terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Max Lemos recebe Júlio Lopes para assinatura de convênio que beneficiará deficientes e doentes crônicos

Programa Estadual Vale Social traz gratuidade em transportes públicos intermunicipais para cerca de 10 mil queimadenses
Assinatura do convênio vai beneficiar cerca de 10 mil deficientes
Leandro Machado (Texto) - Felipe Bragança (Fotos) - O prefeito de Queimados, Max Lemos, assinou na manhã desta segunda-feira (9), o convênio de adesão com o Programa Vale Social, do governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Transporte.  O benefício concede direito de gratuidade a deficientes físicos, mentais, auditivos e visuais e portadores de doenças crônicas, em transportes coletivos intermunicipais. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, têm garantia também para acompanhante. A próxima etapa é capacitar os servidores municipais para realização do cadastramento dos beneficiários. A previsão para o início do cadastro é de duas semanas.
O cartão do vale social dá direito às pessoas em tratamento de doenças crônicas receberem de 10 a 60 viagens mensais, se fizer o tratamento em cidade diferente da que reside. Já as com algum tipo de deficiência, têm direito a 60 viagens em qualquer tipo de transporte coletivo intermunicipal. A validade do benefício é de 4 anos para deficiente permanente e dois anos para portadores de doenças crônicas. Nos dois casos o benefício pode ser renovado.
O prefeito Max Lemos, em meio à luta para recuperar a cidade de Queimados após os estragos das chuvas da última quinta-feira, falou sobre a assinatura do contrato e também sobre os benefícios que trará à população: “O convênio chega quando a cidade precisa de boas notícias. O Vale Social vai ajudar muito ao nosso povo e não trará ônus à prefeitura. Pessoas que, às vezes, levam um dia inteiro para fazer o tratamento, poderão ter mais agilidade nas locomoções”, disse Max.
Cerca de dez mil queimadenses têm algum tipo de deficiência e serão beneficiados
Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes ressaltou a responsabilidade do poder público em cuidar dos que mais precisam: “Benefícios como estes, mostram a mão do Estado em favor dos mais necessitados, daqueles que precisam de cuidados especiais. Nós nos responsabilizamos em pagar a passagem daquele que está em tratamento e, eventualmente, daqueles que o acompanham”, finalizou Júlio.
Segundo a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Queimados, o município tem cerca de 10 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Para requerer o benefício, os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 - Centro). Deficientes devem levar Identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4; Para doentes crônicos, além das documentações acima, cópias do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde onde realiza tratamento, das receitas atuais dos medicamentos em uso e exames/laudos que comprovem o quadro clínico descrito pelo médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.