Ação contou com serviços gratuitos de saúde na Praça Nossa Senhora da Conceição
Doenças silenciosas que não apresentam praticamente nenhum sintoma até a chegada do estágio irreversível. Problemas que aparecem principalmente em pessoas hipertensas e diabéticas e que podem se agravar, levando à morte. Essas são as doenças renais, que segundo dados divulgados em 2012 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), atingem cerca de dez milhões de brasileiros.
Para alertar a população sobre essa realidade e celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado no último dia 8 de março, a Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na nesta quarta-feira, dia 13 de março, uma ação no Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Segundo a coordenadora administrativa da unidade, Líliam Oliveira, a conscientização cujo tema deste ano é “Pare de agredir seu rim”, é essencial para evitar que quadros de simples diagnóstico se tornem crônicos.
“Um dos maiores problemas que encontramos no momento de informar os pacientes é a ideia de que só idosos têm problemas renais. Não é assim, os rins são órgãos muito delicados que devem ser preservados, ingerindo bastante água e diminuindo o consumo de sal, por exemplo”, explicou.
Palestra sobre prevenção
O evento, que consistiu em exibição de um vídeo educativo e duas palestras – ministradas pela nefrologista da unidade, Drª. Cisalpina Pires, e pela fisioterapeuta Drª. Janilda Theodósio, respectivamente -, além da distribuição de panfletos informativos. Para a secretária de Saúde de Queimados, Drª. Fátima Cristina, exames simples e de baixo custo como creatinina e albumina podem ajudar a diagnosticar insuficiência renal.
“Cerca de 100 mil pessoas fazem diálise no país. O quanto antes diagnosticar casos de insuficiência renal melhor. Creatinina e Albulmina são exames simples e baratos que podem indicar a necessidade de consultar um nefrologista”, contou a secretária.
Com linguagem simplificada e dinâmica, a palestra agradou os freqüentadores do CETHID. A paciente Heleni Passos, de 39 anos, afirmou que compareceu ao local apenas para realizar um procedimento de rotina, mas quis saber mais sobre o tema.“Vim para fazer um exame, mas decidi ficar para assistir à palestra porque infelizmente estou com suspeita de problema renal. Aprovo esse tipo de ação, pois informação nunca é demais”, comentou.
Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Rim, Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (14) uma ação de conscientização e disponibilizou serviços de saúde, na Praça Nossa Senhora da Conceição. A população teve acesso a panfletos informativos sobre como se prevenir de doenças renais, realizar testes de glicemia, aferir a pressão arterial e ainda receber encaminhamento para exames de sangue e urina na rede pública de saúde.
O evento, que teve a participação do subsecretário adjunto de administração municipal de Saúde, Alexandre Nick, e da subsecretária adjunta de Atenção a Saúde, Maria Betânia Pessoa, atraiu pessoas de diversas faixas etárias. Segundo a organização da iniciativa, cerca de 125 pessoas receberam atendimento nas duas tendas erguidas no local.
O diretor do CETHID, Dr.º Raú Luiz Feijó, diz que é necessário conscientizar a população sobre os males que podem ser evitados com medidas simples.“As pessoas precisam se cuidar todos os dias, ainda mais aquelas que sofrem com hipertensão e diabetes. Desde a dieta até a realização de exercícios físicos e monitoramento dos níveis de açúcar e colesterol presentes no organismo. Ações como essa aproximam a população do atendimento público de saúde do município”, orientou.
Quero agradecer a atenção e colaboração de todos para este grande evento. Obrigada Dra Fatima, nossa médica e secretária de saúde.
ResponderExcluirSou pasiente do cetid e tenho comseguido fazer todos os exames e quero agradecer meu prefeito max e a secretaria dotora fatima que tem ajudado muito a ´populaçao nmeu nome é carlos oliveira moro na rua bananal
ResponderExcluir