quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Ronda Municipal de Queimados recupera dois veículos roubados

Policiais encontraram carro abandonado à beira da linha férrea e apreenderam uma motoneta sem documentação

Rafaela Diniz - A semana foi intensa e de muito trabalho para a Ronda Municipal de Queimados. Na última terça-feira (30), policiais do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) recuperaram um veículo roubado durante patrulhamento de rotina na Avenida Guilherme Benjamin Weinschenck, no Centro.No dia anterior, os PMs apreenderam uma motoneta no bairro Belmonte.

Após serem alertados por populares que havia um carro abandonado à beira da linha férrea, os policiais avistaram o veículo gol, de cor branca e constataram o roubo.O automóvel foi encaminhado para o depósito público municipal.

Já a motoneta, foi recuperada após os policiais abordarem um menor que estava em posse do veículo e não apresentou documentação que comprovasse a procedência do veículo. O suspeito foi conduzido à 52ª DP (Central de Flagrantes), onde foi ouvido, acompanhado da mãe.

A Ronda Municipal funciona das 6 h às 22 h, diariamente, incluindo domingos e feriados. Além das ações de segurança, os policiais realizam pontos bases e patrulhamento como praças, logradouros públicos, pontes, viadutos e prédios públicos municipais como escolas, creches e abrigos. 

O programa conta com quatro carros e 16 policiais pagos pela prefeitura. Desde que foi implantado, os índices de roubos e furtos caíram consideravelmente na cidade, de acordo com o último levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). 

Mais rigor na fiscalização contra o transporte clandestino de mototaxistas

Prefeitura é notificada pelo Ministério Público e terá que intensificar operações para coibir transporte alternativo irregular de passageiros na cidade

Imagem: Igor Lima - SEMCOM/ PMQ
Jéssica Moreira - O transporte alternativo sobre duas rodas ganhará fiscalização mais efetiva em Queimados. Cumprindo uma determinação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTTRAN), irá intensificar as operações para coibir o serviço clandestino de mototaxistas nos pontos oficiais, localizados na Avenida Irmãos Guinle e Rua Alves, ambos no Centro e com realização de blitzes nos corredores viários. Atualmente, o município conta com 373 condutores legalizados e aptos para a função. Ainda restam cerca de 80 vagas disponíveis.

O processo de legalização do serviço de mototáxi começou em 2016 e foi dividido em etapas, que incluiu a avaliação de documentos e checagem de registros criminais, curso de capacitação obrigatório oferecido gratuitamente pela prefeitura em parceria com o Detran, emplacamento dos veículos autorizados na categoria aluguel (placa vermelha), confecção do colete padrão, vistoria do veículo, publicação com o nome dos profissionais legalizados no Diário Oficial e, finalmente, a identificação emitida no final do ano passado.

De acordo com o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, antes do serviço de mototáxi ser regularizado na cidade, circulavam cerca de mil motocicletas por dia nas ruas e o transporte irregular movimentava em média R$ 5 milhões por ano, gerando um reflexo negativo, por exemplo, no sistema regular de ônibus. “O transporte irregular causa transtorno nas vias públicas e não gera nada de receita para os cofres públicos. Com muito esforço, ordenamos os mototaxistas, que alegavam não conseguir fazer o curso do DETRAN e nós oferecemos essa capacitação com custo zero”, destacou.

Os interessados em exercer a função de mototaxista na cidade precisam entrar com o pedido formal abrindo um procedimento administrativo no setor de Protocolo Geral da Prefeitura (Rua Hortência, 254), das 9h às 16h, junto com a documentação necessária (identidade, CPF, comprovante de residência, documentação do veículo e carteira nacional de habilitação).

Inscrições abertas para cursos gratuitos

A prefeitura renovou, no início deste ano, a parceria junto ao DETRAN/RJ para a realização de novos cursos gratuitos na cidade.  Estão abertas as inscrições para turmas de capacitação para mototaxistas, condutores de transporte escolar e motofretistas. Além disso, o projeto “Cidadania Sobre Rodas”, que oferece habilitação gratuita para deficientes físicos, terá o primeiro pólo na Baixada Fluminense implantado na cidade em breve.

