terça-feira, 24 de setembro de 2013

Educação Ambiental é fomentada nas unidades escolares de Queimados

Fotos: Luciana Lins - Divulgação/SEMAM
A fim de levantar ainda mais a bandeira em prol da conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, aproximar os estudantes da rede pública e particular de ensino a comunidade, para desenvolverem ações voltadas à preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais do Ambiente (SEMAM) e de Educação (SEMED) desenvolve o projeto Caminho das Águas, que tem por objetivo mostrar a importância da conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região através de palestras, oficinas e distribuição de folders explicativos em salas de aula. Na última semana, em comemoração ao Dia da Árvore, foi à vez dos estudantes do Centro Educacional Manoel Pereira participarem do projeto. 

Na ocasião, os alunos participaram de palestra sobre a importância de se preservar o meio ambiente, em ações como não jogar lixo nos rios, evitar queimadas, aprenderam como acontece o ciclo da água e visualizaram um mapa com os corpos hídricos existentes na cidade. Após a aula teórica, os estudantes colocaram o conhecimento adquirido na sala de aula em prática, visitando alguns rios do município, como o Guandu, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana, além do Rio dos Poços e Queimados e fizeram o plantio de cerca de 100 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na Unidade de Conservação, Parque Natural Municipal Morro da Baleia, localizado no Bairro Tricampeão.

Além do Projeto Caminho das Águas, também existe outro Programa que trabalha a Educação Ambiental nas escolas da cidade. Trata-se do Tempo de Plantar, que teve uma etapa realizada na última sexta-feira, 20, também em comemoração ao Dia da Árvore, em seis unidades escolares da rede pública de ensino. A atividade que teve a presença do Secretário do Ambiente, Alex Dornellas e do Vereador Adriano Moriê, contou com a participação de aproximadamente 300 estudantes, que plantaram 50 mudas de pau-brasil. Além da educação ambiental desenvolvida nas escolas, o Programa Tempo de Plantar consiste ainda em ações de reflorestamento, palestras, seminário e fóruns participativos. A ação contou com o apoio da empresa Envida Rio, que fez a doação das mudas de pau-brasil.

De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o Projeto Caminho das Águas e o Programa Tempo de Plantar foram criados com o objetivo de sensibilizar as pessoas no que elas podem fazer para contribuir com o Meio Ambiente. “O que se planta hoje, será colhido amanhã. É com essa linha de pensamento, que podemos hoje plantar atitudes saudáveis para colher no futuro frutos saudáveis. Nosso futuro depende de ações no presente. O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de crescer de forma sustentável e é isso que estamos buscando. Só de compensações ambientais estamos reflorestando o Morro da Baleia com 40 mil espécies nativas de Mata Atlântica”, disse Dornellas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.