segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Selecionados em concurso público da Guarda Municipal de Queimados iniciam curso de formação no fim deste mês

Candidatos participarão de aulas teóricas e práticas sobre assuntos variados antes de tomarem posse. Capacitação é obrigatória e deve durar três meses

Rafaela Diniz - Falta muito pouco para o município de Queimados ter a sua tão sonhada Guarda Municipal. Os candidatos selecionados no concurso público da categoria passarão por um curso de formação profissional antes de tomar posse, cumprindo assim a última etapa do processo seletivo. As aulas começam no próximo dia 29 de janeiro e serão ministradas pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), na sede do órgão, localizada na Avenida Pedro II, nº 111 - São Cristóvão.

O curso, que é obrigatório, será ministrado de segunda à sexta feira, das 08h às 17h e tem como objetivo capacitar tecnicamente os participantes para o pleno exercício das funções institucionais de Guarda Municipal do Município de Queimados. As aulas consistem em atividades teóricas e práticas que totalizam 503 horas. A previsão é que a qualificação leve cerca de três meses para ser concluída.

Entre as principais matérias abordadas durante o curso estão: Atuação em Grandes Eventos, Conduta Ética, Defesa Pessoal, Direitos Humanos e Cidadania, Emergência Pré-Hospitalar Básica, Postura e Disciplina, Procedimento Operacional Padrão, Psicologia Social e Relações Humanas. Caso o candidato não seja aprovado, novas convocações serão feitas até o preenchimento das vagas previstas no edital.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, a formação básica do guarda municipal será fundamental para o desempenho de inúmeras funções e serviços que prestará à cidade. “Antes de ganharem as ruas, é importante que passem por esse treinamento. Fechamos essa parceria com a Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que conta com seu próprio Centro de Formação e Treinamento e é referência em todo o Brasil. Acredito que a implementação da Guarda Municipal contribuirá e muito para melhorar a nossa segurança”, almeja o prefeito.

Já o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Major Elias José, comemora a etapa final do certame. “A prefeitura está cada vez mais criando mecanismos que ajudem a melhorar nossa política de segurança pública. Já temos implementada a Ronda Municipal, que é uma ferramenta de policiamento preventivo. A Guarda Municipal vem para agregar, fazendo o papel na manutenção da ordem pública. Com certeza são ganhos consideráveis para o município”, acredita.

O concurso público para a Guarda Municipal foi realizado em 27 de setembro de 2015 e selecionou 18 candidatos, que vão compor o primeiro efetivo da Prefeitura de Queimados. O salário inicial será de R$ 2.242,49 mil por uma jornada de 40 horas de trabalho por semana. Dentre as principais atribuições dos profissionais, estão: a preservação do patrimônio, a fiscalização dos espaços e equipamentos públicos e o controle do trânsito no âmbito municipal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.