É necessário que haja o mínimo de 25 alunos inscritos para o início de cada curso e os interessados devem procurar a SEMUTTRAN (Rua Olímpia Silvia, 797, Centro - 2779-9813) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Queimados promove ação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Mesa de debate abordou diversos assuntos como a violência empreendida contra travestis e transexuais e dificuldades desse público no acesso ao mercado de trabalho

Marina Mendes - Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, promoveu na última segunda-feira uma mesa de debate para discutir o tema. O evento, realizado no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, foi mediado pela ativista Layla Monteiro, pelo Presidente da ALED (Associação pela Liberdade de Expressão e Diversidade), Araújo Costa, pela Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Leôncio, e pelo Secretário da pasta, Carlos Albino.

Dentre os assuntos que foram abordados no encontro, estão: a violência empreendida contra travestis e transexuais e a promoção de ações para discutir, dar visibilidade e trabalhar o empoderamento desse público. De acordo com o relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), entre janeiro e dezembro de 2017, foram registrados 179 assassinatos de travestis, mulheres e homens transexuais, o que garante ao Brasil a primeira posição no ranking de país que mais mata a população transexual no mundo.

O Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, professor Carlos Albino agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de discutir e conscientizar sobre a cidadania não só de pessoas trans, mas de toda a comunidade LGBT. “Todo esse movimento é preciso, e mais necessário ainda é o engajamento que isso proporciona, a cada evento realizado”, declarou o gestor.

O encontro foi o primeiro evento institucional em homenagem à cidadania trans, e por isso, considerado um ‘marco histórico’, para o Presidente da ALED, Araújo Costa. “Quem está aqui hoje, está fazendo parte de um momento inesquecível da história do município”, disse.
A data foi criada em 2004, 
quando pessoas trans fizeram história ao adentrarem o Congresso Nacional para reivindicarem seus direitos. No entanto, 14 anos depois, a realidade da comunidade transexual ainda está longe de ser aquela imaginada pelos militantes. Layla Monteiro, que é travesti e ativista do movimento, explica a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e ter acesso a serviços de saúde. “Todas essas pessoas estão se prostituindo, muitas vezes com problemas psicológicos, para poder ter o que comer”, concluiu.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Treinamento funcional cai no gosto dos idosos de Queimados

Modalidade passa a ser oferecida gratuitamente no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Terão novas turmas também de Zumba e Step
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Quando o assunto é exercício físico, os idosos de Queimados mostram na prática que não há idade para buscar a melhora na performance e superar limites. Prova disso é que a sensação do momento no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) - espaço mantido pela prefeitura - são os treinamentos funcionais de alto rendimento, focados nos movimentos fundamentais do corpo, como agachar, levantar e girar. Nesta terça-feira (30), a atividade aconteceu na quadra da Vila Olímpica Barnabé dos Santos e não faltou disposição.
Foto: Thiago Loureiro
Ao invés dos tradicionais aparelhos, barras, halteres e anilhas vistos nas academias, o que se viu foram bambolês, cordas e cones espalhados pelo local, o suficiente para não deixar ninguém parado e, claro, sobrar energia. Como principal benefício, está melhora na resistência cardiovascular e muscular, assim como na flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
Os treinos funcionais são algumas das novas atividades que serão oferecidas neste ano no CELTI. Também serão abertas turmas para aulas de Zumba, oficinas de brinquedos e Step, que chegam para completar a grade de atividades do espaço, que já conta com aulas de hidroginástica com piscina aquecida, musculação, pilates e dança de salão, entre outras.
Foto: Thiago Loureiro
De acordo com o Secretário Municipal de Terceira Idade, professor Carlos Albino, além da inclusão de novas atividades no CELTI, a prefeitura estuda abrir mais um pólo de atividade física na cidade, no bairro Jardim da Fonte – já tem no Centro, Campo da Banha, Fanchem e Dona Branca –. “O treino funcional virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. Queremos sempre ampliar as atividades para os nossos idosos, por isso, sempre temos novidades”, destacou.
Já a Professora de Educação Física, Isabelle Ferrão, afirma que treino funcional possibilita ao praticante ganhar mais força, equilíbrio, flexibilidade, potência, condicionamento, resistência e agilidade. “É bom para os idosos resgatarem os movimentos da infância. Uma criança corre, agacha, pula, empurra, salta e tudo isso faz parte dessa atividade”, explicou.
Foto: Thiago Loureiro
Cuidado especial com a saúde
Morador do Centro, Sidney Ferreira, de 64 anos, é autônomo e pratica atividades físicas há 14 anos. “Chegou um momento da minha vida que eu estava muito ruim de saúde por causa do cigarro e da bebida, por isso comecei a me exercitar e hoje eu não consigo mais parar”, disse ele que faz musculação, corrida, hidroginástica e outros exercícios todos os dias da semana.
Já a dona de casa, Edna Eugênia, de 55 anos, ficou encantada com a sua primeira aula de funcional “Fiquei feliz em saber que essa atividade vai fazer parte do nosso calendário, com certeza irei fazer mais vezes”, declarou a moradora do bairro Nova Cidade, que pratica musculação no CELTI há um ano.
Foto: Thiago Loureiro
Os interessados em participar da atividade, basta ir até o CELTI (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. Outras informações pelo telefone: (21) 2665-6526.

