quinta-feira, 14 de março de 2013

Queimados promove ação de prevenção contra doenças renais


Ação contou com serviços gratuitos de saúde na Praça Nossa Senhora da Conceição   

Doenças silenciosas que não apresentam praticamente nenhum sintoma até a chegada do estágio irreversível. Problemas que aparecem principalmente em pessoas hipertensas e diabéticas e que podem se agravar, levando à morte. Essas são as doenças renais, que segundo dados divulgados em 2012 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), atingem cerca de dez milhões de brasileiros. 

Para alertar a população sobre essa realidade e celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado no último dia 8 de março, a Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na nesta quarta-feira, dia 13 de março, uma ação no Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Segundo a coordenadora administrativa da unidade, Líliam Oliveira, a conscientização cujo tema deste ano é “Pare de agredir seu rim”, é essencial para evitar que quadros de simples diagnóstico se tornem crônicos.

“Um dos maiores problemas que encontramos no momento de informar os pacientes é a ideia de que só idosos têm problemas renais. Não é assim, os rins são órgãos muito delicados que devem ser preservados, ingerindo bastante água e diminuindo o consumo de sal, por exemplo”, explicou. 

Palestra sobre prevenção   

O evento, que consistiu em exibição de um vídeo educativo e duas palestras – ministradas pela nefrologista da unidade, Drª. Cisalpina Pires, e pela fisioterapeuta Drª. Janilda Theodósio, respectivamente -, além da distribuição de panfletos informativos. Para a secretária de Saúde de Queimados, Drª. Fátima Cristina, exames simples e de baixo custo como creatinina e albumina podem ajudar a diagnosticar insuficiência renal. 
“Cerca de 100 mil pessoas fazem diálise no país. O quanto antes diagnosticar casos de insuficiência renal melhor. Creatinina e Albulmina são exames simples e baratos que podem indicar a necessidade de consultar um nefrologista”, contou a secretária.              

Com linguagem simplificada e dinâmica, a palestra agradou os freqüentadores do CETHID. A paciente Heleni Passos, de 39 anos, afirmou que compareceu ao local apenas para realizar um procedimento de rotina, mas quis saber mais sobre o tema.“Vim para fazer um exame, mas decidi ficar para assistir à palestra porque infelizmente estou com suspeita de problema renal. Aprovo esse tipo de ação, pois informação nunca é demais”, comentou. 

Serviços gratuitos de saúde na praça 

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Rim, Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (14) uma ação de conscientização e disponibilizou serviços de saúde, na Praça Nossa Senhora da Conceição. A população teve acesso a panfletos informativos sobre como se prevenir de doenças renais, realizar testes de glicemia, aferir a pressão arterial e ainda receber encaminhamento para exames de sangue e urina na rede pública de saúde. 

O evento, que teve a participação do subsecretário adjunto de administração municipal de Saúde, Alexandre Nick, e da subsecretária adjunta de Atenção a Saúde, Maria Betânia Pessoa, atraiu pessoas de diversas faixas etárias. Segundo a organização da iniciativa, cerca de 125 pessoas receberam atendimento nas duas tendas erguidas no local.
O diretor do CETHID, Dr.º Raú Luiz Feijó, diz que é necessário conscientizar a população sobre os males que podem ser evitados com medidas simples.“As pessoas precisam se cuidar todos os dias, ainda mais aquelas que sofrem com hipertensão e diabetes. Desde a dieta até a realização de exercícios físicos e monitoramento dos níveis de açúcar e colesterol presentes no organismo. Ações como essa aproximam a população do atendimento público de saúde do município”, orientou. 

2 comentários:

  1. Quero agradecer a atenção e colaboração de todos para este grande evento. Obrigada Dra Fatima, nossa médica e secretária de saúde.

    ResponderExcluir
  2. Sou pasiente do cetid e tenho comseguido fazer todos os exames e quero agradecer meu prefeito max e a secretaria dotora fatima que tem ajudado muito a ´populaçao nmeu nome é carlos oliveira moro na rua bananal

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.