segunda-feira, 13 de maio de 2019

Importância da comunicação é tema de projeto da Rede Pública de Ensino de Queimados

Iniciativa aconteceu nesta segunda (13) na Escola Municipal Monteiro Lobato e contou com apresentações e exposição relacionadas ao tema

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Kathellen IslyneA comunicação pode mudar o mundo. É o que os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato contaram na abertura do Projeto “Comunicação que nos aproxima”, realizado pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira (13). Sob o tema “Comunicação é a arte de educar para conviver”, todas as unidades da rede municipal participam da iniciativa.

Com apresentações e atividades que narram a história da comunicação na sociedade e os diferentes meios de comunicação existentes, os alunos participaram de peças teatrais, confeccionaram uma ‘gaiola de recados’ - para  trocarem bilhetes entre si -  e praticaram a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além disso, o evento promoveu uma exposição de objetos antigos relacionados ao tema, como máquinas de escrever e telefones discados.

A aluna Isabella Arcanjo (10), por exemplo, representou a jovem paquistanesa Malala e contou a história da ativista para mostrar aos colegas a importância da comunicação. “Quando a gente leu o livro da Malala em sala, a professora viu que eu me interessei muito por ela. Ela só queria estudar, mas ameaçaram a vida dela por isso, então ela escreveu cartas para conseguir estudar e denunciar os problemas do seu país”, conta a estudante do 5º ano.

Para o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a iniciativa irá ajudar os alunos a se comunicarem melhor entre si, com os professores e até com a própria família. “Estamos estimulando os alunos a conversarem e entenderem a importância de estar em contato com outras pessoas. Tudo que o ser humano fez até hoje foi procurar meios de se comunicar e entender essa história pode ajudar até mesmo os alunos com maiores dificuldades a se encaixar socialmente”, disse o gestor.

Já a diretora da unidade, Vivian de Almeida, contou que uma das ideias do projeto é estreitar os laços entre a escola e a comunidade. “No próximo dia 22 de maio realizaremos um show de talentos com a presença dos pais, porque nosso intuito é utilizar a data comemorativa para trazer a família para mais perto da educação de seus filhos. Queremos apresentar a eles as atividades que estamos realizando com seus filhos e convidá-los a participar ativamente delas”, concluiu a educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.