quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Furacão 2000 no Rio Contra Dengue em Queimados

Seguindo a programação da Campanha “Rio Contra Dengue”, do governo do Estado, Queimados foi palco nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, do show gratuito de funk da equipe Furacão 2000 no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Realizado na Praça dos Eucaliptos, no Centro, o show contou com diversas atrações como Jonathan Costa, Mcs Anitta, Decão, Garota X e o grupo Juliana e as Fogosas.

De forma lúdica e divertida, os funkeiros passaram informações fundamentais de combate à proliferação do mosquito, como por exemplo, manter a caixa d'água sempre fechada, não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje, guardar garrafas vazias sempre de cabeça para baixo, entre outras.

“Fico muito feliz de participar de um evento de conscientização, principalmente, quando se trata de combater a dengue que já causou muitas mortes. Utilizamos o Funk e sua linguagem popular para informar sobre os perigos do mosquito”, comentou Jonathan Costa, herdeiro da Furacão 2000 e apresentador da festa.

No mesmo dia, foram realizadas ações de conscientização com o objetivo de prevenir contra a dengue através da distribuição de cartilhas explicativas. As ações aconteceram simultaneamente nos bairros Inconfidência, Campo da Banha e Centro, regiões considerados pela Secretaria Municipal de Saúde de Queimados propensas a infestação do mosquito com a chegada do verão.

Segundo o coordenador de mobilizações de combate a Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Hamilton Garcia, de janeiro até dezembro deste ano o “Rio Contra Dengue” já mobilizou quase três milhões de pessoas através de ações de prevenção e conscientização em todo Estado do Rio.

Lei Municipal contra a dengue

A fim de oficializar eventos de combate a dengue em Queimados, foi sancionada no dia 16 de abril de 2009, a Lei n° 934/09, que cria o Dia Municipal de Combate a Dengue, a ser comemorado no dia 18 de outubro. O DIA D como é chamado tem o objetivo de mobilizar a população e realizar um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Já no último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em outubro deste ano, a cidade está com 1,10% (modo ponderado) da existência do mosquito em sua área territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.