segunda-feira, 27 de maio de 2019

Com entrega de obras, Vila Olímpica de Queimados prevê aumento de 40% no número de frequentadores

Complexo esportivo receberá cerca de 3 mil esportistas por dia. A construção de uma piscina semiolímpica começa ainda este ano

Fachada da Vila - Felipe Bragança/PMQ
André Uchôa - Oferecer lazer, incentivar à prática de esportes e descobrir novos talentos. Esse é o objetivo da Vila Olímpica Barnabé dos Santos (Pacaembu) que foi reinaugurada, totalmente repaginada, nesta sexta-feira (24), pela Prefeitura de Queimados. O complexo ganhou uma nova sala de dança, academia com barras e melhorias na pista de atletismo, na quadra poliesportiva e no complexo administrativo, além de pintura, reforma da entrada e estacionamento. Graças às intervenções, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer prevê um aumento de cerca de 40% no número de usuários do espaço, passando de 2 para 3 mil frequentadores diários. O próximo passo é iniciar as obras de uma piscina semiolímpica ainda este ano.

 Thiago Loureiro/PMQ
Resultado de investimentos de R$ 766 mil, por meio da parceria entre a administração municipal e do Governo Federal, o complexo passou por uma reforma de implantação e modernização dos principais equipamentos. O Complexo Esportivo servirá tanto para atletas profissionais, que visam treinamento para grandes competições; quanto para amadores, que desejam perder as gordurinhas a mais. A cerimônia de entrega de reforma e ampliação contou com a presença de autoridades como o Deputado Estadual Max Lemos, o Prefeito Carlos Vilela, dos Secretários de Esporte e Lazer, Julio Coimbra; de Obras, João Pedro Lemos; de vereadores, outros responsáveis por pastas municipais e de alunos de diversas modalidades oferecidas pela Vila.

Thiago Loureiro/PMQ
Essa expectativa se dá pela grande procura nas aulas de Balé e Jazz, somada ao novo ambiente da Vila Olímpica que atrairá novos frequentadores. Antes da reforma, cerca de 700 crianças estavam matriculadas nas atividades de dança, agora, a ideia é aumentar a oferta para mais 300 novas vagas. “Nosso objetivo é manter a juventude e toda população dentro desses espaços de lazer e esportes, ao qual tem uma função determinante no desenvolvimento social. Reinaugurar a Vila Olímpica é dar mais um passo nos avanços da cidade” disse o Prefeito Carlos Vilela.

Juntos no esporte e na saúde

Vera Lucia ao lado do seu esposo Expedito - Felipe Bragança
“A reforma da Vila Olímpica foi feita justamente para ver esse espaço movimentado e bem utilizado pela população. Com a nova sala de dança será possível diminuir a fila de espera, atualmente, atendemos cerca de 700 crianças, a ideia é chamar 300 novos alunos. E quem sai ganhando com essas melhorias é a população”, acrescentou o Secretário de Esporte e Lazer, Júlio Boi. Já o responsável pela pasta de Obras, João Pedro Lemos, falou sobre outro aparelho esportivo em andamento na cidade: "Em breve a população receberá outra Vila Olímpica, no bairro Palestra. As obras estão em andamento e vamos inaugurar em breve", destacou.

Alunas na nova Sala de Dança - Felipe Bragança/PMQ
Além das melhorias, o equipamento ainda conta com uma Academia Pública ao ar livre, que recebe pessoas de todas as idades diariamente. E quem aproveita o espaço até suar, literalmente, a camisa é a dona de casa, Vera Lúcia (65). Ao lado do seu esposo Expedito (67), o casal, juntos há 50 anos, dá um show de disposição. Eles acordam cedo e por uma indicação médica, os exercícios físicos viraram rotina: “Particularmente, gosto muito de estar aqui. Sofri com depressão e por uma recomendação médica estou utilizando esse espaço. Esses momentos tem sido benéficos para o meu dia a dia, aqui faço amizades, divirto-me e, claro, me exercito bastante, aliás, a idade vem se aproximando (risos)”, afirmou a moradora do Centro. 

No total, a Vila Olímpica de Queimados recebe cerca de 2 mil crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, divididas em 13 modalidades esportivas, como: Judô, Balé, Capoeira, Jazz, Handebol, Karatê, esporte olímpico, Vôlei, Basquete, Ginástica, Futsal, atletismo e da novidade do ano o Jiu-Jitsu.

Sala de dança ‘Giovanna Calais’ é destaque durante reinauguração

(e) Leila Meneses e sua filha - Foto: Thiago Loureiro/PMQ
Uma das principais novidades é a nova sala multiuso com 100 m² destinado para prática de dança. O local receberá as aulas de balé e jazz que reúnem cerca de 600 alunos em dois turnos e leva o nome Giovanna Calais. A modalidade é uma das mais procuradas na secretaria municipal de Esporte e Lazer.

Além da dedicação e horas de empenho na aula de Jazz, Caroline Meneses, 14, é um dos destaques nas aulas. A aluna que utiliza o espaço há sete anos vibrou com o novo espaço dedicado para suas aulas. E quem também aprovou as melhorias foi a mãe da menina, Leila Meneses (40), moradora do Jardim São Miguel. “A reforma está excelente. Queimados, necessita de mais espaços iguais a esses que aproxima o conforto, segurança e proporcionam um grande futuro artístico ou esportivo para nossas crianças e jovens.” afirmou a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.