quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Médica uruguaia chega na segunda


Queimados receberá na próxima segunda-feira (23), uma médica uruguaia pelo Programa “Mais Médicos” do Governo Federal.  A profissional está passando por uma semana de orientações sobre o sistema de saúde brasileiro, através de palestras sobre as normas operacionais básicas de saúde, a regionalização da assistência à saúde, e vistas a algumas unidades de saúde da família e hospitais públicos para conhecer o sistema de trabalho. Ainda faz parte das atividades de reconhecimento do trabalho, visitas às unidades básicas de saúde,  ESF – Estratégia de Saúde do Estado e hospitais públicos.

Secretária de saúde, Dr.ª Fátima, Dr.ª Ximena
Dastugue e o subsecretário de Atenção
 Básica, Rodrigo Auni
Nesta quarta (18), a secretária de saúde de Queimados, Dr.ª Fátima Cristina e seu sub de atenção Básica, Rodrigo Auni, fizeram questão de visitar a médica que será lotada na unidade do Jardim da Fonte, em Queimados e dar as boas vindas. “Estava muito curiosa para conhecer a médica que virá trabalhar na minha cidade porque estamos precisando muito dos seus serviços. Fiquei mais feliz ainda, em ver que ela já conhece Queimados e fez questão de trabalhar aqui”, contou Dr.ª Fátima. A Dr.ª Ximena Dastugue da Rosa irá trabalhar na ESF – Estratégia de Saúde da Família do bairro Jardim da Fonte.

Dr.ª Ximena conta que mora no Brasil há um ano e meio e escolheu Queimados por ser uma cidade tranqüila e com um povo muito acollhedor. “Estou muito feliz em ir para esta cidade muito acolhedora. Sempre quis morar no Brasil, gosto do povo brasileiro, da alegria de vocês. Acho muito interessante este programa implantado pela presidente Dilma porque trabalha na prevenção das doenças, algo muito primário no meu país”, observou a doutora.  A cidade vai oferecer moradia e transporte para a médica.

O Rio de Janeiro está recebendo 12 médicos pelo Programa – Mais Médicos do Governo Federal, de diversas nacionalidades, entre elas, Espanha, Argentina, Portugual, Olanda e Peru. Além de médicos brasileiros, formados na Argentina.

Mais obras da Saúde

A secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, informou ainda , que a cidade também irá receber mais 49 médicos concursados que chegam no final de outubro, mas alerta que mesmo oferecendo um dos melhores salários da região, ainda encontra dificuldade de encontrar profissionais disponíveis. “Conseguimos verbas para a construção de mais oito unidades básicas de saúde, uma clínica da família e uma casa especializada em saúde da mulher. Já estamos procurando terrenos e casas para a implantação das unidades, logo nossa luta será para encontrar médicos. Vamos continuar no processo de seleção do Governo Federal para a próxima etapa,” destacou. A secretária de saúde informou ainda, que está em fase de estudo da necessidade de realização de um novo concurso público geral que abrangerá várias áreas do setor público.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.