Órgão realizou retirada de árvores derrubadas na última semana e mantém plantão 24h para casos de catástrofe
Rafaela Diniz - Numa semana de fortes chuvas em todo o Estado do Rio, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, executou a retirada de árvores caídas em vias públicas. Durante toda a manhã desta terça-feira(9), os agentes da secretaria estiveram nas ruas Nena, Hernanes e Luiz de Camões, realizando a limpeza das vias após receberem solicitações dos moradores.
Só nos primeiros dias do ano, foram registrados ventos de 15 km/h e um volume acumulado de 65 milímetros de chuva, dados que fizeram com que a gestão intensificasse as medidas de prevenção de catástrofes.
“Realizamos um mapeamento básico das áreas suscetíveis a inundações e alagamentos nos diversos bairros do município. Com esses dados em mãos, estamos realizando visitas técnicas e vistorias nos lugares onde há maior risco de desmoronamento”, explicou o Secretário de Defesa Civil, Davi Brasil.
Além desse tipo de ação preventiva, a Defesa Civil oferece cursos básicos de Proteção Comunitária e palestras para sociedade civil, estudantes e professores da rede pública de ensino. Nas aulas, os alunos aprendem, de forma prática e teórica, a reduzir o risco de desastres.
A previsão para 2018 é levar a iniciativa a toda a rede pública municipal de ensino e alcançar cerca de 15 mil alunos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A ideia é preparar crianças e adolescentes para evitar tragédias e acidentes domésticos. As crianças são grandes propagadores do que aprendem, por isso, são nosso público-alvo”, concluiu o Subsecretário da Pasta André Faria.
A Defesa Civil conta com um plantão 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, através dos telefones (21) 2666-7615 / 3698-7966 / 2665-7749. Além dessa plataforma, os moradores podem solicitar os serviços do órgão comparecendo à sede da Pasta, que está funcionando há três meses em novo endereço (Rua Manuel Muguet, s/nº, Centro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.