segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Médica uruguaia foi recebida nesta segunda em Queimados

Dr.ª Ximena Dastugue já se mudou para seu novo apartamento
Fotos: Bruna Casimiro
Adicionar legenda
Queimados recebeu a médica uruguaia Ximena Dastugue, na tarde desta segunda (23). A médica generalista foi conhecer a ESF – Estratégia de Saúde da Família do bairro Jardim da Fonte onde irá clinicar pelos próximos três anos pelo  Programa “Mais Médicos” do Governo Federal.  A profissional também aproveitou para fazer sua mudança para um apartamento alugado pela prefeitura no centro da cidade, exigência do Programa.

Drª. Ximena que tem experiência com atenção básica em Barcelona na Espanha e hospital de campanha pelo exército do Haiti, contou que não vê a hora de começar a clinicar no Brasil, visto que já mora no país a cerca de um ano e meio e já está familiarizada com o português. “Amo os brasileiros e morar aqui era um projeto de vida. Gosto muito deste contato direto com as comunidades e visitar os pacientes pode ajudar muito na prevenção das doenças,” ressaltou. A médica está esperando a liberação do CRM provisório pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro para começar a trabalhar.

A mesma alegria foi retribuída pelos pacientes que visitaram a unidade nesta segunda, como a moradora Shirlei Sena, 37 anos e mãe de dois filhos. “É uma benção a chegada desta médica, porque o posto mais próximo é muito longe e a gente tinha que pegar ônibus. Agora teremos uma médica, que além de muito experiente é super gentil. Estou bem feliz,” comemorou a paciente.

Com a chegada dos médicos aprovados no último concurso realizado em 11 de agosto deste ano, a cidade consegue completar o seu quatro de atenção básica, mas a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, alerta que irá precisar de mais profissionais com vistas às novas obras da saúde. “Conseguimos verbas para a construção de mais oito unidades básicas de saúde, uma clínica da família e uma casa especializada em saúde da mulher e vamos continuar no processo de seleção do Governo Federal para a próxima etapa,” destacou. A secretária informou ainda, que está em fase de estudo da necessidade de realização de um novo concurso público geral que abrangerá várias áreas do setor público.

Concurso teve mais de 2 mil aprovados

O concurso realizado no último dia 11 de agosto recebeu 2.774 candidatos de várias partes do país. Entre os aprovados para Nível Superior estão: 2 geriatras, 2 neurologistas, 92 nutricionistas aprovados,  5 habilitados e 1PCD, 4 oftalmologistas aprovados e 3 habilitados, 7 ortopedistas todos habilitados, 4 pediatras, 79 psicólogos e 6 habilitados, 1 psiquiatra, 2 urologistas, 90 cirurgiões dentistas, 6 habilitados, 84 Assistente Social, 2 cirurgião Geral e 2 habilitados, 13 contadores e 3 habilitados, 5 ginecologistas e 5 habilitados. O único neuropediatra inscrito faltou a prova. Nível Médio: 287 aprovados para agente administrativo, 30 habilitados, 1 PCD, 205 técnico de enfermagem 30h, 6 habilitados, 139 técnico de enfermagem 40h, 16 técnico de saúde bucal.

A Secretaria de saúde irá convocar 49 profissionais, 10 (dez) vagas para nível médio (agente administrativo, técnico em saúde bucal e técnico de enfermagem com 30 e 40 horas) e 39 (trinta e nove) vagas para nível superior. O resultado final com a aprovação dos títulos e documentação sairá em 01/10/13. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é convocar os aprovados até o final de outubro de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.