quarta-feira, 29 de maio de 2019

Queimados já entregou mais de 600 credenciais de estacionamento prioritário a idosos e deficientes

Nesta terça (28), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito concedeu mais 50 cartões, que são válidos em todo o Brasil

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Priscila Renovato - Para assegurar o direito de idosos, deficientes físicos e doentes crônicos com dificuldade de locomoção à reserva de vagas prioritárias em estacionamentos, a Prefeitura de Queimados - por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito  realizou a entrega de 50 credenciais válidas em todo o território nacional. Realizada na sede SEMUTTRAN, a cerimônia aconteceu nesta terça (28) e contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, do Secretário da Pasta, Allan Perfeito, e do vereador Antonio Almeida. Mais de 600 cartões já foram entregues pelo órgão municipal.

Um dos beneficiados pela iniciativa foi o aposentado Cartonilho José, (69), que destacou a importância do documento no cotidiano. “As vagas reservadas aos idosos e deficientes geralmente estão mais próximas das entradas e saídas de shoppings e supermercados e longe do sol forte e, para nós idosos, isso facilita a locomoção durante as tarefas do dia a dia”, disse o morador do bairro Jardim São Miguel.
Para o Prefeito Carlos Vilela, a entrega é mais um passo da gestão municipal na garantia dos direitos da população. “Temos todo o interesse em fornecer bem estar à comunidade. É nossa obrigação colocar em prática tudo o que beneficie os idosos e deficientes e felizmente temos avançado nisso”, declarou o gestor.

Já o Secretário da Pasta, Allan Perfeito, destacou o pioneirismo da gestão em relação facilitar a concessão de benefícios como a credencial e o Vale Social, que garante gratuidade no transporte de pessoas com doenças crônicas para tratamento médico. ”Nossa cidade foi um dos primeiros municípios do Rio de janeiro a emitir essa credencial após a resolução federal. Além disso, já contabilizamos mais de 3.600 Vales Sociais, bem como 600 credencias de estacionamento, somente para moradores de Queimados”, afirmou o secretário.

Ambos os benefícios são oferecidos gratuitamente à população em acordo com a Resolução Federal 303 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), Lei Federal 9.503 e as leis municipais 1.376/17 e 1.321/16.

Para adquirir o Vale Social, é necessário comparecer à SEMUTTRAN durante dias úteis (exceto às quartas-feiras), das 8h às 17h. Um formulário que deve ser preenchido por um médico – que atestará a necessidade de tratamento temporário ou vitalício – será dado ao cidadão. Após esta etapa, é necessário retornar ao local portando identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico emitido há, no máximo, três meses para dar início ao processo de emissão do documento.
Já para requerimento de autorização especial de estacionamento para idosos, estes deverão apresentar cópia do documento de identidade e comprovante de residência em seu nome, para os deficientes, os interessados devem apresentar, além dos documentos pessoais relacionados acima, laudo médico. A SEMUTTRAN funciona na Rua Padre Marques, 314, Centro e atende pelos telefones (21) 2665-6101 / 2779-9813

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.