segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Queimados sedia II Encontro de Tai Chi Chuan da Baixada Fluminense

Queimados sediou neste sábado, 11 de dezembro, o II Encontro de Tai Chi Chuan da Baixada Fluminense. Mais de 200 idosos de diversos municípios lotaram a quadra da Vila Olímpica de Queimados com um único objetivo: lutar contra o sedentarismo na melhor idade. O encontro foi realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Terceira Idade e contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O encontro reuniu 10 escolas que dinamizam as artes chinesas na Baixada Fluminense, cada escola obteve 15 minutos para realizar sua melhor apresentação. Durante o evento, além da tradicional ginástica terapêutica chinesa Oliangong, foram apresentados também Tai Chi Chuan com nandus (graus de dificuldades) diferentes, como: Com leque; Forma 16, que são feitos movimentos somente com as mãos sem utilização de armas; Opcional, que são criados sequencias de movimentos básicos, e Tai Chi com espadas. Umas das apresentações que mais chamou a atenção foi o Kung Fu Nanquan 42, pois é a penúltima técnica de dificuldade e tem a especialidade da rapidez dentro do Kung Fu.

O Coordenador de Políticas Públicas para a Terceira Idade de Queimados, Antônio Amorim, especializado na arte chinesa, explica que Tai Chi Chuan trabalha com a concentração do corpo e da mente. “Esse encontro procura integrar a população idosa do município com a prática dessa arte que é tão bela. Quando reunimos outros municípios podemos dividir nossas especialidades e criar um vínculo de amizade com outras pessoas. Isso para o idoso é muito importante”, frisou Amorim.

As escolas que se destacaram no evento irão receber a premiação de “Melhor Excelência e Qualidade do Ensino do Tai Chi Chuan” na próxima sexta-feira, 17, às 19h no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho de Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu, na Festa dos Melhores do Ano do Esporte em Queimados.

O II Encontro de Tai Chi Chuan da Baixada Fluminense também contou com a presença do recordista brasileiro de Tai Chi Chuan e Kung Fu, Ronaldo Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.