Queimados registra migração em massa de alunos da rede privada para o ensino público


De acordo com Secretaria de Educação, 45% das vagas das 31 escolas e três creches da cidade serão ocupadas por estudantes oriundos de instituições particulares 

Leandro Machado - Desde bem pequenos, os irmãos Guilherme  (9) e Júlia (7) estudaram em uma das escola particulares mais tradicionais no município de Queimados, na Baixada Fluminense. Mas, por causa da grave crise financeira que assola todo o país, a avó e responsável pelas crianças, Idanilce Aparecida Torres (53) teve que mudar os planos e matriculou, no início deste ano, os netos na Escola Municipal Professor Alberto Pirro, no bairro Granja Alzira. A partir do próximo dia 5 de fevereiro, quando inicia o ano letivo na cidade, os pequenos começam uma nova fase em suas vidas.

Com a grana mais curta e o orçamento apertado, dona Idanilce vai confiar a educação dos netos às mãos do ensino público. Mas o caso desta família não é isolado. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 45% das novas vagas oferecidas pela rede pública municipal de ensino para 2018 foram preenchidas por alunos que migraram da rede particular. Ou seja, cerca de 700 novos alunos, do quarto ao sexto ano, chegam da rede privada de ensino.

Essa nova realidade pode ser vista na declaração de dona Idanilce. Ela conta que o orçamento apertou e foi preciso dar um voto de confiança ao ensino público: “Eu pagava a escola deles, mas estou com minha mãe doente em casa e um filho desempregado. Começou a não fechar a conta, porque eram mais de R$600 por mês, entre mensalidade e material escolar. Por isso, aproveitei a localidade dessa escola próxima da nossa casa e transferi meus netos para a rede pública”, contou a agente de saúde que mora no bairro Eldorado. 

Este ano as salas de aula  das escolas municipais cheias de novos alunos mostram um outro cenário. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, o encerramento de atividades de algumas turmas de colégios estaduais também incharam as unidades do município: "A luta pelo fortalecimento da educação é diária: “Além da grande procura dos alunos da rede privada, o fechamento de diversas turmas do segundo segmento pelo governo do estado também contribuiu para esse aumento na procura de vagas na rede municipal. Nós estamos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade”, ressaltou

Rede ampliada

Para comportar tanta procura, a Secretaria Municipal de Educação teve que ampliar a rede. Além da municipalização da Escola José de Anchieta, no bairro Granja Alzira, que gerou cerca de 700 novas vagas, atualmente passam por obras de reforma e ampliação  diversas unidades no município, como as escolas São José (Parque Ipanema), Oscar Weinshenk (Fanchen), Monteiro Lobato (São Francisco), Cledon Cavalcante (São Bartolomeu), José Anastácio Rodrigues (Fazendinha), Primeira Igreja Batista (Centro) e Maria Corágio Pereira Xanxão (Jardim da Fonte).

