quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Programa “Saúde na Escola” já visitou mais de 10 escolas


O Projeto Sorriso, através do Programa “Saúde na escola” do Governo Federal já visitou mais de 10 escolas desde o início do ano em Queimados. Os alunos estão recebendo um reforço odontológico, com a visita de uma equipe técnica com dentistas e auxiliares odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde que estão realizando orientação sobre escovação adequada através de palestras ilustradas, aplicação de flúor e análise da saúde bucal das crianças. Implantado na cidade em 2009, o Programa visita todas as escolas municipais e uma estadual durante o ano. Na próxima segunda (16), será a vez do Ciep Adoniram Barbosa no bairro Vila Central.

Os cerca de 400 alunos da Escola Municipal Tiradentes receberam nesta segunda (9), a visita dos técnicos e o kit Dental (escova, fio dental e creme dental) para que possam continuar o trabalho de prevenção em casa. A visita chegou em boa hora, segundo palavras da diretora. “Trabalhamos com crianças muito carentes, geralmente com mães que trabalham fora e não têm muito tempo para levar os filhos ao médico. O projeto nos ajuda a manter nossas crianças saudáveis”, destacou a diretora.

A secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, visitou a Escola  Tiradentes na manhã desta segunda (9), e adiantou que pretende ampliar o projeto. “Este tipo de serviço além de facilitar a vida dos pais, também auxilia num melhor aprendizado, haja vista, que muitas dores podem ser oriundas da falta de saúde bucal. Estamos trabalhando na prevenção, no entanto, os casos mais graves não deixarão de ser encaminhados. Esta ação vem de encontro à determinação do prefeito Max Lemos de cuidar das pessoas, e não se pode fazer isto, sem cuidar das crianças também”, enfatizou a secretária.

Segunda chance

O Responsável pelo trabalho nas escolas, Dr.º Carlos Pureza, informou que a equipe vai realizar uma segunda visita em cada escola para atender somente os alunos faltosos. “Faremos uma segunda visita na mesma semana para que os alunos faltosos possam ser consultados e encaminhados, se for o caso”, destacou o doutor.

Segundo a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal no Município, Flávia Alves da Costa, os casos mais críticos serão encaminhados para o posto da Pedreira (2ª a sábado), Belmira Vargas (2ª a 6ª), Fazendinha (2ª a 5ª), Santo Expedito (2ª, 4ª, 5ª e 6ª) e Vila Americana (3ª, 4ª e 5ª). 

Conheça o Programa:


Fruto do esforço do Governo Federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, beneficia também os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.