segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dragagem dos rios é realizada em Queimados

Texto: Felipe Carvalho / Fotos: Luiz Ambrósio
A Prefeitura de Queimados, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através do Programa Limpa Rio, realizará pelos próximos seis meses o trabalho emergencial de limpeza e dragagem dos rios da cidade. Nesta segunda-feira, 23, chegou ao município mais um equipamento. Trata-se de uma escavadeira anfíbia com capacidade de 500 litros por caçamba e o braço de longo alcance de até 14 metros. O equipamento, cujo flutuante é produzido na Malásia e a escavadeira na Coréia, será utilizado no serviço de desassoreamento do Rio dos Poços e o Rio Queimados. O INEA já tinha disponibilizado para Queimados duas escavadeiras hidráulicas, 1 retro-escavadeira e 12 caminhões, que já estão em atividade em outros corpos hídricos da cidade, como os rios: Camorim, Abel, Quebra Coco e Camboatá.

Ao todo seis rios receberão os serviços de desassoreamento, o correspondente a cerca de 15 quilômetros de dragagem. O assoreamento dos rios ocorre devido à deposição de material oriundo de erosão, ou por ação direta do homem como através do lixo doméstico, é um dos principais fatores responsáveis pelas enchentes e consequente risco a saúde das comunidades e ao meio ambiente. O desassoreamento consiste na retirada do fundo dos rios e canais, com o uso de máquinas, de todo tipo de lixo e detritos depositados, aumentando, desta forma, a vazão do fluxo de água. A limpeza dos rios e canais também vai auxiliar na melhoria da qualidade da água.

Acompanharam o início dos trabalhos da máquina escavadeira anfíbia, o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, os vereadores: Getulio do Tutu, Adriano Moriê e Martchello Fuli, o diretor de recuperação ambiental do Inea, Iel Jordão e o gerente do programa Limpa Rio, Carlos Ramos.

Rios desassoreados

De acordo com o Prefeito Max Lemos, os equipamentos cedidos pelo Inea só deixarão a cidade quando todos os rios estiverem dragados, mas o trabalho de conservação será permanente. “O assoreamento dos rios somado ao grande volume das águas das chuvas provocaram pontos de alagamento em várias áreas de nossa cidade. Para tentar diminuir este problema, conseguimos a parceria com o Inea para fazermos um trabalho emergencial de limpeza de todos os rios, mas o serviço de manutenção será feito constantemente para evitar que sujeira se acumule no leito dos rios. Estas ações são imprescindíveis para evitar que, em pouco tempo, os rios fiquem entupidos novamente. Nosso trabalho reduzirá as inundações nos rios, mas as pessoas têm que combater as enchentes não lançando lixos nas águas.” frisou Max.


O Limpa Rio é um programa de natureza continuada, preventiva e emergencial, da Diretoria de Recuperação Ambiental do Inea que visa ao desassoreamento e limpeza de leitos e margens de corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. As iniciativas consistem na execução de serviços de modo itinerante, conforme demanda das administrações municipais. O programa visa ainda a evitar ocupações e construções irregulares nas margens dos rios e canais, coibir e reduzir o lançamento de lixo e de resíduos nas margens e nos leitos dos rios, reduzindo as causas de inundações e a proliferação de vetores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.