Para 2018, o município aumentou em cerca de 10% o número de vagas na educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). No total, serão cerca de 15 mil alunos nas salas de aula, divididos entre as 31 escolas municipais e três creches.

O fortalecimento do sistema pedagógico também é um fator predominante para reestruturação do ensino municipal. Durante o ano de 2017, o plano municipal de educação foi consolidado e vários simulados foram realizados visando à Prova Brasil.

Guarda Ambiental de Queimados completa seis anos de existência com crescente de atendimentos

Órgão municipal combateu 21 incêndios e atendeu 64 ocorrências no último ano 

Marina Mendes - Prestes a completar seis anos de proteção ao patrimônio público e assistência ecológica ao município, a Guarda Ambiental de Queimados mostra um crescimento em seus números de atendimento. Criada por meio da Lei Complementar nº1093/12, o órgão é vinculado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e combateu 21 incêndios naturais no último ano, além de atender 64 ocorrências (das quais 84% ligadas à captura de animais domésticos e silvestres).

Atualmente, Queimados conta com sete guardas ambientais em pontos estratégicos dentro das nove unidades de conservação, que são: APA Luiz Gonzaga de Macedo (Fanchem), APA Municipal do Carmo, APA Jacatirão, Parque Natural Municipal (Morro da Baleia), APA Guandu (Distrito Industrial) e Parque Natural Onça Feliz (Morro da Torre). Graças aos monitoramentos diários nessas unidades, várias espécies de animais já foram catalogadas, como bicho-preguiça, carcarás, gaviões, corujas, etc.

Além desses serviços, o órgão também atua na fiscalização de cortes ilegais de árvores e em situações que podem ser classificadas como diversas e incomuns, tais como despejo irregular de resíduos, uso de pesticidas ou produtos químicos no solo, uso irregular de recursos hídricos e queima de resíduos em área particular. 

De acordo com o Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, o papel da guarda é fundamental, visto que além do serviço prestado à população, os profissionais preconizam a proteção da fauna e flora da cidade. “Aos poucos a guarda vai conseguindo delimitar e proteger melhor nossas áreas de conservação. Com esse trabalho aliado à conscientização, vamos em breve ter uma Queimados mais sustentável e preocupada em preservar a natureza”, afirmou.


Alex Groetars, Diretor Executivo da Guarda, explica que a existência da guarda é um modo de controlar ações ambientais dentro de um município. “A partir do momento que o órgão foi instaurado, a gente começou a realizar registro fotográfico, relatórios e mapeamento de nascentes de rios, tendo como foco a recuperação e proteção do ambiente. Além, claro, do combate ao tráfico de animais silvestres”, declarou.




O profissional ressalta ainda que é importante que a população denuncie atividades que caracterizem crimes ambientais, sejam capturas de animais silvestres, incêndios provocados por balões ou qualquer outro tipo de ação que prejudique a natureza. Essas denúncias podem ser feitas através do telefone: 3698-7740 ou pelo email: guardaambiental.queimados.rj@gmail.com.


segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Prefeitura de Queimados antecipa salário dos servidores para esta terça (30)

Compromisso de quitar os vencimentos do funcionalismo público antes do fim do mês já virou tradição na cidade 

Rafaela Diniz - Para cumprir a tradição de pagar o salário do funcionalismo público de forma adiantada, a Prefeitura de Queimados deposita nesta terça-feira (30) os vencimentos de cerca de 3.000 servidores, entre estatutários e comissionados.

Segundo o Prefeito Carlos Vilela, manter em dia a folha mensal do município é uma das principais metas do governo. “Entendemos que o pagamento da folha é fundamental para estimular o comércio local e proteger a economia, além de mostrar ao servidor que respeitamos nosso dever de manter os salários em dia”, explicou o gestor.

 Para a servidora Érika Neves, de 32 anos, que é Agente Administrativa concursada na Prefeitura, o compromisso da gestão é uma atitude positiva.

