segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Sarau da Juventude tem dança, música, poesia e até leitura dramatizada em Queimados

Jovens expõem sentimentos através do espaço do microfone aberto dedicado à arte. Prefeitura pretende fazer evento a cada dois meses

Fotos: Aline Lopes
Aline Lopes- Um momento para os Jovens expressarem seus sentimentos através da arte, tendo como destaques a música, poesia, pintura e leitura dramatizada. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria Municipal de Assuntos para a Juventude, realizou no último sábado (2) a primeira edição do “Sarau da Juventude”, no Teatro Delcy de Souza, anexo ao Centro de Esportes Unificados (CEU). O evento foi uma oportunidade de os participantes mostrarem as inspirações que carregam dentro de si e, não faltaram talentos frutos da terra.

Fotos: Aline Lopes
O evento contou com apresentações musicais, exposição de quadros, lançamento de livros de poesia e leitura dramatizada, troca de livros e microfone aberto para todos os presentes e que quisessem expressar seu talento. Os convidados para animar a primeira edição do Sarau foram o grupo “Movimento”, os poetas Carlos Orfeu e Marlos Degani, a pintora Shyrlene Maria e os Cantores San Diego e Layla Santos.

Fotos: Aline Lopes
Para o prefeito Carlos Vilela, incentivar os jovens a terem o contato direto com a arte, a dança e a música é importante para socializá-los e direcioná-los para o caminho correto no futuro. “Entendemos que a cultura tem que está enraizada nas pessoas, pois é uma fonte de lembrança. Precisamos ter uma cultura forte para não precisarmos importar de outros lugares. Aqui, temos um celeiro de talentos e precisamos criar vitrines para que eles mostrem seus talentos”, declarou.

Fotos: Aline Lopes
De acordo com o Coordenador Municipal de Assuntos para a Juventude, Felipp Castelano, o próximo Sarau da Juventude ainda não tem data, mas deve ocorrer a cada dois meses. “O primeiro passo foi dado. Nossa ideia é justamente ampliar as oportunidades aos jovens da cidade para mostrarem seus trabalhos, sejam eles através da música, da pintura ou até mesmo da poesia”, afirmou.

Um dos sucessos da noite foi o quadro nomeado de Baiana, feito de recortes de revistas da Shyrlene Maria, de 31 anos. “Eu queria fazer algo que retratasse a mulher brasileira, então pensei nas cariocas, nas do Sul, Norte, mas cheguei a conclusão que baiana é a que mais representa a nossa cultura e diversidade”, explicou.

Fotos: Aline Lopes
Espaço aberto a todos

Quando o microfone foi aberto ao público a jovem Camila Ponte, de 21 anos, moradora de Nova Iguaçu não pensou duas vezes e foi declamar uma poesia. “Tenho hábitos de frequentar saraus e sou apaixonada por poesia, sempre que tenho a oportunidade gosto de apresentar alguma”, disse. 

Fotos: Aline Lopes
A troca de livros também foi um sucesso no Sarau da Juventude, com 200 livros doados. A moradora do bairro Porteira, Isabel Moraes, de 30 anos, foi uma das que aproveitaram a oportunidade. “É difícil desapegarmos dos nossos livros, mas é bom para incentivar outras pessoas a lerem e podemos apreciar uma leitura nova”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.