sábado, 14 de dezembro de 2013

Ação Social viabiliza retirada de documentos às famílias atingidas pelas chuvas em Queimados

Mais de 1.700 atendimentos foram realizados
Mais de 1.700 mil atendimentos. Esse foi o balanço da Ação Social: “Cidadania, Direito de Todos”, realizada neste sábado (14), na Vila Olímpica de Queimados. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a ação disponibilizou serviços de cidadania, principalmente, para as famílias que foram atingidas pelas recentes chuvas no município. Emissão gratuita de documentos básicos como: identidade (1° e 2° via), carteira de trabalho, certidões de casamento e nascimento, cadastro para entrega de cestas básicas, vacinação, aferição de pressão arterial, orientação sobre doenças transmissíveis pelas águas das chuvas (leptospirose e hepatite), distribuição de hipoclorito – utilizado para deixar a água potável e livre de vírus e bactérias –, foram alguns dos serviços prestados durante a ação.

Max Lemos conversa com as famílias atingidas pelas chuvas 
O prefeito de Queimados, Max Lemos, ressaltou a importância do atendimento para retirar os documentos básicos às pessoas e destacou a solidariedade da população. “Desde a última quinta-feira (5) à noite estamos na rua trabalhando e vendo a necessidade de cada um. Foi a pior chuva da história da nossa cidade, mas também digo de coração que foi a maior chuva de solidariedade que presenciei. Vi muitas pessoas que se sensibilizaram com a situação. Cada um contribuiu de alguma maneira seja como voluntário ou fazendo doações. Nessas horas vemos que juntos somos fortes”, comentou o prefeito.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Deputado Zaqueu Teixeira, falou da importância do evento. "Essa ação visa devolver o mais rápido possível a cidadania básica das pessoas que perderam seus documentos durante as chuvas, pois eles são a garantia do exercício de cidadania, para manter garantido suas conquistas sociais e principalmente o acesso ao aluguel social para as pessoas que não tem condição de voltar para suas residências", disse Zaqueu.

Tatiana perdeu todos os documentos
A dona de casa e mãe de cinco filhos, Tatiana dos Santos, de 35 anos, que perdeu todos os móveis e teve seus documentos levados pelas chuvas, falou sobre o que passou onde morava: “Nunca tinha visto tanta água antes. Perdi tudo dentro de casa, só nos sobrou à vida e a dignidade. Estou com meus cinco filhados abrigados na Escola Municipal Metodista e vou fazer cadastro no Aluguel Social. Não temos condições de voltar para casa”, comentou Tatiana dos Santos, que deu entrada na 2° via dos documentos de identidade e certidão de nascimento.

O secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, informou que apenas o abrigo da Escola Municipal Metodista continua ativado com 42 desabrigados. "O local está disponível às famílias que não tem condições de voltar as suas casas. Elas estão sendo cadastradas para o Aluguel social até que sejam remanejadas para as moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo, 5.346 famílias já receberam atendimento básico das nossas equipes na Vila Olímpica e mais de 15 toneladas de alimentos, roupas, calçados, kit de limpeza, colchonetes e água potável foram distribuídos', disse Elton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.