“Estamos vivendo tempos difíceis. Todos os dias o noticiário mostra servidores de outros municípios sem receber. Aqui, além de não ter salários atrasados, recebemos antes da data estabelecida na lei. Isso é maravilhoso”, comemorou.


Queimados divulga balanço do dia D de vacinação contra a Febre Amarela

Quase 5 mil moradores foram imunizados no último sábado na cidade. Campanha continua até 9 de fevereiro em todas as unidades de saúde do município
  
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), divulgou nesta segunda-feira (29) o balanço do dia D de vacinação contra a febre amarela, que ocorreu no último sábado em 21 polos de atendimento espalhados pela cidade e mobilizou 4.168 moradores. A vacinação continua até o próximo dia 9 de fevereiro em todas as unidades de saúde do município.

Só em 2018, a SEMUS imunizou 25.657 pessoas. Juntando com a quantidade de moradores imunizados também em 2017, o número sobe para 42 mil. “Realizar uma campanha como essa, no dia de sábado, quando a maioria dos cidadãos está de folga é muito importante, pois os incentiva a se prevenir contra a doença”, explicou o Prefeito Carlos Vilela, que acompanhou a vacinação nos polos de atendimento acompanhado da primeira dama, Lucia Vilela, e do vice Machado Laz.

Quem aproveitou a oportunidade para se vacinar foi Ricardo de Almeida (48). “Fiquei a semana inteira na expectativa, porque em ações em dia de sábado costuma ser mais vazio. Minha família veio antes tomar a dose, achamos importante tomar a vacina para nos prevenirmos contra essa doença, que está sendo tão falada”, explicou o morador do bairro Fanchem.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ressalta que quem não conseguiu se vacinar no último sábado, deve procurar a unidade de saúde mais próxima antes do dia 9 portando identidade e carteira de vacinação.

“A campanha de vacinação contra a febre amarela continua com dose fracionada, em 20 de nossas unidades, das 8h às 17h e é de suma importância se proteger da doença”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a orientação do Ministério de Saúde, a dose fracionada só pode ser aplicada em pessoas com idade entre 2 e 59 anos, mulheres que estão amamentando crianças maiores de seis meses e idosos com mais de 60 anos (com autorização do médico).

Já as crianças de 9 meses a menores de 2 anos devem tomar a dose padrão, assim como gestantes moradores de áreas de maior proliferação do mosquito, viajantes internacionais e pessoas com condições clínicas especiais após a autorização do médico.



Sine nas Comunidades registra quase mil atendimentos em sua segunda edição


Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Queimados leva vários serviços gratuitos ligados a trabalho e emprego às regiões diferentes da cidade

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- A manhã do último sábado (27) foi movimentada para quem estava à procura de um emprego ou a fim de resolver alguma questão trabalhista. O projeto “Sine nas Comunidades”, desenvolvido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, registrou 933 atendimentos em sua segunda edição, realizada na Escola Municipal Scintilla Exel, no bairro Belmonte.
             
Vários serviços gratuitos foram oferecidos à população, entre eles: cadastros de emprego, seguro desemprego, jovem aprendiz, isenção para 2ª via de documentos, exames oftalmológicos e aferição de glicose e pressão arterial. A próxima edição será no dia 17 de fevereiro, no bairro Nossa Senhora da Conceição, das 09h às 14h.

Foto: Thiago Loureiro
O prefeito Carlos Vilela, acompanhado da primeira dama Lúcia vilela e do vice Machado Laz, fez questão de verificar de perto o trabalho desenvolvido. “É muito importante levarmos serviços como esses até a população, principalmente em um dia de sábado, pois a maioria não tem tempo durante a semana para ir até o Sine que foi reativado em nossa gestão. Só no ano passado, encaminhamos 800 pessoas para vagas de emprego e emitimos 2,6 mil carteiras de trabalho”, disse o prefeito.
O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Jackson Pinto, explica o objetivo principal da ação. “Queremos levar os atendimentos oferecidos pela Secretaria e pelo Sine às diferentes regiões da cidade. Estamos percorrendo, principalmente, na periferia da cidade, onde as pessoas mais precisam”, disse.
Foto: Thiago Loureiro
Somando nas duas edições, realizadas nos bairros Santa Rosa e Belmonte, respectivamente, o Projeto Sine nas Comunidades já atendeu a 1,3 mil moradores. Nem todos, especificamente foram atrás de trabalho. Seu José de Castro, de 77 anos, por exemplo, já é aposentado e aproveitou a ação para trocar o óculos e fazer um novo exame de vista. “Esses serviços são ótimos para todos nós. Fiquei sabendo através da minha neta que iria ter esse projeto aqui e não quis perder tempo”, concluiu.

