quinta-feira, 9 de maio de 2019

Coral Superação encanta com apresentação em homenagem às mães

Grupo é formado por cerca de 30 pacientes com dificuldades vocais causadas por AVC e, através da música, já apresentam melhoras significativas


Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Priscila Renovato - Uma manhã de música e canto alegrou o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) nesta quinta-feira (9), em Queimados. O Coral Superação, composto por 30 pacientes em tratamento de Acidente Vascular Cerebral ou complicações de diabetes, realizaram uma apresentação especial pelo Dia das Mães e emocionaram cerca de 100 espectadores presentes no saguão da unidade.

O evento, promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contou com sucessos de Roberto Carlos como “É preciso saber viver” e “Como é grande o meu amor por você”. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o prefeito Carlos Vilela, a primeira-dama Lucia Vilela, a Secretária da Pasta, Lívia Guedes, e a Coordenadora Administrativa da unidade Déo Alves.

Entre os benefícios do canto para pacientes com sequelas, estão a melhora na fala, articulação, linguagem e cognição. Além disso, a atividade trabalha a autoestima e a timidez dos pacientes, como afirma a ‘maestrina’ e fonoaudióloga, Catia Farias.


“Criamos o coral há um pouco mais de cinco anos com apenas sete ‘cantores’ pacientes. Desde então vimos uma empatia muito grande entre os membros, que se esforçam para cantar da melhor forma que conseguem. Um ajuda o outro a se superar nas limitações impostas pelas deficiências do corpo. Todas as atividades são humanizadas e trabalham a questão emocional do paciente”, garantiu a profissional.

Para o prefeito Carlos Vilela, o evento já se tornou tradição na cidade. “Esse encontro anual em comemoração ao Dia das Mães é mais que especial, pois demonstra a atenção, carinho e cuidado prestados a essas pessoas que são pacientes da unidade ou acompanham seus filhos. As mães são extraordinárias todos os dias, mas homenageá-las neste local tem um significado ainda mais importante”, afirmou o prefeito Carlos Vilela.

Música para espantar a timidez

Anna Carolina Dias, de apenas 21 anos, faz acompanhamento médico na unidade desde 2018 e possui limitações de fala e cognição. Em meio a sorrisos tímidos, a jovem demonstrava desenvoltura durante a apresentação desta quinta (9).

“Em apenas seis meses participando do coral, a Anna já apresentou melhoras na comunicação e perdeu um pouco da timidez. Toda a equipe de profissionais da unidade nos recebe muito bem e é atenciosa no atendimento. Cada avanço dela me deixa muito feliz”, concluiu a mãe da jovem e dona de casa Dilma da Silva (40), que mora no bairro Meu Ranchinho.

“Aqui oferecemos um atendimento humanizado, no qual tanto os pacientes como os acompanhantes se sentem acolhidos, valorizados. Todos os casos são vistos com muita atenção e o CETHID segue um cronograma de ações como esta, por exemplo. O Dia das Mães é sinônimo de homenagens mais que merecidas e na saúde, não é diferente”, afirmou a Secretária da Pasta Lívia Guedes.

Para ter acesso ao atendimento, basta ir até o CETHID, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu. Informações: (21) 2665-6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.