quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

História de fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição

Fiéis celebram nesta sexta-feira dia da padroeira de Queimados, entre eles uma mulher centenária, devota e batizada com o nome da santa

Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes - Ao chegar ao lar de Conceição Silva, ou simplesmente Dona Conceição, é impossível não perceber sua devoção e apego à religião. Com diversos quadros de santas da igreja católica pendurados pelas paredes e um altar religioso na sala de casa, o nome da senhora de cabelos brancos acinzentados não é uma mera coincidência. Mãe de 10 filhos, e já com seus 101 anos integralmente dedicados à fé, ela ganhou esse nome em homenagem a Nossa Senhora Da Conceição, padroeira de Queimados, cidade em que vive desde os 3 anos de idade. Nesta sexta-feira, 8, o dia da santa  - feriado na cidade -será comemorado com missas, terço luminoso e procissão.

Às 17h, sairá uma procissão da Praça Nossa Senhora da Conceição em direção a nova matriz (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 424), onde acontecerá a missa solene. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, realizou o serviço de limpeza e também de manutenção do jardim que abriga a imagem da santa. As repartições públicas do município não funcionam por conta do feriado, exceto os serviços considerados essenciais.

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do Bairro Dona Branca, Conceição frequenta a igreja matriz desde os 7. Antes zeladora do apostolado, movimento em que se propôs a viver e propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, hoje atua como Ministra de Eucaristia da igreja matriz, função em que ela explica ser “exercida pelo amor de Deus e por amar e confiar nas pessoas”. Com um pouco de dificuldade na fala pela idade já avançada, ela conta que não se lembra de um momento da vida em que não esteve presente nos eventos da igreja, se dizendo iluminada por Nossa Senhora da Conceição. “Nunca deixei de ir em nenhuma missa, romaria ou procissão. Não existia nenhuma data comemorativa que me impedisse de estar com Deus, nem mesmo dinheiro”, declarou a idosa.

Sem saber explicar o tamanho de sua fé, ela diz que acredita em todas as santas, mas que em Nossa Senhora da Conceição é “mais um cadinho”. Nascida em Engenheiro Pedreira, Conceição formou uma grande família, e diz que em tudo o que fez durante a vida, tinha marcas de sua fé. “Todos os meus 10 filhos têm nomes de apóstolos da bíblia, essa é minha forma de agradecer a Deus”, disse a senhora.

Foto: Thiago Loureiro
Não só vista como um local sagrado para os católicos, a igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Queimados, é um grande símbolo histórico no município.  Construída em 1879, logo após a inauguração da estação ferroviária, a igreja é situada entre as principais avenidas da cidade e tem como dia oficial de celebração todo dia 8 de dezembro. Com uma arquitetura original e neoclássica, a igreja reúne diversos fiéis para uma programação especial de aniversário da santa padroeira.  



Um pouco de história
Arquivo histórico

A igreja de Nossa Senhora da Conceição – antiga matriz –   encontra-se na Avenida Irmãos Guinlé, numa das principais praças localizadas no centro da cidade, que também ganhou o nome da santa. O templo começou a ser construído em 1879, logo após a inauguração da estação ferroviária, que fica ao lado.

Parte da fachada desabou em 1949 e foi reconstruída depois, com a torre central mais alta, onde foi embutido um oratório. Na ocasião, também foram refeitos os altares. Em 1989, ainda quando Queimados pertencia a Nova Iguaçu, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio  (INEPAC).

Arquivo histórico
Na fachada, uma grande imagem chama atenção de todos que passa pela praça: a escultura da Nossa Senhora da Conceição. Doada pela Família Castanheira – composta por religiosos e devotos da cidade -, na década de 70, a santa é uma grande marca não só para os fiéis, mas também para todos que transitam pela praça diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.