sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Queimados ganha Estação Hidrológica de Monitoramento


Texto e fotos: Dine Estela

Queimados foi uma das 11 cidades do Estado do Rio de Janeiro a receber uma Estação Hidrológica de Monitoramento do nível das chuvas e dos rios. O equipamento foi instalado nesta quinta (12) pelo CEMADEM (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres), órgão do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com recursos do PAC. A Estação fica na ponte da Rua Boa Viagem sob o Rio Abel, maior afluente hidrográfico  da cidade, na altura do Bairro Eldorado, um dos mais atingidos pelas últimas chuvas que caíram na cidade.  O equipamento será monitorado por policiamento ostensivo 24h. Outras cidades como Magé, Angra, Niterói, São Gonçalo e Cachoeiras de Macacu também irão receber o equipamento.  

 O equipamento conta com um poste de quatro metros de altura, com radar para medir o nível do rio, um pluviômetro para as chuvas, uma câmera para fazer todos os registros dos eventos de inundação e um painel solar para manter todo o sistema. Esta estação é automática e todos os dados são enviados através de frequência de rádio para a Central de operação que fica em Cachoeira Paulista que envia estas informações para Brasília fazer o alerta para todos os órgãos da Defesa Civil do Estado.

Segundo engenheiro do CEMADEM, Márcio Moraes, este é um equipamento importado dos EUA e Canadá de resposta imediata e alta tecnologia. “O equipamento nos manda mensagens de SMS em tempo real, o que facilita a retirada das famílias das áreas de risco. Com o aviso imediato podemos salvar muitas vidas e evitar que as pessoas tenham maiores perdas materiais”, destacou o pesquisador do CENPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O secretário municipal de Defesa Civil, Machado Laz, comemora a chegada do equipamento que era esperado há mais de um ano. “Estavamos ansiosos por receber este equipamento porque com a quantidade de chuva esperada para este verão, vamos precisar estar muito bem preparados”, analisou. A cidade conta com outros dois pluviômetros instalados nos bairros Santa Rosa e no alto do morro da Caixa D´água (Centro da cidade).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.