segunda-feira, 27 de maio de 2019

Comemoração e conscientização ambiental no oitavo aniversário do Horto Municipal de Queimados


Prefeitura promoveu atividades de preservação com alunos da E. M. São José nesta segunda (27). Espaço recebe cerca de mil visitantes por mês

Kathellen Islyne - Com bolo e “parabéns”, a Prefeitura de Queimados comemorou os oito anos da criação da Área de Preservação Ambiental – APA Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo com convidados mais que especiais nesta segunda-feira (27): os alunos da Escola Municipal São José. A celebração, que também marcou o Dia Nacional da Mata Atlântica, mostrou aos pequenos exploradores a importância dos cuidados com a natureza.

Cerca de 30 alunos do 5º ano se aventuraram pelas trilhas do local ouvindo detalhes sobre os 7,34 hectares de terra do espaço, que fica aberto à visitação das 8h às 18h, de domingo a domingo, incluindo feriados.  Karoliny Bastos (10) afirmou que o passeio a fez se sentir poderosa. “Quando subimos para a trilha e eu cheguei lá em cima, senti que podia ver o mundo todo. Eu nunca tinha entrado aqui, passava na entrada e tinha curiosidade para saber o que tinha e agora eu só quero voltar. Da próxima vez talvez eu veja uma cobra”, contou empolgada.

Localizado na Rua Francisco Gabriel Neto, no bairro Fanchem, o Horto Municipal conta com cerca de 20 espécies nativas da Mata Atlântica e três trilhas ecológicas: Ipê Amarelo (Nível Leve – 531m); Pau-Brasil (Nível Moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível Moderado – 492m).

No quesito segurança, os visitantes podem ficar tranquilos. O Horto Municipal é monitorado pela Guarda Ambiental do município, que realiza fiscalizações frequentes a fim de evitar ações que danifiquem o Meio Ambiente, enquanto a Guarda e a Ronda Municipal realizam o trabalho em prol do convívio dos visitantes.

Consciência ambiental que começa na infância

De acordo com o Secretário Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, José Carlos Nogueira, o espaço recebe medidas de preservação diariamente. “Atualmente estamos fazendo um trabalho de reflorestamento e já plantamos mais de 1.000 mudas. A ideia é sempre renovar e cuidar desse espaço. Principalmente envolver as crianças nesse processo e plantio para que vejam no futuro como suas atitudes deram fruto”, afirma o gestor.

A SEMADA também realiza um trabalho de combate à poluição dos rios dentro das escolas. O concurso Óleo Amigo, que já recolheu mais de 11 mil litros de óleo de cozinha desde sua criação, volta às escolas em agosto deste ano. Quem quiser abraçar a causa e trocar óleo usado por produtos de limpeza pode comparecer à Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Luigi Giobbi, 498, Fanchem) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (2665-7794). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.