segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Queimados recebe IV Campeonato Estadual de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lia Gong


Fotos e Texto: Bruno Anacleto


Crianças, adultos e idosos praticando diversas modalidades e técnicas chinesas. A idade pouco importou no IV Campeonato Estadual de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lia Gong realizado neste sábado, dia 28, no Ginásio Municipal de Queimados. O município, que recebeu pela primeira vez o evento esportivo, que contou com a participação de 13 associações de vários municípios do Estado e cerca de 100 atletas. O vencedor da maior delegação foi a Associação Fukien (Sifu Verônica Duran) com 18 atletas e a melhor delegação ficou com a Associação Lily Lau do Brasil (Sifu Alexandre Neto) que fez 98 pontos. O prêmio de melhor atleta foi para Gabriel Pacobahyba (Wah Lum Brasil - Sifu Antonio Guerreiro) somando 23 pontos.

Das delegações participantes, quatro eram da Baixada Fluminense: Tigres do Oriente (Queimados), Tigre e Garça (São João de Meriti), Wu Lung Hu (Belford Roxo) e Fukien (Duque de Caxias). Os primeiros e segundos colocados de cada categoria poderão participar do campeonato brasileiro, que será realizado em novembro.

Realizado pela Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro (FWKTERJ) e a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal da Terceira Idade com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, o torneio marcou o encerramento da Semana Estadual de Tai Chi Chuan. Os quatro dias em celebração ao Tai Chi Chuan, de 24 a 28 de setembro, marcaram a importância da ginástica terapêutica chinesa na melhoria de qualidade de vida das pessoas.  

O campeonato foi dividido nas modalidades Taolu e Boxe Chinês. A primeira é voltada para apresentação do competidor através de movimentos livres com o corpo e até mesmo usando técnicas com armas (facão, lança, bastão e espada). Já a segunda é a modalidade de luta e combate em um tablado semelhante aos utilizados em competições de Ginástica Olímpica.

 A abertura oficial do campeonato contou com a presença de autoridades municipais e estaduais: Secretário e do subsecretário da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha” e Professor Antônio Amorim, respectivamente, do secretário de Esporte e lazer, Luiz Carlos Monteiro, da secretária de Educação, Miriam Mota, do presidente da FWKTERJ, Alexandre Gomes Neto e da deputada estadual Rosangela Gomes, que elaborou o projeto da Semana Estadual de Tai Chi Chuan.

Referência na Baixada

Para o secretário José Alves de Carvalho “Dequinha”, o campeonato realizado na cidade é importante para valorizar as artes marciais da Baixada Fluminense. “Esse evento mostra que a Baixada Fluminense tem força nas artes marciais. É uma honra para o município de Queimados receber um evento desse porte, já que Tai Chi Chuan estimula a cuidar da saúde do corpo e da mente”, comentou Dequinha. que agradeceu a presença da deputada Rosangela Gomes.   

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, encerrar a Semana Estadual de Tai Chi Chuan além de receber uma competição estadual é um privilégio. “É um orgulho receber o campeonato. Isso prova que Queimados já pode ser considerada uma referência em esportes na Baixada Fluminense, sem contar a maior visibilidade que esporte ganha”, destacou Monteiro.

O subsecretário da Secretaria Municipal da Terceira Idade, Antônio Amorim, destacou a presença na competição de vários mestres de Wushu Tradicional, chamados de “Si-Fu”. "Os professores demonstraram várias técnicas da arte marcial chinesa através dos estilos garras de águia, tigre, serpente, macaco, garça, entre outros"contou Amorim. Ao final, os competidores receberam medalhas e as Associações vencedoras ganharam troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.