quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Pilates tem despertado a atenção dos idosos em Queimados

Modalidade oferecida gratuitamente pela prefeitura já conta com 90 alunos cadastrados que buscam melhor qualidade de vida com a prática da atividade física

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Que a prática de exercícios físicos é importante, não é nenhuma novidade. Porém, não são todas as pessoas que apreciam a caminhada, corrida ou os tradicionais treinos pesados das academias. Prova disso é que em Queimados, o Pilates - método de condicionamento físico e mental - está atraindo cada vez mais os idosos. Oferecida gratuitamente pela Prefeitura, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), a modalidade já conta com 90 alunos cadastrados. Na manhã desta quarta-feira (10), eles participaram de um aulão animado e mostraram disposição de sobra.

Foto: Thiago Loureiro
As aulas duram em média uma hora e contam com acessórios, como bolas e colchonetes. Durante todo o mês de janeiro, os idosos cadastrados no CELTI terão ainda uma gama de outras atividades físicas, como: aulão de ginástica localizada, alongamento, futebol sênior, entre outras. “Nossos idosos são bem participativos, nos dão sugestões de eventos e participam de tudo, isso é muito bom. Queremos mostrar para eles o quão é importante ter uma vida saudável e interagir com outras pessoas”, afirmou o Secretário da Pasta, professor Carlos Albino.

Foto: Thiago Loureiro
Pequenas atividades diárias, como subir uma escada e amarrar um tênis, podem se tornar um problema para quem não pratica atividade física com freqüência, ainda mais para a galera da Terceira Idade. A Professora de Educação Física, Juliana Iris, explicou os benefícios gerados pela modalidade. “O Pilates acaba sendo uma das melhores alternativas para o público idoso, pois combina exercícios de baixo impacto, trabalha músculos específicos, a coordenação e fortalecimento, sem esquecer da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular. Os movimentos demandam concentração, respiração adequada e equilíbrio”, explica.

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do bairro São Roque, dona Marilene Costa, de 60 anos, já sentiu diferença no corpo depois de começou a praticar pilates, há cerca de sete meses. “Eu tinha hérnia de disco, fui ao médico e ele me orientou a fazer esse exercício. Agora eu não sinto mais dor nenhuma, estou fazendo até outras atividades, como hidroginástica”, declarou.

Como surgiu o Pilates?

Criado pelo alemão Joseph Pilates, no início do século 20, o método, que levou seu nome, consiste em uma série de exercícios realizados no solo ou em equipamentos exclusivos que visam o controle do corpo e a conexão com a mente, proporcionando saúde e qualidade de vida aos praticantes. Qualquer pessoa pode se beneficiar dos seis princípios elaborados pelo criador: concentração, centralização, controle, respiração, precisão e fluidez. A prática chegou ao Brasil nos anos 2000.

Foto: Thiago Loureiro
Para participar das atividades oferecidas pelo CELTI, é necessário ter mais de 55 anos e ser cadastrado na Secretaria da Terceira Idade. Os interessados devem apresentar cópias de Identidade, comprovante de residência, foto 3x4, atestado médico e tipo sanguíneo, na Av. Maracanã, s/n, Vila Pacaembu. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Outras informações: (21) 2665-6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.