segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Processo seletivo para Jovem-Aprendiz tem alta procura em Queimados


Cerca de 900 moradores compareceram ao SINE para concorrer às 200 vagas oferecidas. Currículos serão encaminhados na próxima quinta e passarão por triagem


Marina Mendes - A busca pelo primeiro emprego não tem sido tarefa fácil para os jovens. Com o intuito de ampliar as oportunidades para moradores com idade entre 16 e 22 anos, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SEMUTER) realizou, na última sexta-feira (19), uma pré-seleção para o preenchimento de 200 vagas do Programa Jovem Aprendiz. O processo aconteceu na sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e contou com cerca de 900 interessados.

Ao todo, são 150 vagas para uma empresa de ônibus, nas funções de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Atendentes e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e outras 50 vagas para operador de telemarketing numa empresa do ramo de cartões de crédito. Os currículos dos jovens serão encaminhados na próxima quinta-feira (25) e passarão por uma triagem. As empresas irão selecionar os candidatos que se encaixam no perfil do empregador e, após, os candidatos receberão uma carta com dia e horário para a entrevista. Os que não forem selecionados continuam concorrendo a outras oportunidades.

O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Jackson Pinto, agradeceu a presença dos jovens e revelou surpresa pela grande movimentação de pessoas no local desde as primeiras horas da manhã. “Nós sabemos como está difícil para se sobressair no mercado de trabalho hoje em dia, mas é muito gratificante ver tantos jovens presentes e confiantes, mesmo com todas as adversidades no cotidiano”, declarou o secretário.

Vale ressaltar que as regras impostas pelo programa visam coibir a exploração do trabalho infantil. “Dessa forma, é possível que o jovem desenvolva habilidades profissionais e continue seu percurso, ampliando suas perspectivas. Vamos encaminhar os currículos de acordo com a ordem de chegada e a empresa fará uma filtragem para conferir, por exemplo, a documentação de cada candidato. Os que não passarem serão substituídos”, explica a coordenadora do SINE, Marisa Mateus.

Jovens já fazem planos para o futuro

Lesliane Fernandes, de 17 anos, concluiu o ensino médio em 2017 e já está atrás de uma experiência profissional. Dona de um certificado de técnica em Segurança do Trabalho, a jovem chegou a pré-seleção antes das 5h da manhã. “Cheguei às 4h40, porque não queria perder essa chance. Caso eu consiga, vai ser ótimo, já que vou estar ativa, mesmo sem estar na universidade”, declarou.

Já os amigos Josué da Silva, de 18 anos, e Ketelyn da Penha, de 17, estudam no CIEP São Cristóvão e foram juntos até o local. No 
2º ano do ensino médio, os dois estudantes afirmam já estar preocupados com o futuro por conta da atual conjuntura do país.  “A minha meta, na verdade, é ir para o Exército, mas mesmo assim o programa Jovem Aprendiz me chamou muita atenção”, declarou Josué.

O contrato de Jovem-Aprendiz deve ser pactuado de forma expressa, com registro na Carteira Profissional, por prazo determinado de no máximo dois anos. Para mais informações, basta comparecer ao SINE, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eloi Teixeira, s/nº, ou pelo telefone 21 2665-8937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.