quarta-feira, 29 de maio de 2019

Queimados lança Programa Família Acolhedora nesta quinta (30)

Promovida pela SEMAS, iniciativa é uma nova modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção

Kathellen Islyne - Cuidado, carinho, afeto e solidariedade são alguns dos motivos capazes de levar uma família a abrir as portas de sua casa para abrigar temporariamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para incentivar esta prática, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, dará início a um novo modelo de acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida de proteção. O Programa Família Acolhedora será lançado em um evento nesta quinta (30), às 16h, no CEU Planeta Futuro.

O projeto visa aumentar a rede de acolhimento dessas crianças e adolescentes para que, ao invés de ficarem em uma instituição, possam ser recebidos por uma família devidamente cadastrada, selecionada, capacitada e habilitada pelo programa. A seleção dos lares habilitados para receber as crianças será baseada em critérios como apresentação de documentos, visita domiciliar, entrevista técnica com psicólogo e assistente social e capacitação.

O Secretário da Pasta, Elton Teixeira, destacou a necessidade de um ambiente saudável para quem for acolhido pelo programa. “As famílias que aderirem ao programa estarão fornecendo um lar seguro e acolhedor para aqueles que precisam, pois um ambiente familiar pode mudar a vida de quem foi vítima de violência doméstica, negligência ou em situação de vulnerabilidade social. Através do programa essas crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de conviver em família”, diz o gestor.

O lançamento será uma apresentação detalhando para os convidados sobre as etapas do processo. Após o evento, as inscrições estarão abertas. Para realizar o cadastro, os interessados devem se dirigir à sede do Programa Família Acolhedora, localizado na rua Eugênio Belo Castanheira, 176.

Serviço
Família Acolhedora
Endereço: Rua Eugênio Belo Castanheira, 176, Centro
Contato: 2665 8322

Um comentário:

  1. Tenho interesse em participar mas poderia dar mais detalhes sobre os critérios de seleção .

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.