terça-feira, 26 de março de 2013

Agricultores de Queimados aprendem método que transforma lixo em adubo


Durante dois dias, mais de 15 produtores rurais de Queimados participaram do curso de produção de mudas e hortaliças.  Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola disponibilizou o curso gratuito para os agricultores da região. O objetivo é estimular e aumentar a produção local através de métodos e técnicas agroecológicas (sem utilização de produtos tóxicos e/ou químicos) simples e de baixo custo. 

Fortalecer a economia agroecológica 

Analisar o solo para plantio, planejamento e cronograma da colheita, cultivo em estufas, sistema de irrigação de hortas, entre outros métodos foram ensinados por agrônomos da Emater-Rio. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola, Wilson Sampaio, o curso servirá para suprir a demanda da produção de hortaliças e para aquecer a economia local. “Grande parte de nossas verduras vêm da Região Serrana ou do Centro do Rio de Janeiro. A intenção é estimular a produção de hortaliças do município. Queremos produzir e comercializar aqui na cidade, assim as pessoas podem comprar dos produtores daqui fazendo com que o dinheiro passe a circular na cidade”, frisou o secretário. 

Lixo pode virar adubo 

No dia, os alunos aprenderam agricultores aprenderam a utilizar bagaço de cana, verduras, legumes e frutas fora da validade, sobra de alimentos, esterco de animais e até folhagens como matéria orgânica para decomposição no solo. A técnica de adubação natural conhecida como compostagem é um processo biológico que decompõe matéria orgânica e libera nutrientes para o solo.    

No processo de compostagem os microrganismos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos em húmus. O novo composto pode ser aplicado no solo para melhorar suas características e, em especial, a liberação do nitrogênio sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Para colocar em prática os métodos, os produtores rurais terão suporte de técnicos e engenheiros agrônomos da Secretaria. As visitas técnicas irão acontecer mensalmente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.