segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Moradores de Queimados pagam R$ 25,00 na prestação da casa própria

Prefeito Max Lemos será o “síndico extra” dos novos empreendimentos

Casa nova, vida nova, mudança de hábitos que geram muita alegria na vida de pessoas que vivem de aluguel ou perderam suas casas por fatalidades da natureza como desabamentos ou alagamentos. Esta é a realidade dos 406 beneficiados do Programa Minha Casa, Minha Vida, que irão morar no condomínio Ulisses Guimarães, a partir do próximo mês de setembro.

Os moradores do bairro São Jorge já realizaram a primeira visita à unidades na última semana para fazer uma seleção das cinco opções da casa que gostariam de morar e receber orientações da Secretaria Municipal de Habitação e Caixa Econômica Federal sobre seus direitos e deveres. Nesta quarta (7), às 8h, será a vez do sorteio das casas previamente escolhidas pelos beneficiados. O sorteio acontecerá no sítio Kanecos no bairro vizinho (Paraíso).

A previsão de entrega das chaves é de no máximo 30 dias e os moradores tem mais 30 dias para se mudar para a casa nova, como explicou o Secretário de habitação de Queimados, Cacau Nogueira. “Vocês têm 30 dias para fazer a mudança, se não correm o risco de perder a casa, então qualquer dificuldade de locomoção me procurem para que possamos pensar juntos numa solução,” destacou. 

Chame o síndico

Prefeito acompanha as reuniões com os moradores
O prefeito Max Lemos liberou seu telefone e email pessoal para que os moradores possam contatá-lo para resolver conflitos internos e ajudar a minimizar problemas de convivência. “Estamos promovendo uma mudança de hábito nas pessoas. Tem muita gente que abre mão do financiamento para não ter de se livra do animal de estimação, por exemplo. Mas não dá para levar o porquinho ou o galo. Pode incomodar o vizinho. Eu compro e a gente faz um belo churrasco. Tudo que precisarem podem ligar para o meu celular ou mandar as reclamações diretas para o meu email. Espero que sejam muito felizes em suas novas casas, contem comigo como um síndico extra”, desatacou o prefeito.

Max também fez questão de passar algumas orientações aos novos moradores como as regras do condomínio e os outros benefícios do novo empreendimento, entre eles, a inovação da instalação de câmeras de segurança, posto de ESF (Estratégia de Saúde da Família) que também vai atender ao bairro e uma Escola para mil alunos. “Estou muito feliz em ver a alegria estampada nos rostos destas famílias que estão recebendo mais qualidade de vida,” enfatizou Max.

Mudança de hábitos
Cacau com a família de Flávia (com a criança no colo).
Para a Camila Rocha de 25 anos, mãe de quatro filhos pequenos, a nova casa vai gerar não somente qualidade de vida, mas mudanças de hábitos. “Estou muito feliz com a casa, já que moro na casa da minha mãe, porque minha casa está desabando e foi interdidata pela Defesa Civil”, destacou.

Flávia Silva também estava em uma moradia de risco e paga aluguel para morar em uma quitinete com quatro filhos. “É muito difícil, se não fosse o Bolsa Família e agora o programa Minha Casa, Minha Vida, não sei o que seria da gente. Estou tão feliz que nem tenho conseguido dormir direito de tanta ansiedade para mudar logo”, contou.

Já a professora Angélica da Costa está realizando o sonho da filha de15 anos de ter um quarto só para ela. “Ela já está fazendo o enxoval do quarto novo. Estou muito feliz com a casa que foi bem feita até nos detalhes. Moro de aluguel há dois anos porque minha casa também foi interditada pela Defesa Civil”, lembrou.

Financiamento
Segundo o gerente da Caixa Econômica, Paulo Vaz, o beneficiado irá pagar apenas 10% do valor total do imóvel. “Este é um dos menores programas de financiamento do país. O contrato de 10 anos (120 meses) é financiado pelo FAR – Fundo de Financiamento Residencial e o parcelamento  significa 5% da renda familiar. Ou seja, quem não tem renda ou ganha até R$ 500, paga R$ 25,00. Quem recebe até mil reais, pagar R$ 50,00 que multiplicados por 120 meses, chega a R$ 6 mil, o restante é pago pelo FAR, já que o imóvel está avaliado em R$ 60 mil,” explicou o gerente.

Ainda segundo Vaz, entre as exigências, está a não comercialização da casa antes do término do financiamento que dura 10 anos. Neste período, o beneficiário também não pode transformar o domicílio em comércio ou mudar a estrutura do ambiente. Vaz também explicou aos novos moradores, todo o andamento do processo até a entrega das chaves.

Casas com aquecedor solar
Na hora de escolher a casa nova, vêm as dúvidas: perto ou longe da área de lazer, no alto ou no baixo e a posição do sol. Estas foram as questões observadas pelo casal Diná Pereira e Borges Ernesto, moradores atualmente do bairro Porteira. “Todas são muito bem localizadas  e de frente umas para as outras, no entanto, como somos mais idosos, temos de tomar cuidado com algumas questões como barulho, distância e temperatura”, disse Diná.

As casas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e aquecedor solar. O Condomínio também recebeu uma escola para mil alunos, creche e um ESF (Estratégia de Saúde da Família), em anexo, uma Central de Tratamento de esgoto, pavimentação dentro e fora do condomínio, além duas linhas de ônibus intermunicipais e municipais. O prefeito também prometeu instalar até 2014, câmeras de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.