Queimados cria primeira subsecretaria para o tratamento de doenças genéticas raras do Brasil

Médico renomado no país e no exterior será o responsável por comandar o órgão. Primeira missão será implantar laboratório para o tratamento doenças de origem autoimune

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A prefeitura de Queimados criou, no início deste ano, a primeira subsecretaria para o tratamento de Doenças Raras do Brasil. O titular da subpasta ligada à Secretaria Municipal de Saúde é o médico, Dr. João Gabriel de Lima Daher, pesquisador renomado no Brasil e também no exterior. O novo órgão funciona dentro do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) e terá como primeira missão implantar um ambulatório específico para o tratamento doenças de origem autoimune. 
Há dois anos, a Prefeitura de Queimados oferece atendimento gratuito nesse segmento a 213 famílias espalhadas por toda a Baixada Fluminense. O município também foi o pioneiro na implantação de uma sala de Infusão para doenças genéticas raras, onde atende o pequeno Maxuel do Nascimento, de apenas cinco anos, que faz o procedimento de reposição da enzima idursulfsase beta, peça-chave no tratamento da Mucopolissacaridose- MPSII, também conhecida como Síndrome de Hunter.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, foi necessário criar uma subsecretaria para suprir a demanda da população. “Temos muitas crianças com doenças raras no município que eram acompanhadas em outras cidades e queremos trazer para fazer o tratamento aqui, com um serviço de qualidade e humanizado mais próximo de casa. A ausência de iniciativas semelhantes na região também trouxe a necessidade da estruturação para a ampliação dos serviços”, ressaltou.
Foto: Thiago Loureiro
Já para o médico, Dr. João Gabriel Daher, a criação da subsecretaria vai melhorar a flexibilidade do atendimento e outros procedimentos técnicos e de incentivos ao tratamento. Ele fez um diagnóstico da demanda que engloba o Estado do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense e, segundo esse estudo, existem 8 mil tipos de doenças raras e a maioria de origem Genética onde o estado e região concentram, juntos, cerca de 6 a 8% desse número.  “Iremos ampliar os nossos atendimentos, através da abertura de novos ambulatórios para o tratamento de outras doenças raras e autoimunes”, afirma.
Pacientes apresentam melhora
Foto: Thiago Loureiro
A tia do pequeno Maxuel, Maria Cristina do Nascimento, de 56 anos, moradora do bairro Vilar Grande, afirmou que o sobrinho já obteve melhoras significativas em seu quadro de saúde após iniciar o tratamento com o médico João Gabriel. “Ele já consegue se alimentar sozinho, respira com mais facilidade, brinca, não tem mais medo de realizar as atividades cotidianas, vai ao pula-pula, sobre escadas sem problemas nenhum”, comemora.

O CETHID fica localizado à Rua Onze, s/n – Vila Pacaembu. Para receber atendimento no local, é necessário procurar o setor de regulação da saúde, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com o encaminhamento médico.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Queimados municipaliza escola José de Anchieta e cria 700 novas vagas na rede

Unidade passará por pequena reforma antes do início do ano letivo em 5 de fevereiro. Matrículas estão abertas e podem ser feitas na secretaria da instituição

Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu no início deste ano o processo de municipalização da Escola José de Anchieta, no bairro Granja Alzira. A nova unidade vai gerar mais 700 vagas na rede, sendo do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental e vai atender também aos moradores dos bairros Eldorado e Jardim da Fonte. Uma outra novidade é que o local pode ganhar, em breve, um espaço destinado para a Educação Infantil. As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, na secretaria da escola (Rua Aveiro S/N, Granja Alzira).

