quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Governador Sérgio Cabral garante ao Prefeito Max Lemos a liberação de 600 alugueis sociais para vítimas das chuvas em Queimados


A primeira reunião do Gabinete Integrado da Baixada Fluminense, (criado pelo Governador Sérgio Cabral), que foi realizada nesta quinta-feira, 12, no 4º grupamento de Bombeiro Militar, já rendeu resultados positivos para Queimados. Isso porque o Prefeito Max Lemos conseguiu junto ao Governo do Estado a garantia de 600 alugueis sociais no valor de R$ 500,00 para as famílias prejudicadas pelas chuvas na cidade, que irão começar a receber o benefício já a partir da próxima semana. A expectativa é de que até junho de 2014, elas já sejam encaminhadas para as unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida do Bairro Jardim da Fonte. Outra conquista foi a manutenção dos equipamentos do Estado: 25 caminhões, 8 escavadeiras hidráulicas e uma escavadeira anfíbia, por mais 15 dias.  

O Gabinete é composto por representantes das prefeituras, secretarias, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O objetivo do grupo é interligar os trabalhos das defesas civis e órgãos emergenciais. Batizado de Gabinete Integrado da Baixada, o órgão vai funcionar 24 horas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro do Rio.  Nesta sexta-feira, 13, o prefeito Max Lemos vai participar do encontro marcado pelo Governador Cabral com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira e o Secretário Nacional de Defesa Civil, General Adriano Pereira Junior, no CICC, na Cidade Nova, com o objetivo de obter recursos federais para reparar danos causados pelas chuvas.

O Governador Sérgio Cabral disse que serão adotadas medidas emergenciais, como pagamento de aluguel social e realocação de famílias que vivem em áreas de risco. “Foi uma reunião muito positiva, pois ouvimos a demanda de cada gestor aqui presente. Sabemos que temos que trabalhar juntos e o que pode vir por aí. É hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. O Max pode contar com os alugueis sociais necessários em Queimados e com nossos equipamentos do Inea e da Secretaria Estadual de Obras. Ao mesmo tempo a área social também já está agindo com os kits de apoio. Amanhã vamos buscar junto ao Ministro da Integração Nacional recursos federais de emergência e a médio prazo”, anunciou Cabral.  

O Prefeito Max Lemos comentou a importância da ajuda do governo do estado para o trabalho de recuperação da cidade. “Sofremos com a pior chuva da história do município, que registrou 113 milímetros e criou vários estragos. Estamos desde a madrugada de quinta (5) tentando reparar o prejuízo e a ajuda estadual tem sido fundamental. Através dela, conseguimos retirar das ruas mais de 400 caminhões de entulhos e estamos também dragando os rios e canais da cidade. Com a garantia dada pelo governador de liberar para a cidade 600 alugueis sociais, vamos conseguir intensificar ainda mais o trabalho de reassentamento da população que vive as margens dos rios. Mas de nada adianta o trabalho estrutural se não nos preocuparmos com a prevenção e isso vamos fazer com ações de educação ambiental”, enfatizou Max.

Números atualizados na tarde desta quinta-feira (12), às 16h.  

1987 – pessoas desalojadas
116 – pessoas desabrigadas (78 em abrigo público/ 56 Escola Oscar Fanchem e  22 Escola Metodista)
89 – desabamentos parciais
20 – desabamentos totais
95 – deslizamentos
1639 – residências alagadas (estabelecimentos comerciais, casas, entre outros) 
36 – quedas de muro
14 – quedas de laje
12 – quedas de árvores
137 – interdições de casas
5 – interdições de ruas
490 – pessoas cadastradas no aluguel social
4.122 – famílias já receberam atendimento básico na Vila Olímpica (10 toneladas de alimentos, roupas, colchonetes e água potável)

10 – ônibus para locomoção dos atingidos pelas chuvas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.