quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Alunos da rede municipal de Queimados conhecem ponto turístico do Rio e participam de diversas oficinas

Vencedores do concurso promovido pela prefeitura que coletou mais de 18 mil litros de óleo saturado nas escolas tiveram aulas práticas de argila, maquete e arte

Foto: Thiago Loureiro
Estudantes da rede pública de ensino de Queimados literalmente colocaram a mão na massa em um divertido passeio pelo Parque Lage, no Jardim Botânico, realizado na última terça-feira (19). Ao todo, 21 crianças participaram de oficinas de argila, maquete e arte oferecidas gratuitamente pelo local. O passeio foi um presente para os ganhadores do concurso Ambiental “Óleo amigo”, promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, em parceria com a Secretaria de Educação. Ao todo, mais de 18 mil litros de óleo saturado foram coletados nas escolas nos últimos três meses.

Foto: Thiago Loureiro
O concurso foi promovido com intuito de conscientização ambiental e formar pequenos multiplicadores. De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, Cacau Nogueira, a escolha do local do passeio foi para continuar estimulando as crianças a preservarem o Meio Ambiente. “Aqui, elas têm contato direto com a Natureza e estão vendo na prática a importância de preservá-la. É uma forma de recompensar todo empenho que tiveram durante o concurso”, destacou.

Foto: Thiago Loureiro
Durante a oficina de maquete, os pequenos contaram com o auxílio de uma monitora ilustre: a atriz e modelo Bruna Linzmeyer, conhecida por interpretar Leila Alencar na novela Insensato Coração. Os pequenos confeccionaram ao lado dela, por exemplo, casinha de madeira, aprenderam como usar o martelo e prego, fizeram bonecas, xícaras e outros objetos de argila e desenharam sobre poesia. “Nosso objetivo principal com essas aulas é dá autonomia para as crianças se expressarem através da arte”, explicou a supervisora do Parquinho Lage, Luana Vieira.

Aprendizado para os pequenos

Foto: Thiago Loureiro
A grande vencedora do concurso Óleo Amigo com 480 litros de óleo saturado coletados, Rafaela Gama, de apenas 7 anos, ganhou tablet, curso de inglês, bicicleta e também participou do passeio. “Toda minha família me ajudou na arrecadação de óleo. Os prêmios são bons, mas ajudar o Meio Ambiente é ainda melhor. Aprendemos que não devemos sujar os rios e matar os peixes”, disse ela, que é aluna da Escola Municipal Ana Perobelli. 

Foto: Thiago Loureiro
Já o pequeno Wellington Francisco, de 9 anos, é aluno do 3ª ano da Escola Municipal Monteiro Lobato e faz parte da turma que arrecadou mais óleo de cozinha usado com 1875 litros acumulados. Para ele, o passeio foi muito mais que um prêmio, foi também presente de aniversário. “Completo nove anos hoje e estou muito feliz. É a primeira vez que estou vindo aqui e adorei esse passeio e a oficina de maquete. Aprendi como usar o martelo, o serrote e a confeccionar coisas com a madeira”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.