segunda-feira, 2 de setembro de 2013

As comemorações da semana da Pátria se iniciam em Queimados

No dia 7 de setembro de 1822, as margens do Rio Ipiranga em São Paulo, Dom Pedro declarou a independência do Brasil. Hoje, em Queimados, a Secretaria de Educação deu início as comemorações desta data tão importante para o nosso país. Foram reunidos, na Praça dos Eucaliptos, representantes de todas as escolas municipais da rede para a abertura solene das comemorações da Semana da Pátria sob o tema “Escola: lugar de paz, participação e aprendizagem”. A comemoração terá seu ponto mais alto no tradicional desfile cívico que acontecerá nos dias 7 na Avenida Tinguá, Centro,  e 14, na Estrada dos Caramujos, bairro Belmonte, sempre a partir das 9h.
A solenidade premiou as três melhores redações sobre a Independência do Brasil nos anos iniciais, ensino fundamental e anos finais. Os três primeiros lugares do ensino infantil, que no lugar de uma redação fizeram um desenho, foi para Lorraine Silva e Luiz Fernando, da E.M. Waldick Cunegundes Pereira, Lauan Ferreira da E.M. Allan Kardec, que receberam medalhas de 3°, 2° e 1° lugar, respectivamente. No ensino fundamental, ganharam as medalhas os alunos Luana da Silva, da E.M. Eloi Dias Teixeira, Marcelo Antero, da E.M. Profª Maria Corágio Xanchão e Andrew Amorim, da E.M. Santo Expedito, com 3°,2° e 1° lugares. E dos anos finais, os três primeiros colocados foram, Maria Pereira, da E.M. Joaquim de Freitas, Thainá de Oliveira, da E.M. Whashington Manoel e Caroline Bernardo, da E.M. Leopoldo Machado, que conseguiram o 3°, 2° e 1° lugar, respectivamente.
A secretária de educação, Professora Miriam Motta, destacou que a paz é o principal objetivo que a sociedade deve ter. “Seguindo as orientações do nosso Prefeito Max Lemos, que tem a preocupação de sempre cuidar das pessoas, estamos focando neste ano o cultivo da paz. Queremos ensinar para os nossos alunos que lutar pelos seus direitos fazendo apenas barulho e quebra-quebra de nada adianta. O que pode mudar nosso país e torná-lo mais justo, humano e digno para todos são ações práticas que levam a reflexão e mudança de mente”, frisou Miriam.
Para a secretária do gabinete do Prefeito Max Lemos, Gilda Baltar, é a oportunidade de levar a sociedade à reflexão junto com os alunos. “Quero, em nome do Prefeito, parabenizar a todas as escolas que nos próximos dias darão uma aula para a nossa sociedade. A escola é o lugar de aprendizado, não só de conhecimentos específicos, mas também de cidadania. É um investimento a longo prazo, para que o aluno que aprende sobre a Paz hoje, possa praticá-la amanhã, na vida adulta”, declarou Gilda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.