sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Queimados terá cartão de pagamento da Defesa Civil para obras emergenciais

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, participou nesta sexta-feira, 13, da reunião do Gabinete Integrado da Baixada Fluminense, convocada pelo Governador Sérgio Cabral, que contou com a presença do Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira e o Secretário Nacional de Defesa Civil, General Adriano Pereira Junior. O objetivo do encontro realizado no Centro de Comando e Controle do Rio foi elaborar um balanço do que a cidade precisa para enfrentar a crise causada pelas chuvas dos últimos dias. Na ocasião, o Governo do Estado anunciou a criação de uma patrulha temporária emergencial, que oferecerá equipamentos e pessoal para ajudar no serviço de limpeza e restabelecimentos das cidades da Baixada Fluminense afetadas pelas chuvas. Para receber os recursos federais da patrulha emergencial, os municípios precisam ter o cartão de pagamento da Defesa Civil, por meio do qual a verba será repassada.

A previsão é de que, na próxima terça-feira (17/12), o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão se reúna com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, para oficializar o valor que cada município da Baixada vai receber para formar a patrulha emergencial e para solicitar obras estruturais de médio e longo prazo. A estimativa é de que cada uma das oito cidades afetadas receba cerca de R$ 2,8 milhões, distribuídos em quatro meses, uma média de R$ 700 mil mensal.  De acordo com o Governador Sérgio Cabral, a patrulha temporária emergencial vai reforçar a estrutura que as cidades já possuem, que é o que já é feito pelas defesas civis locais. “Esta patrulha vai servir às populações que sofrem com as chuvas. É um apoio para reforçar a estrutura que as cidades já têm. Será estabelecido um valor padrão pelo governo federal e, a partir daí, o Estado complementa com o que for preciso”, afirmou Sérgio Cabral.

O Prefeito Max Lemos afirmou que o saldo da reunião foi positivo e que através do cartão de defesa civil, a cidade poderá contar com equipamentos de infraestrutura e liberar alugueis sociais. “Nosso decreto de situação de emergência já foi aceito em Brasília e agora estamos finalizando o plano de trabalho para conseguir esta ajuda importante do governo federal. Com a atuação da patrulha emergencial, vamos poder realizar ações de resposta à tragédia, como por exemplo, alugar máquinas e equipamentos para fazer limpeza das ruas e desobstrução de rios, contratar pessoal, construir passagens provisórias para travessia de córregos, prover o restabelecimento de serviços básicos, entre outras medidas para que a cidade volte à vida normal rapidamente”, concluiu Max Lemos. 

Também estiveram presentes no encontro a Vice-prefeita, Márcia Teixeira, o Secretário Estadual de Assistência Social de Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o Secretário Municipal de Defesa Civil, Machado Laz e o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.