. As famílias que estão morando às margens do rio serão reassentadas sem contrapartida para casas que estão em construção no Bairro Eldorado.

Após a visita ao Rio Abel, Pezão e Max visitaram a Escola Estadual São João, onde está sendo edificada a escola de ensino médio mais moderna da Baixada Fluminense. O local contará com 5 mil m² de área construída e terá 36 salas de aula, além de auditório, com capacidade para 200 pessoas e laboratórios de informática e física. A unidade comportará 1.800 alunos. O investimento da obra gira em torno de R$ 12 milhões e a previsão de entrega é para setembro de 2013.

Obras da Escola Estadual São João no bairro Santiago
Outro local visitado foi o prédio da Prefeitura, projeto realizado pelo Subsecretário de Obras do Estado, Vicente loureiro, que está em execução no Bairro Fanchen. Com uma estrutura de concreto armado, o local terá 6 mil m² de área construída e contará com três pavimentos que serão climatizados. O investimento é de R$ 8,5 milhões e a previsão de entrega é para novembro de 2013, mês que o Município de Queimados completará 23 anos de emancipação. Finalizando os trabalhos, o vice-governador Pezão e o Prefeito Max visitaram as ruas Heloíza e Mustafá Kalaoum, no centro, que foram contempladas pelo programa do estado, asfalto na porta, voltado para recuperação e pavimentação de trechos de ruas e avenidas, que já beneficiou cerca de 10 quilômetros de vias urbanas na cidade.


Emoção na visita

As obras em andamento no Município de Queimados estão transformando a vida dos moradores da Região. É o caso de Maria de Lourdes, 79, que reside próximo ao Rio Abel e está maravilhada com o novo visual de seu Bairro. “É uma satisfação receber o Max e o Pezão aqui na porta da minha casa, para que eu possa agradecê-los pela mudança que eles estão proporcionando na minha vida. Essa obra do Rio Abel está mudando o visual do centro da cidade. Estou muito feliz, porque o local que tinha muito lixo está se tornando em uma grande área de lazer”, comemorou Maria.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Oficina Livre de Teatro gratuita em Queimados atrai alunos de vários lugares da Baixada


Mais de 40 jovens se inscreveram para a oficina de teatro oferecida pela Secretaria de Cultura de Queimados. O curso é gratuito e terá duração de oito meses, com carga horária de duas horas semanais. As aulas que começaram na última quarta (10) irão acontecer todas as quartas-feiras no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, bairro Vila Pacaembu, s/nº. O curso está sendo ministrado pelo ator e produtor Leandro Santanna. Os alunos a partir dos 16 anos vão aprender técnicas teatrais e montagem cênicas. O trabalho de conclusão de curso será uma apresentação nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Além de Queimados, o curso está recebendo alunos de São João de Meriti, Vilar dos Teles e Nova Iguaçu, que desejam aprender técnicas teatrais, tanto para desenvolver a profissão ou simplesmente para melhorar o desempenho em suas profissões atuais como é o caso da tímida estudante de jornalismo Beatriz Cordeiro, 21, Vilar dos Teles. “Eu quero fazer TV, mas sou muito tímida, quero usar as técnicas do teatro para minimizar este problema”, disse Bia. 

Lucas Gomes, 18, está em sua segunda oficina e já foi convidado a participar do Auto da Compadecida, um clássico de Ariano Suassuna, interpretado pelo professor Leandro Santanna e sua Companhia de Teatro Queimados Encena, no próximo dia 18, no Teatro Municipal da cidade. “Sonho em fazer publicidade e propaganda, mas fui mordido pelo “bicho do teatro” e estou cada vez mais entusiasmado com a profissão”, contou o rapaz, que vai interpretar o padeiro Nonato. 

O ator Leandro Santanna que está ministrando as aulas interpretou Herculano, o motorista da Carminha na novela Avenida Brasil da TV Globo, ainda reúne em seu currículo, participações em Linha Direta, Malhação, Força Tarefa, Cama de Gato e Caça Talentos, além de já ter feito cinco filmes, entre os quais está o longa-metragem "Preto no Branco", com roteiro e direção de Ronaldo German. “Estou muito feliz em poder compartilhar minha experiência com os novos talentos e incentivar com o meu trabalho. Espero ser uma nova esperança para os jovens da Baixada”, destacou Leandro que está em cartaz no teatro Fashion Mall em São Conrado, com a Peça Favela. 