A Escola Municipal José de Anchieta foi inaugurada em 1993 pelo governo do estado e, atualmente conta com sete salas de aula com ar refrigerado, refeitório, auditório, sala de leitura, quadra poliesportiva, entre outras dependências. O município será o responsável por arcar com os custos de 26 professores, além de vigias, merendeiras e auxiliar de serviços gerais, que irão totalizar cerca de R$ 700 mil por ano. Já o estado, além de ceder o imóvel e mobiliário, arcará  também com as despesas de água e energia.

Nesta semana, o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, visitou a unidade e ressaltou a importância da municipalização da escola: “A região ganhou muitos moradores recentemente e com esta variável demográfica nós detectamos a necessidade de ampliar as ofertas de vagas. Estamos realizando uma pequena reforma no local para que no início do ano letivo (5 de fevereiro), os alunos possam ter um local digno para estudarem”, destacou.

Além das vagas abertas do quarto ao nono ano, a Secretaria Municipal de Educação visa a criação de cerca de 150 vagas para a Educação Infantil: “Nós assumimos a unidade agora e estamos estudando a parceria com o Governo Federal para oferecer mais uma oportunidade às crianças da localidade. Nós temos três creches municipais e duas conveniadas. Tenho certeza que será um grande ganho para a população”, disse.

Unidades reformadas e ampliadas

Cerca de 15 mil alunos  já foram matriculados na rede municipal de ensino em 2018, um aumento de quase 10% em relação ao número de vagas no ano passado. A ampliação de vagas foi possível graças à reforma e ampliação de diversas unidades de ensino.  Atualmente passam por melhorias as escolas São José (Parque Ipanema), Oscar Weinshenk (Fanchem), Monteiro Lobato (São Francisco), Cledon Cavalcante (São Bartolomeu), José Anastácio Rodrigues (Fazendinha), I Igreja Batista (Centro) e Maria Corágio Pereira Xanxão (Jardim da Fonte).

Sine nas Comunidades chega ao bairro Belmonte neste sábado


Depois do sucesso da primeira edição, o projeto ‘Sine nas Comunidades’ está de volta no próximo sábado (27), desta vez no bairro Belmonte. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, promoverá atendimentos gratuitos para cadastros de emprego, seguro desemprego, jovem aprendiz e isenção para 2ª via de documentos. Além disso, o projeto oferecerá exames oftalmológicos gratuitos e aferição de glicose e pressão arterial.

De acordo com o secretário da Pasta e coordenador do projeto, Jackson Pinto, o objetivo é levar os atendimentos oferecidos pela secretaria às diferentes regiões da cidade. “Realizamos mais de 400 atendimentos em nossa primeira ação, no Bairro Santa Rosa, agora esperamos dobrar esse número. A iniciativa é muito importante para levarmos facilidades às pessoas que, até por falta de condições financeiras, não conseguem ir até a nossa sede”, ressaltou.

O evento acontecerá das 9h às 14h, na Escola Municipal Professora Scintilla Exel (Travessa Campo Alegre, s/nº - Belmonte). Para ser atendido pelo projeto, é necessário que o morador apresente os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Queimados inicia fracionamento da vacina contra a febre amarela. “Dia D” acontece neste sábado

Campanha mobiliza 20 unidades de saúde e já vacinou quase 40 mil pessoas 

UBS Júlio Barros- Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A campanha de doses fracionadas da vacina contra a febre amarela já começou em Queimados. Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao procedimento preconizado pelo Ministério da Saúde. O fracionamento acontece até o dia 9 de março em 20 unidades de saúde que farão atendimento à população das 8h às 17h. Para reforçar a proteção da população, no próximo sábado (27) será realizado o “Dia D” com a implantação de mais dois polos de atendimento, no mesmo horário. O município já vacinou cerca de 40 mil moradores. 

Foto: Thiago Loureiro
“Para suprir a necessidade da população, no dia D, teremos dois pontos extras de atendimento: um na Secretaria Municipal de Educação e outro na de Cultura e Turismo. Achamos importante incluir bairros de grande movimento como o Centro e o São Roque na ação”, explicou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes. 

