terça-feira, 28 de maio de 2019

Caminhada contra o Aedes Aegypti toma as ruas de Queimados

Na ação promovida pela Prefeitura, agentes de endemia e de limpeza eliminaram focos dos mosquitos e retiraram lixos em três bairros

Fotos: Igor Lima
Aline Lopes - Caminhadão contra o Aedes Aegypti tomou as ruas de Queimados, nesta terça-feira (28). Para eliminar de vez os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a pasta de Conservação e Serviços Públicos, realizou um grande mutirão de conscientização e retirada de entulhos, pneus e outros materiais que acumulam água, nos bairros Porteira, Vila do Tinguá e Paraíso. Ao todo, três caminhões foram usados para a remoção de lixo na região.

A mobilização faz parte do plano de ação contra o mosquito. Os bairros escolhidos foram de acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti, realizado este mês. Segundo a pesquisa, o município de Queimados ficou com 1.84% (considerado sinal de alerta).

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, outros bairros serão percorridos pela equipe. “Infelizmente, há pessoas que não tem noção do perigo que estão causando em deixar garrafas, pneus, entulhos em geral acumulando água em casa. Por isso é importante realizar essas caminhadas, para alertar a população e eliminar esses focos do mosquito da nossa cidade”, explicou a gestora.


O comerciante Assir da Silva (70), morador do bairro Porteira,  afirma não deixar nenhum recipiente que possa acumular água no seu estabelecimento e na sua casa. “Se todos nós nos unirmos e limparmos o nosso próprio quintal diminuirá bastante os índices do mosquito na nossa cidade. Eu já faço a minha parte, todos os dias faço uma vistoria aqui para garantir que não tenha nenhum recipiente com água parada aqui”, concluiu o morador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.