quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Defesa Civil de Queimados faz balanço positivo das ocorrências de 2017


Levantamento mostra 265 atendimentos durante todo o ano. Queda e retiradas de árvores foram as maiores solicitações


Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, divulgou nesta quinta-feira (4) o relatório estatístico das ocorrências realizadas durante todo ano de 2017. O documento revela um total de 265 atendimentos em 17 atividades diferentes prestadas à população da cidade. Os serviços mais solicitados no período foram as retiradas e cortes de árvores por iminência de quedas, seguidos por relatórios de vistoria técnica e capturas de abelhas em domicílios. Oito cursos de proteção básica foram ministrados no mesmo período e formou cerca de 500 moradores de diferentes regiões da cidade.

No topo da lista divulgada e publicada no Diário Oficial do município, a retirada e cortes de árvores chegou a 30% do total das ocorrências na cidade. A ação foi realizada durante todo o ano, porém, nos meses de janeiro, fevereiro e março, época de chuvas e ventos fortes na região, os agentes da secretaria receberam a maioria das solicitações. Já os relatórios de vistorias técnicas realizadas pelos profissionais da Pasta ocupam o segundo lugar no levantamento.

Após a Defesa Civil realizar diversos cursos de capacitação dos agentes municipais, o serviço de apicultura foi o terceiro mais solicitado pela população. No total, foram 58 ocorrências durante todo o ano. Neste mesmo período, a Pasta também realizou combate a marimbondos. “O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil no município é muito importante. Eles estão aptos a socorrer a população desde o menor incidente até as grandes catástrofes, porém, principalmente, na prevenção. O saldo é muito positivo”, disse o prefeito de Queimados, Carlos Vilela.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, destaca o trabalho realizado pelos agentes e faz um balanço positivo do ano anterior.  “Foi um ano muito produtivo, onde estivemos ao lado da população, mesmo com algumas dificuldades. Estivemos todos os dias nas ruas, nas repartições públicas, nas escolas, para alertar a todos sobre a importância do tema. Vamos continuar na luta em 2018”, disse.



Cursos preparam população

Além dos atendimentos, a Defesa Civil realizou oito cursos básicos e palestras para sociedade civil, estudantes e professores da rede pública de ensino, além de militares do Exército Brasileiro durante todo o ano. Nas aulas, os alunos aprenderam, de forma prática e teórica, diversos assuntos relacionados ao tema. Ao todo, 429 alunos receberam o diploma de conclusão dos cursos.

A previsão para 2018 é levar os cursos básicos de proteção e defesa civil capacitação para toda a rede pública municipal de ensino e alcançar cerca de 15 mil alunos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A ideia é preparar crianças e adolescentes para evitar tragédias e acidentes domésticos. As crianças são grandes propagadores do que aprendem, por isso, são nosso público-alvo”, concluiu o instrutor André Faria.

A Defesa Civil conta com um plantão 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, através dos telefones (21) 2666-7615 / 3698-7966 / 2665-7749. Além dessa plataforma, os moradores podem solicitar os serviços do órgão comparecendo a sede da Pasta, que está funcionando há três meses em novo endereço (Rua Manuel Muguet, s/n, Centro).



Quadro detalhado dos serviços realizados pela Defesa Civil em 2017:

Queda de árvore/Corte de árvores em risco – 80
Relatório de Vistoria Técnica – 78
Captura de abelhas- 58
Apoio em eventos -14
Vistoria Técnica DLAP – 10
Combate a marimbondos – 8
Ocorrência de psiquiatria – 6
Mal súbito em via pública – 4
Queda de animais em poços e outros – 2
Outros serviços - 5




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