segunda-feira, 4 de março de 2013

Queimados fortalece gestão ambiental participativa e integrada com o Estado em seminário na Firjan

Divulgação/PMQ
O Secretário Municipal do Ambiente de Queimados, Alex Dornellas participou do seminário de apoio à Gestão Ambiental, organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que reuniu gestores de 77 cidades fluminenses no final do último mês, no auditório da Firjan - Centro- Rio de Janeiro. No encontro, foram fornecidos dados sobre programas de saneamento e de controle de inundações, como o fim dos lixões municipais, além de diversas outras iniciativas, como a descentralização do licenciamento ambiental e exposição de programas estaduais, como por exemplo o ambiente +, que premia os municípios que possuem iniciativas de adequação ambiental.  Ao final do encontro, Queimados recebeu um kit (incluindo DVD) com informações detalhadas das ações ambientais.
O seminário teve como objetivo contribuir para a interação crescente entre o Governo do Estado e os municípios fluminenses. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, apresentou diversas ações realizadas pela SEA e pelo Inea, ressaltando a importância do ICMS Ecológico e da união entre estado e municípios, e afirmou que a gestão ambiental significa desenvolvimento, lucro e fortalecimento das cidades.  “Nós podemos trazer recursos e investimentos para fortalecer equipes das secretarias de Meio Ambiente de forma competente. São mais de R$ 2 bilhões por ano de investimentos que estamos executando na área ambiental”, frisou.

De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o seminário cumpriu o objetivo de informar aos novos gestores a importância da parceria entre os órgãos estaduais com o governo municipal. “Esse alinhamento com o Carlos Minc (Secretário Estadual do Ambiente) e com a Marilene Ramos (Presidente do Inea) é de suma importância para Queimados. O Prefeito Max Lemos tem intensificado essas atuações conjuntas com o governo Fluminense, atraindo programas que beneficiem o morador do município”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.