De acordo com a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, a população não precisa se preocupar, pois a diferença da dose padrão para a fracionada trata apenas do tempo de imunização oferecido. “O munícipe que toma a dose inteira (0,5ml) está imune para o resto da vida, já os que tomam 0,1ml estarão imunizados por oito anos", explicou. 

Foto: Thiago Loureiro
Morador do Belmonte, Edmar Farias, de 53 anos, já está protegido contra a febre amarela. “Temos que nos prevenir dessa doença séria. Por isso, aproveitei a vinda ao novo Centro de Especialidades Médicas para tomar a vacina e trouxe toda minha família comigo”, declarou. 

Já o jovem Simão da Conceição, de 23 anos, se vacinou na Clínica da Família Robson Romero de Oliveira, no São Jorge. “Demorei a vir tomar a vacina por conta do resfriado que peguei na semana passada. Como agora já estou melhor, vim me vacinar contra a febre amarela, que tem assustado tanta gente”, concluiu o morador do bairro São Francisco. 

De acordo com a orientação do Ministério de Saúde, a dose fracionada só pode ser aplicada em pessoas com idade entre 2 e 59 anos, mulheres que estão amamentando crianças maiores de seis meses e idosos com mais de 60 anos (com autorização do médico). 

Foto: Thiago Loureiro
Já as crianças de 9 meses a menores de 2 anos devem tomar a dose padrão, assim como gestantes moradoras de áreas de maior proliferação do mosquito (Luís de Camões, Tricampeão e Paraíso no caso de Queimados), viajantes internacionais e pessoas com condições clínicas especiais após a autorização do médico. 

Para se vacinar, basta procurar o posto de saúde mais próximo de casa, com identidade e carteira de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira a lista dos polos de atendimento no sábado

CF Pastor Júlio Alves Sena
Rua Mário Pati Junior, s/n, Fanchem (21 2663-0811)

ESF Belmonte
Rua Oduvaldo Machado, n° 21, Belmonte

CF Regina de Brito
Rua Fabrício, s/n, Conceição, Jardim Queimados

CF José Elias Peixoto
Rua Ana Nóbrega, s/n, lote 12- Inconfidência

CF Pastor Rosalvo Dantas
Rua Juno, s/n, Valdariosa. (21 3698-5056)

ESF Vila Americana
Av. Antônio Luziario, n°1689- Vila Americana.  (21 3699-3303)

UBS Júlio Barros
Estrada da Caixa D’água, s/n, Paraíso (21 3889-8430)

ESF do Eldorado
Estrada das Piabas, s/n, Eldorado (21 3698-8717)

CF Maria de Lurdes Campelo
Estrada das Piabas, 111, Jardim Santa Rosa (21 2663-3755)

UBS Fazendinha
Rua da Conquista, s/n, Distrito Industrial (21 2670-8783)

CF Esmelinda Pinto de Souza
Avenida Berna, lote 03 quadra 02, Vila Central (21 3691-2734)

CF Irlan de Souza Macedo
Rua Deodoro de Almeida, s/n, Parque Santiago

UBS Belmira Vargas
Rua da Batalha, n° 31 – Bairro Roncador

CF Maria Agrael de Oliveira
Rua Dona Narcisa Pereira, s/n, Luiz de Camões (3698-2642)

ESF Jardim da Fonte
Estrada das Piadas, s/n, Eldorado (3698-8717)

CF Robson Romero de Oliveira
Estrada Padre José de Anchieta, n° 315, São Francisco (3698-4642)

Centro de Especialidades Médicas de Queimados (CEMEQ)
Avenida Camilo Cristófano, n° 100 - Fanchem

ESF Santo Expedito
Rua São Roque, nº 2, esquina c/ Est. Olegário Dias – Santo Expedito

Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes  - CETHID
Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu

Secretaria De Educação
Rua Hortência nº06 - Centro

Secretaria De Cultura e Turismo
Rua Macaé, Nº 430 - São Roque