sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prefeitura realiza testes rápidos de HIV no Dia Mundial de Combate à AIDS

Governo municipal conta com setor técnico para o tratamento da doença que atinge a 685 moradores na cidade. Diagnóstico sai em até 30 minutos

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (01) 120 testes rápidos de HIV e Sífilis e uma palestra frisando importância do uso de preservativo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes.

Foto: Thiago Loureiro
Durante o evento, profissionais da saúde deram palestras sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, distribuíram camisinhas feminina e masculina e fizeram coleta de sangue para diagnosticar o vírus de HIV ou Sífilis, os resultados saíram em menos de 30 minutos.

Foto: Thiago Loureiro
Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o objetivo da ação é alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde. “Trabalhamos em prol de uma saúde preventiva, por isso temos que frisar sempre a necessidade do uso de preservativo e de um acompanhamento médico para evitar doenças futuras”, explicou.

A Prefeitura conta com o Setor Técnico de Vigilância e Controle DST/AIDS e Hepatites Virais, que sete profissionais de saúde, sendo eles: Infectologista, Psicóloga, Enfermeira, Administradora, Coordenadora. E fornece medicamentos gratuitos aos pacientes. 

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a Coordenadora do Programa de DST, Eliete de Souza, o município tem ao todo 685 pessoas diagnosticadas com AIDS cadastradas no órgão e só neste ano foram registradas 11 mortes. “Muitos abandonam o tratamento, mas fazemos de tudo para inseri-los no programa de novo, com rodas de conversas, visitas da psicóloga na residência, porém muitas vezes não temos sucesso”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do Jardim Alzira, Vanda Costa, de 57 anos, aproveitou a ação para fazer o teste rápido. “Sempre que tenho a oportunidade eu faço o exame e graças a Deus mais uma vez deu negativo. Procuro sempre me prevenir para evitar qualquer doença e acho que todos devem fazer o mesmo”, concluiu.

Doença não é o fim da linha

Há pessoas que não se previnem e acabam adquirindo a doença, sofrem com o preconceito, mas conseguem dar à volta por cima e seguir a vida normalmente, como o caso do Carlos Sena, 52 anos, ex-técnico de enfermagem, morador de Campo Grande, que tem o vírus da AIDS há 15 anos.

Foto: Thiago Loureiro
“Quando descobri a doença, fiquei em choque na hora, achei que tudo iria acabar ali, mas Deus me deu forças para continuar, hoje eu sigo uma vida normal, trabalho de cozinheiro em um restaurante, todos me tratam como se eu não tivesse nada. Faço tratamento aqui no programa há um ano e o meu maior sonho é um dia poder casar e construir uma família”, declarou.

Para quem desejar fazer o teste rápido ou uma consulta com o infectologista, procure o órgão público nas terças ou sextas-feiras, das 08h às 17h, na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu, com identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.