sexta-feira, 15 de março de 2013

Queimados está preparado para cuidar da população em casos de dengue

Caminhada contra a dengue de 2012

A Secretaria de Saúde do município mantém periodicamente ações para a conscientização da população para o combate à dengue. Além das caminhadas periódicas que são feitas pela vigilância sanitária, que visitam os bairros, de casa em casa, para instruir os moradores sobre as medidas a serem tomadas para evitar a doença, a cidade vai receber ainda neste mês um Centro de Hidratação para auxiliar nos casos que possam vir a ocorrer.

O sub-secretário de saúde, Rodrigo Aunir, que cuida da atenção básica do município, conta que as entradas hoje em Queimados são todas feitas na UPA do Estado, presente na cidade. “Orientamos a população que procure automaticamente a UPA em casos de suspeitas de dengue. Na UPA todas as medidas necessárias são tomadas para que o paciente tenha o diagnóstico e possa iniciar o tratamento. Segundo a secretária de saúde, Drª Fátima Cristina, ainda neste mês, a cidade ganhará um Centro de Hidratação que dará ao queimadense condições melhores de cuidar dos pacientes”, frisou o fisiologista.

No primeiro ciclo deste ano foram realizadas visitas domiciliares no município, priorizando as áreas com maior índice de infestação predial, levando em consideração os resultados do levantamento de Índice rápido do Aedes Aedipty (LIRAa) de janeiro de 2013. 

Recentemente, foi feito o segundo LIRA, que norteará as estratégias de ação para o segundo ciclo, quando serão revisitados os imóveis, dos bairros restantes. De acordo com o resultado deste segundo LIRAa, a população tem tido problemas com água, o que acarreta no acondicionamento impróprio e inadequado de suas reservas, propiciando a proliferação de mosquitos. O Coordenador de vetores de Queimados, Eduardo Dutra, destaca outros fatores detectados. “Também foi detectado que o grau de consciência ecológica está baixo, pois ainda há muito lixo sendo descartado de maneira irregular no território. Queimados possui risco médio , contendo o índice de 1,86%”, contou Eduardo. A tabela de risco é de 0 a 0,99% = baixo risco / De 1 a 3,99% = médio risco / De 4% acima = alto risco

2 comentários:

  1. Cidade preocupada com a dengue.
    Mas minha mãe apresentando os sintomas vai ao UPA (acho que é a única unidade de saude 24h do municipio) e ela não pode ser atendida.
    O motivo: só estavam sendo realizado atendimento em "casos de riscos" e/ou pessoas com a pressão arterial acima de 17, mas a dela estava "apenas" 14 por 8.
    Na unidade só havia um médico para atendimento tanto clínico, quanto emergencial.
    Graças a Deus fomos super bem atendidos em Austin, no posto conhecido como Guacha.
    Fica a dica pra melhorar a saúde do municipio.

    ResponderExcluir
  2. E AINDA OUSAM EM PUBLICAR QUE QUEIMADOS ESTA PREPARADO PARA TRATAR ALGUMA COISA PURA BALELA, QUEIMADOS ESTA SEM SAÚDE, EDUCAÇÃO E ADMINISTRADORES COMPETENTES! OU SEJA, QUEIMADOS ESTA PARECENDO CASA DE PUTA SENDO GOVERNADO POR UM MONTE DE SACANA! A PRIORIDADE DA PREFEITURA É O VALÃO E NADA +!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.