Fotos: Dine Estela e Luiz Ambrosio


Pague seu IPTU 2013 com 10% de desconto em cota única


Foto: Dine Estela 

A prefeitura de Queimados começou a entregar esta semana os 55. 861 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2013. O vencimento, em cota única, com desconto de 10%, será em 16 de abril. Com 5%, em 16 de maio. O tributo poderá ser pago até 16 de junho sem juros, no entanto, o contribuinte perde os descontos da conta única. Outra opção será o parcelamento em até três vezes sem juros com o vencimento da primeira parcela em 16/04/2013, a segunda 16/05 e a última 17/06. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica do Estado. 


III Feira Literária de Queimados vendeu mais de 70 mil livros em Queimados


Foto: Dine Estela 
Os leitores de Queimados têm somente até este sábado para comprar livros com até 50% de desconto na III Feira Literária da cidade, que ficará na Praça Nossa Senhora da Conceição até às 17h. O encerramento oficial com a presença do prefeito de Queimados, Max Lemos, acontece às 10h da manhã.

Segundo o presidente da ABL – Associação Brasileira do Livro, Adenilson Cabral, foram vendidos mais de 70 mil livros nas últimas quatro semanas. “Estamos muito felizes com o resultado da feira na cidade. A receptividade foi tão boa, que vamos pedir ao prefeito para entrar no calendário oficial de eventos da cidade e já estamos nos oferecendo para voltar ainda este ano”, destacou o presidente.

O último dia de feira literária reserva algumas novidades como música ao vivo e exposições de artesãos locais. “Para a próxima feira vamos trazer alguns autores da Baixada para uma tarde de autógrafos e lançamento de livros”, adiantou o secretário de cultura de Queimados, Antônio Almeida. 

Mais de 100 famílias recebem novas moradias a custo zero em Queimados


Obras de canalização e urbanização do Rio Abel beneficiam moradores ribeirinhos 
Fotos: Luiz Ambrosio
Moradores ribeirinhos do Rio Abel no Centro;
A troca de moradia pode ser um problema para a maioria das pessoas, mas para cerca de 110 famílias ribeirinhas do Rio Abel em Queimados, será uma solução, tendo em vista, as novas residências com dois quartos, sala, cozinha e área de serviço, que estão sendo construídas no Bairro Eldorado e que serão entregues a custo zero. A Região também está recebendo diversos equipamentos urbanísticos, além de obras de saneamento e pavimentação que inclui a modernização da iluminação pública. 

O secretário de habitação, Cacau Nogueira, explicou que foram registradas até o momento 80 casas de posse e apenas 11 com escritura definitiva, mas que este número pode variar de acordo com as demarcações das novas margens do Rio e o número de famílias dentro da mesma residência. “Encontramos casas com mais de três famílias morando juntas, mas existem residências que não precisarão sair completamente, outras, no entanto, terão de ser totalmente removidas”, explicou Cacau. 

Mesmo amparado pela Lei Federal 4.771/65 do Código Florestal, que proíbe construções às margens dos rios, o prefeito Max Lemos está negociando a melhor maneira de reassentar as pessoas que tem construções irregulares. “Não tenho a intensão de deixar ninguém sem moradia, mas vamos precisar da compreensão dos moradores que terão de ficar no aluguel social até que o condomínio Eldorado II fique pronto. Teremos um novo bairro Eldorado com um Estádio Municipal, creches e um posto de saúde que está em fase de acabamento”, enfatizou Max.

Para a Dona Maria Regina de Oliveira, 61, também será a chance de ter um imóvel em seu nome. “Moro aqui há mais de 40 anos, mas sempre sonhei em ter uma casa própria em meu nome. Estou ansiosa para a mudança”, disse Dona Maria que mora com a filha e mais quatro netos às margens do Rio na altura da Rua José Maria Coelho.

O assessor especial da Secretaria de Habitação, Francisco Virgílio, explicou que as famílias receberão aluguel social até as casas ficarem prontas. “O cadastramento das famílias já foi realizado e visa oferecer dois tipos de negociação; Se a moradia for uma posse de terra, a indenização será um aluguel social e posteriormente uma casa a custo zero. Se for casa escriturada, o que são poucas, a negociação será em nível de mercado”, destacou Virgílio.  

O projeto de revitalização do Rio Abel com mais de R$ 35 milhões de investimento prevê a construção de ciclovias, que já começaram a serem construídas no trecho do Centro de Queimados, pistas para prática de exercícios físicos, aparelhos de ginástica e pontes de acesso interligando diversos bairros.