terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Queimados terá dia D de vacinação contra a Febre Amarela

Prefeitura abriu novo pólo de imunização, reforçou atendimento nas unidades e iniciou a circulação de carro fumacê. Doses fracionadas começam a ser aplicadas na quinta 

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima quinta-feira (25), a campanha de vacinação em doses fracionadas contra febre amarela. No sábado, será realizado o dia D com grande mobilização em 20 unidades de saúde espalhadas pelos quatro cantos do município, das 8h às 17h. Ao todo, o estoque conta com 36 mil doses e outras 30 mil devem chegar até o fim desta semana. Além disso, o governo criou um novo pólo de imunização, capacitou 40 estagiários de enfermagem para reforçarem o atendimento nos postos e iniciou a circulação de carro fumacê na cidade. 

Foto: Thiago Loureiro
O novo pólo de atendimento fica localizado no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Rua Onze, s/n, Pacaembu) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. Nas demais unidades, o atendimento acontece também durante toda a semana, só que das 8h às 15h. Já o carro fumacê começou a rodar nos bairros Três Fontes, Camões e Paraíso (regiões que apresentaram maior infestação de mosquitos segundo o LIRAa). As medidas preventivas não param por aí. Nesta terça-feira (23), técnicos do setor de Vigilância da prefeitura ministraram uma palestra sobre o combate ao vírus da Febre Amarela para os moradores do bairro Roncador. 

Só na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou quase 20 mil pessoas, totalizando 37.397 moradores imunizados. A meta é atingir o número de 126 mil cidadãos. “Estamos realizando a aplicação da vacina em livre demanda para suprir a necessidade da população. Em apenas uma semana, vacinamos mais que em todo o ano passado. Vale ressaltar que não é necessário ter pânico, pois não há registros de circulação do vírus em nossa cidade”, alertou a Secretária da pasta, Drª Lívia Guedes.

Já a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, explica a diferença entre a vacina plena e a fracionada. “O munícipe que toma a dose inteira 0,5ml está imune para o resto da vida, já os que tomam 0,1ml estarão imunizados por oito anos”, explicou.

Movimento diminui nos postos

Foto: Thiago Loureiro
A procura pela vacina contra a Febre Amarela continua em alta na cidade, mas o movimento, comparado a semana anterior, caiu consideravelmente. Prova disso é que o morador do bairro São Jorge, Edvaldo Menezes, de 53 anos, conseguiu se imunizar em apenas 10 minutos, na Clínica da Família Robson Romero de Oliveira, localizada perto de onde mora. “Vim socorrer um amigo que estava passando mal e como não estava muito cheio, aproveitei para me vacinar. Temos que nos prevenir das doenças”, ressalta. 

Foto: Thiago Loureiro
Quem também aproveitou a queda de movimento nas unidades de saúde para se vacinar foi o jovem Rodrigo Santos, de 24 anos, morador do bairro Paraíso, que se vacinou no Posto Julio Barros. “Vou viajar na próxima quarta-feira para Portugal, por isso, vim o mais rápido possível para me imunizar. Tentei na última sexta-feira, mas de tão cheio que estava não consegui”, disse. 

Para se vacinar, é necessário procurar um posto de saúde mais próximo de casa, com identidade e carteira de vacinação. Confira a relação das unidades:

1- Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena
Rua Mário Pati Junior, s/n, Fanchem (21 2663-0811)
2- ESF Belmonte
Rua Oduvaldo Machado, n° 21, Belmonte
3- Clínica da Família Regina de Brito
Rua Fabrício, s/n, Conceição, Jardim Queimados 
4 - Clínica da Família José Elias Peixoto
Rua Ana Nóbrega, s/n, lote 12- Inconfidência
5  Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas
Rua Juno, s/n, Valdariosa. (21 3698-5056) 
6- ESF Vila Americana
Av. Antônio Luziario, n°1689- Vila Americana.  (21 3699-3303) 
 7 - UBS Júlio Barros
Estrada da Caixa D’água, s/n, Paraíso (21 3889-8430) 
 8 - ESF do Eldorado
Estrada das Piabas, s/n, Eldorado (21 3698-8717) 
 9- Clínica da Família Maria de Lurdes Campelo
Estrada das Piabas, 111, Jardim Santa Rosa (21 2663-3755) 
10 - UBS Fazendinha
Rua da Conquista, s/n, Distrito Industrial (21 2670-8783) 
 11-Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza
Avenida Berna, lote 03 quadra 02, Vila Central (21 3691-2734) 
 12- Clínica da Família Irlan de Souza Macedo
Rua Deodoro de Almeida, s/n, Parque Santiago 
13- UBS Belmira Vargas
Rua da Batalha, n° 31 – Bairro Roncador 
14- Clínica da Família Maria Agrael de Oliveira
Rua Dona Narcisa Pereira, s/n, Luiz de Camões (3698-2642) 
15- ESF Jardim da Fonte
Estrada das Piadas, s/n, Eldorado (3698-8717) 
16- Clínica da Família Robson Romero de Oliveira
Estrada Padre José de Anchieta, n° 315, São Francisco (3698-4642) 
17- Centro de Especialidades Médicas de Queimados (CEMEQ)
Avenida Camilo Cristófano, n° 100- Fanchem 
18- Vigilância em Saúde (anexa ao Cethid)
Rua Onze, s/n . Vila Pacaembu 
19- ESF Santo Expedito
Rua São Roque, nº 2, esquina c/ Est. Olegário Dias – Santo Expedito. 
20- Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID)
Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.