terça-feira, 14 de maio de 2019

Sede e fome de leitura: 'Geladeira Literária' oferece centenas de livros em praça pública de Queimados

Obras de todos os gêneros são encontradas na Praça Nossa Senhora da Conceição e o melhor: de graça


Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Priscila Renovato - Quem passa pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Queimados, pode perceber uma geladeira totalmente estilizada feita pelo artista local Luis Arthur Santos. Ao abri-la, a pessoa se depara com dezenas de livros, onde qualquer um pode pegar e colocar novas obras. Alimentar a sociedade de conhecimento. Essa é a proposta da ação literária do Projeto "Professor Fábio Castelano",  liderado pelo seu irmão, Felipp Castelano.
Na geladeira há obras para todos os gostos. Literário, autoajuda, contos, crônicas, infantos juvenis, drama, ação, poesia e muitos outros.  O projeto começou em 20 de abril, com cerca de 100 obras e, hoje, já "alimentou" cerca de 400 pessoas. 

Os livros foram arrecadados através de doações de pessoas físicas e empresas privadas. Idealizador do projeto, Felipp Castelano fala sobre a recompensa da iniciativa: “A gente nunca sabe como descrever o sentimento que é ver os pequenos, por exemplo, pegando um livro com um sorriso no rosto. Não tem nada que pague isso. E a gente quase desmonta quando, essas mesmas crianças, ainda pertinho da gente, leem os livros que escolheram. É um sinal de que estamos no caminho certo” afirma.
Entre tantos anônimos que já visitaram a geladeira literária, um ilustre leitor foi conhecer o projeto. Na última semana,  o Prefeito da cidade, Carlos Vilela, prestigiou a iniciativa e se encantou: “A ideia da geladeira solidária é excelente e incentiva pessoas de todas as idades a praticarem o bom hábito da leitura, isso reflete a melhora no vocabulário e na escola, no caso dos nossos estudantes” disse o chefe do executivo.
A estudante Larissa Esteves (18) que cursa Licenciatura em Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mora do bairro Aliança adorou a iniciativa: “Na correria do dia a dia, as pessoas não tem tempo ou hábito de frequentar uma biblioteca e, a possibilidade de existir uma ‘geladeira literária’ no meio da Praça Nossa Senhora da Conceição, incentiva as pessoas a lerem mais, afinal, fica em nosso caminho de passagem e pela facilidade de pegar qualquer livro e devolvê-lo, mesmo que isso seja feito em outro dia” afirma a universitária.
O Projeto Professor Fábio Castelano que já é conhecido da cidade, tem o objetivo de atuar em benefício dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Pré-Vestibular social gratuito também é uma iniciativa e se solidariza e ajuda diversos jovens a conquistarem suas tão sonhadas vagas nas universidades. E é nesse contexto que profissionais de educação e alunos de conceituadas universidades se uniram para contribuir com a finalidade de alcançar essa meta.
O Professor Fábio Castelano, falecido em Maio de 2013,  era um entusiasta pelas políticas de garantia de direitos e via na educação o único objeto capaz de multiplicar e transformar a realidade. Com intuito de honrar a sua memória e dar continuidade ao seu legado, os membros e colaboradores do Projeto do Professor, assumem o compromisso com os direitos humanos, com a busca pela igualdade social e, sobretudo, com a educação.

9 comentários:

  1. Ótima iniciativa.
    Exemplos que devem ser replicados!

    ResponderExcluir
  2. Quais os dias que a geladeira estará na Praça

    ResponderExcluir
  3. E exemplos como esses que precisamos,o incentivo a leitura e uma das mais belas artes.conhecimento de mundo quem ler mais,sabe mais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei vou visitar esta geladeira em breve

    ResponderExcluir
  6. Me encantou essa iniciativa da geladeira literária, de fato esse gesto tão lindo está e vai beneficiar muitas gente de várias idades , fazendo assim todos a incentivarem cada vez mais pela leitura , escrita e até mesmo para aprender a ler…
    Parabéns, pela iniciativa ameii!👏🏽👏🏽🫱🏼‍🫲🏾🫱🏼‍🫲🏾🫂👏🏽👏🏽😍👏🏽

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.