Levantamento
mostra 265 atendimentos durante todo o ano. Queda e retiradas de
árvores foram as maiores solicitações
Leandro Machado - A
Prefeitura de Queimados, por intermédio da Secretaria Municipal de
Defesa Civil, divulgou nesta quinta-feira (4) o relatório
estatístico das ocorrências realizadas durante todo ano de 2017. O
documento revela um total de 265 atendimentos em 17 atividades
diferentes prestadas à população da cidade. Os serviços mais
solicitados no período foram as retiradas e cortes de árvores por
iminência de quedas, seguidos por relatórios de vistoria técnica e
capturas de abelhas em domicílios. Oito cursos de proteção básica
foram ministrados no mesmo período e formou cerca de 500 moradores
de diferentes regiões da cidade.
No
topo da lista divulgada e publicada no Diário Oficial do município,
a retirada e cortes de árvores chegou a 30% do total das ocorrências
na cidade. A ação foi realizada durante todo o ano, porém, nos
meses de janeiro, fevereiro e março, época de chuvas e ventos
fortes na região, os agentes da secretaria receberam a maioria das
solicitações. Já os relatórios de vistorias técnicas realizadas
pelos profissionais da Pasta ocupam o segundo lugar no levantamento.
Após
a Defesa Civil realizar diversos cursos de capacitação dos agentes
municipais, o serviço de apicultura foi o terceiro mais solicitado
pela população. No total, foram 58 ocorrências durante todo o ano.
Neste mesmo período, a Pasta também realizou combate a marimbondos.
“O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil no município é muito
importante. Eles estão aptos a socorrer a população desde o menor
incidente até as grandes catástrofes, porém, principalmente, na
prevenção. O saldo é muito positivo”, disse o prefeito de
Queimados, Carlos Vilela.
O
Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, destaca o
trabalho realizado pelos agentes e faz um balanço positivo do ano
anterior. “Foi um ano muito produtivo, onde estivemos ao lado
da população, mesmo com algumas dificuldades. Estivemos todos os
dias nas ruas, nas repartições públicas, nas escolas, para alertar
a todos sobre a importância do tema. Vamos continuar na luta em
2018”, disse.
Cursos
preparam população
Além
dos atendimentos, a Defesa Civil realizou oito cursos básicos e
palestras para sociedade civil, estudantes e professores da rede
pública de ensino, além de militares do Exército Brasileiro
durante todo o ano. Nas aulas, os alunos aprenderam, de forma prática
e teórica, diversos assuntos relacionados ao tema. Ao todo, 429
alunos receberam o diploma de conclusão dos cursos.
A
previsão para 2018 é levar os cursos básicos de proteção e
defesa civil capacitação para toda a rede pública municipal de
ensino e alcançar cerca de 15 mil alunos, em parceria com a
Secretaria Municipal de Educação. “A ideia é preparar crianças
e adolescentes para evitar tragédias e acidentes domésticos. As
crianças são grandes propagadores do que aprendem, por isso, são
nosso público-alvo”, concluiu o instrutor André Faria.
A
Defesa Civil conta com um plantão 24 horas para atendimentos de
urgência e emergência, através dos telefones (21) 2666-7615 /
3698-7966 / 2665-7749. Além dessa plataforma, os moradores podem
solicitar os serviços do órgão comparecendo a sede da Pasta, que
está funcionando há três meses em novo endereço (Rua Manuel
Muguet, s/n, Centro).
Quadro
detalhado dos serviços realizados pela Defesa Civil em 2017:
Queda
de árvore/Corte de árvores em risco – 80
Relatório
de Vistoria Técnica – 78
Captura
de abelhas- 58
Apoio
em eventos -14
Vistoria
Técnica DLAP – 10
Combate
a marimbondos – 8
Ocorrência
de psiquiatria – 6
Mal
súbito em via pública – 4
Queda
de animais em poços e outros – 2
Outros
serviços - 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.