terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Queimados abre mais de 3 mil novas vagas para o próximo ano letivo

Além de reforma de unidades, prefeitura vai municipalizar escola estadual aumentando a oferta de matrículas na rede municipal
Dine Estela: Cerca de 3 mil novas vagas serão abertas para os interessados em cursar o ano letivo de 2018 na Rede Municipal de Ensino de Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta quarta-feira (27) o período de matrículas escolares para turmas da Educação Infantil, para creches municipais e conveniadas e para alunos com deficiência. Já na quinta-feira (28) e na sexta (29), serão abertas matrículas para os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9ª ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao todo, a rede municipal de Queimados conta com quase 15 mil alunos matriculados. Durante o mês de dezembro, a Prefeitura realizou o processo de renovação de matrículas e também o procedimento de transferências escolares internas. No final de janeiro, será divulgado o mapa estatístico detalhado por unidade.
A criação de novas vagas só foi possível graças ao investimento realizado pelo governo municipal na área da Educação. Além da reforma e ampliação de algumas escolas, a prefeitura está municipalizando a Escola Estadual José de Anchieta, procedimento que deve gerar 700 novas vagas para o segundo seguimento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e vai atender moradores dos bairros Granja Alzira, Eldorado e Jardim da Fonte.
O prédio conta com 14 salas, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de leitura entre outras dependências. Além da municipalização da Escola Estadual José de Anchieta, a prefeitura reformou, ampliou e/ou fez serviços de manutenção nas seguintes unidades escolares: São José, Oscar Weinschenck, Xanchão, Monteiro Lobato e Cledon Cavalcante.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, a meta do governo municipal é erradicar cada vez mais a taxa de evasão escolar e o analfabetismo. “Nossa expectativa é de oferecer cerca de 3 mil novas vagas. Queremos nossas crianças dentro da sala de aula, pois acreditamos que existe uma relação direta entre educação, capacitação e desenvolvimento profissional. Nossos diretores e professores realizaram um belo trabalho ao longo deste ano, fruto de muito esforço e capacitação. Não tenho dúvidas de que já vamos começar a colher os resultados”, disse.
Calendário de matrículas

Nos dias 28 e 29 de dezembro, serão abertas matrículas novas para os anos iniciais (1º ao 5º ano),  anos finais (6º ao 9º ano) e educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nos dias 2 e 3 de janeiro, serão revisados o cadastro de excedentes das unidades escolares e no dia 24 de janeiro, a secretaria de educação estará recebendo o cadastro de excedentes e o mapa estatístico das unidades.

Documentos necessários para a matrícula

Para efetuar a matrícula, é necessário originais e cópias dos documentos de identificação da criança como: identidade, certidão de nascimento, 2  fotos 3X4 comprovante de residência e no caso de transferências, o histórico escolar ou declaração de escolaridade onde deverá constar o ano de escolaridade/modalidade para o qual está habilitado,   tipo sanguíneo e fator RH, carteira de saúde com registro atualizado das vacinas, cartão do SUS da criança. Os pais devem levar cópia do RG e CPF do responsável . Outras informações pelos telefones: 3698-6699/6695/6680.

Durante as férias, a Secretaria Municipal de Educação funcionará das 8h às 14h e as escolas irão funcionar em horário normal até o dia 29 de dezembro. De 2 a 31 de janeiro, as unidades de ensino também irão funcionar das 8h às 14h. O retorno dos professores está previsto para 1 de fevereiro e o início do ano letivo em 5 de fevereiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.