quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Queimados recebe Projeto de requalificação do Centro da cidade

Texto: Leandro Machado - Fotos:Luiz Abrósio

O Prefeito Max Lemos recebeu nesta terça-feira (17), representantes do Banco Mundial, da Concessionária SuperVia e das Secretarias Estaduais de Obras e de Transportes. Na agenda da comitiva, além deste encontro, estava marcada uma reunião com o Secretário Municipal de Urbanismo André Bianche e uma visita ao centro da cidade, que receberá um projeto precursor no estado, que visa a requalificação em torno da estação ferroviária. Além de intervenções urbanísticas, o plano ainda direciona centralizar acessos aos meios de transportes como ciclovias, rodoviárias e pontos de meios de locomoção alternativos. O projeto que será desenvolvido em Queimados, ainda sem custos estimados, será financiado pelo Banco Mundial. 
Max Lemos disse que a notícia chega em boa hora e que a Prefeitura vai ser parceira do Estado e da SuperVia para que a execução seja a mais breve possível: “A cidade está crescendo e precisamos de melhorias para este crescimento continuar. Ganhamos a chance de receber esta requalificação no Centro da nossa cidade, que irá beneficiar milhares de pessoas que usam os transportes públicos”. Max também falou sobre algumas mudanças que irão ser realizadas com a execução do plano: “Envolve várias coisas. Por exemplo, onde ficarão as ciclovias, bicicletários e comércio informal. Criaremos maior acessibilidade em nossas calçadas, enfim, serão grandes novidades que beneficiarão a população”, finalizou o Prefeito.
 A metodologia do projeto, que será implantado até 2016, vem da sigla em inglês TOD (Transit Oriented Development), que em português significa Desenvolvimento Orientado para o Trânsito. O procedimento busca maximizar o acesso ao transporte público, em conjunto com o desenvolvimento urbano, que intenta unificar, em um raio de 500 a 825 metros, em volta da estação ferroviária, pólos que agregam valores sociais como centros comerciais, hospitais e escolas, por exemplo.
 Projeto é sucesso em países de primeiro mundo 
Um dos representantes do Banco Mundial e especialista em transportes, Diego Canales, disse que o projeto é sucesso nos EUA, Europa e Ásia e trazê-lo para a Baixada Fluminense é um desafio: “Os países de primeiro mundo já usam este método há muito tempo e deu muito certo. Tenho certeza que o desafio de trazer o TOD para Queimados irá beneficiar a milhares de pessoas e servirá de exemplo para outras cidades”, contou.

 Estação de Queimados também terá reestruturação
 Além das grandes transformações previstas para o entorno da ferrovia, a concessionária SuperVia, que detém os diretos dos transportes ferroviários, promete reestruturar a estação de Queimados, trazendo melhorias para os usuários do meio de transporte. Além da compra de 102 novos trens, Júlio Marques, diretor comercial da Supervia, disse que a concessionária já está realizando obras de infra-estrutura nas estações e Queimados sempre apareceu como prioridade: “Em nossos estudos, Queimados sempre apareceu como prioridade. O TOD veio para complementar os projetos que temos para a estação da cidade. Estudamos usar o fortalecimento comercial, como termos acesso às lojas do centro, além de benefícios como melhor acessibilidade e maior conforto dentro da própria estação”. Finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.