segunda-feira, 19 de agosto de 2013

5º Festival de Inverno de Queimados deixa seu legado

Ressifignicar os espaços públicos, esta foi a lição deixada
pelo grupo Batidas e Rimas em suas telas de grafite

Fotos: Luiz Ambrosio
O 5º Festival de Inverno de Teatro de Queimados foi para às ruas neste final de semana ao levar o ambiente do circo com suas brincadeiras e piadas para a Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, no sábado (17). O grupo Brincante da Turma Encena, encantou a platéia de adultos e crianças que passava pelo local. À noite foi a vez do Stand-Up de Miguel Marques continuar o clima de risos e piadas, só que desta vez, no tablado do Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira. O humorista fez sátiras e piadas clássicas com sogras, gays, lésbicas e até consigo mesmo. Diante de tanto desprendimento e descontração, a plateia pediu bis por mais de duas horas de show.

Brincadeiras à parte, o domingo (18) também foi de algumas reflexões sobre cultura e educação, como por exemplo: para quê sujar as paredes com pichações que ninguém conhece, se você pode fazer uma arte que todos admirem. Esta foi uma das mensagens que o grupo “Batidas e Rimas” levou para à Praça Dona Branca, Estrada dos Caramujos através das várias faces do Hip Hop e seus quatro elementos: break, Mc, grafite e os Dj´s. A festa contou com batalha de MC´s, que chegaram de vários lugares do Rio, entre Rocinha, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita e Lapa.

O dia também foi de muito Break e Streat Dance, mas quem passava pelo local, além de ouvir as letras contagiantes e críticas do Hip Hop, também pode observar imagens diferentes das grandes telas de grafite que serviram para ressignifiar as paredes de um velho prédio abandonado e pichado. “Nossa arte nem sempre quer dizer alguma coisa, simplesmente quer ser arte, quer encantar. Levamos horas, e às vezes dias, para terminar algo que está sempre em movimento”, disse o artista Zinho, como gosta de ser reconhecido.  

Festival continua nesta terça (20)

O 5º Festival de Inverno de Queimados vai até o próximo dia 25 de agosto com várias atrações culturais, entre elas, peças de teatro, shows, apresentações circenses e stand-Up, todas gratuitas. Os ingressos podem ser adquiridos com meia hora de antecedência no local ou na Secretaria de Cultura, como explicou o secretário de Cultura, Antônio Almeida. “Estamos disponibilizando todas as atrações gratuitamente, mas quem quiser garantir um “lugar ao sol”, deve se antecipar e buscar o seu ingresso na Secretaria de Cultura, o quanto antes”, alertou. A Secretaria de Cultura funciona à Rua Hernani, 372, Nossa Senhora de Fátima, perto da Câmara Municipal. De segunda à sexta, das 8h às 17h.

Terça (20) é a vez da peça “A cigarra e a formiga” da trupe Cochicho na Coxia.  Baseada na fábula de La Fontaine, o espetáculo conta história de Cici, uma Cigarra cantora e um Formigo trabalhador. Como toda boa cigarra, Cici resolve mostrar seus dotes, e começa a ensaiar para o festival de música animal, o que causa um grande alvoroço e muitas reclamações do Sr. Formigo, devido sua “cantoria”. Em uma bela história de respeito à natureza, o texto de Thaissa Vasconcellos de 45 minutos, trabalha a importância de cada profissão, bem como, a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente saudável. Classificação etária livre.

SERVIÇO:
5º FESTIVAL DE INVERNO DE TEATRO DE QUEIMADOS – DE 9 A 25 DE AGOSTO
12
21/08/2013
QUARTA
15H
Questão de Atitude
NAEM
12 ANOS
TEATRO METODISTA
13
21/08/2013
QUARTA
20H
A História de Gabriel
CIA DOM REAL
LIVRE
TEATRO METODISTA
14
22/08/2013
QUINTA
9H E 15H
Hoje tem marmelada! Tem sim senhor...
VALENTIN
LIVRE
TEATRO METODISTA
15
23/08/2013
SEXTA
19H
“O Incansável Dom Quixote”

MAGNÍFICA TRUPE DE VARIEDADES
14 ANOS

TEATRO METODISTA
16
24/08/2013
SÁBADO
11H
Um dia de João
CIRCO NO ATO
LIVRE
PRAÇA Nª Srª. Da CONCEIÇÃO
17
25/08/2013
DOMINGO
20H
 Favela
Thalita Carauta
16 ANOS
GINÁSIO
MUNICIPAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.