segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Instituto de Segurança Pública do Rio aponta redução de roubos e furtos em Queimados após implantação da Ronda Municipal


Policiais militares realizam patrulhamento diário em vários locais da cidade aumentando a sensação de segurança e inibindo a ação de criminosos 



Leandro Machado - Prestes a completar dois meses de criação, o programa Ronda Municipal, implementado pela Prefeitura de Queimados com o objetivo de oferecer medidas de segurança preventivas e diminuir os índices de criminalidade na cidade, já colhe seus primeiros resultados positivos. Na última quinta-feira (18), o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP/RJ) divulgou os números de incidências criminais referentes a dezembro de 2017 e o município viu cair os casos de estupro, roubos e furtos, em comparação ao mesmo período de 2016, mostrando que a presença de mais policiais militares nas ruas tem inibido a ação de bandidos.

A divulgação dos dados do ISP apontou os números do primeiro mês de atuação da Ronda Municipal. A maior queda em Queimados foi em relação aos casos de roubos de cargas (-72,7%). Em dezembro de 2016, a cidade registrou três ocorrências. No mesmo período de 2017, este crime caiu para apenas um caso. O número de estupros teve queda de 50% na cidade, diminuindo de seis para três casos.

Outra boa estatística apresentada foi na queda do total de dois crimes que assolam a população. Em dezembro de 2017, primeiro mês de atuação da Ronda Municipal, o número total de roubos na cidade caiu 4,1% e o de furtos teve queda de 13,4%.  O município de Queimados alcançou resultado satisfatório ainda no índice de roubos a transeuntes (-28,7%), a coletivos (-23,5%) e a caixa eletrônico (-100%).

O prefeito Carlos Vilela falou sobre a queda dos números e ressaltou a parceria entre polícia militar e o governo municipal: “Este foi só o primeiro mês e a tendência é que estes índices caiam ainda mais. Ainda estamos em fase de adaptação. Ter um reforço policial na rua inibe bastante a ação de criminosos, afinal, eles sabem que podem encontrar policiais em qualquer esquina, sem contar que liberamos a polícia militar para fazer incursões nas comunidades.  Estamos fazendo a nossa parte que é atuar como força auxiliar em medidas preventivas”, destacou.

A Ronda

O Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Major Elias José, falou sobre as ações diárias realizadas na cidade: “Esta queda nos crimes de rua era esperada. Os policiais da Ronda Municipal trabalham na prevenção. Nós não autuamos ninguém por irregularidades na documentação, verificamos se há drogas, armas e veículos roubados. Nossas operações são voltadas para segurança pública. Fico muito feliz com a queda em diversos crimes apenas no primeiro mês de trabalho”, ressaltou.

A Ronda Municipal conta com quatro viaturas, financiadas pela prefeitura, devidamente caracterizadas. Atuam pelo programa, os policiais vinculados ao Programa Estadual de Interação na Segurança (PROEIS), das 6h às 22h, diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, no Centro e em bairros de maiores incidências criminais. Os PMs realizam pontos bases e patrulhamento em praças, logradouros públicos, pontes, viadutos e prédios públicos municipais como escolas, creches e abrigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.