sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Judocas trocam de faixa em Queimados

Mais de 100 alunos da Vila Olímpica  foram graduados após passarem por exame técnico e pelo empenho e mérito no esporte

Leandro Machado - Sorriso no rosto e muita alegria ao avançar mais uma etapa. Para o pequeno Miguel dos Santos, de apenas 7 anos, a cerimônia de troca de faixas dos alunos de Judô da Vila Olímpica de Queimados, realizada na manhã desta sexta-feira (15), vai muito além da esfera esportiva, é também questão de saúde. Diagnosticado com hiperatividade, o menino foi uma das 113 crianças que participaram do evento realizado pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

De acordo com a mãe do menino, Maria Francisca Elias, de 38 anos, moradora do bairro São Miguel, Miguel, que passou para a faixa cinza, iniciou no esporte por recomendações médicas e, encontrou nas aulas de judô da Vila Olímpica o equilíbrio necessário para uma vida melhor: “Ele vem duas vezes na semana e já percebo uma mudança de comportamento na escola, por exemplo. Ele tem um ano aqui e o esporte tem ajudado muito”, disse.

Assim como Miguel, existem vários outros exemplos de crianças que suas vidas estão sendo mudadas através do esporte. O judô, por exemplo, de acordo com os professores Yara Carvalho e Ricardo Santos, desenvolve o corpo, agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade, além de levar a disciplina aos praticantes e desenvolver a capacidade de analisar a realidade que o cerca e valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito.

No evento, foram distribuídas faixas cinza, amarela e azul para os atletas que mereceram a subida de categoria. Para trocar de faixa, os judocas passaram por um exame técnico realizado pela Federação Nacional de Judô, no último dia 6, que envolveu provas teóricas e práticas. O prefeito Carlos Vilela falou sobre o valor da prática esportiva. “O esporte forma cidadãos com preceitos de disciplina, ética, concentração. Parabenizo a todos os alunos e professores por tanta dedicação”, disse.

Com as novas faixas na cintura e o certificado de aprovação nas mãos, os pequenos judocas aproveitaram para tirar fotos ao lado dos professores Yara Carvalho e Ricardo Santos e, é claro, com os responsáveis que lotaram a quadra de esportes da Vila Olímpica. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, ressaltou a participação de todos no evento. “É bom ver professores, pais e alunos juntos em um momento tão importante para nossos alunos. Certamente, teremos um 2018 bem melhor para todos”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.