segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Cursos preparam moradores para o mercado de trabalho em Queimados

Prefeitura formou 900 alunos em 20 categorias diferentes de atuação dando a eles uma nova perspectiva de vida e a esperança de um ano novo cheio de oportunidades

Dine Estela- O ano novo se aproxima e com ele a expectativa de vida nova e, para muitos, até mesmo um recomeço. Certo? Pelo menos essa é a perspectiva para 900 profissionais que se formaram, na última semana, nos cursos de formação oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Queimados, no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. Ao todo, foram 20 categorias, entre elas: beleza, culinária, artes, música e moda. Para alguns, as aulas foram uma forma de socializar e ocupar a mente, já para a grande maioria, o sonho de mudar de profissão e melhorar a renda familiar. 

É o caso do morador do bairro Campo Alegre, Jefferson Silva dos Santos, de 19 anos, que concluiu o curso de panificação e já faz planos para o futuro.  “Onde moro, não temos um comércio nesta área que faça algo mais criativo. Se eu não conseguir um trabalho em uma padaria, vou abrir a minha própria”, enfatizou.  Mãe de dois filhos, Andréa Gonçalves, 42, pretende gerar renda sem precisar sair de casa. “Já trabalhei fora para criar meus filhos, fiz o curso de panificação para tentar algo mais tranquilo que possa me gerar renda sem ter que fazer esse sacrifício novamente”, enfatizou.

Já dona Ivonete da Cruz, de 54 anos, moradora do bairro São Roque, viu no curso de música a oportunidade de se distrair e socializar com outras pessoas. “Amei as aulas de teclado, no início era só para ocupar as horas vagas, agora já me sinto segura para atuar profissionalmente”, afirma.

Durante toda a semana, a cada dia uma turma diferente de novos profissionais recebeu os certificados de conclusão de curso com direito até a aula prática e a presença do prefeito Carlos Vilela nas solenidades. Os alunos de panificação, por exemplo, literalmente colocaram a mão na massa, já os artistas de música e teatro realizaram belas apresentações e até um desfile de moda foi realizado e não faltou, claro, muito charme e elegância.

Vagas por ordem de chegada

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, “o objetivo principal dos cursos oferecidos pela prefeitura é de retirar os jovens da ociosidade, oferecendo a eles oportunidade de crescimento profissional. Para o próximo ano, as vagas serão distribuídas por ordem de chegada e não mais por sorteio”, adiantou.


Os cursos foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e vários parceiros da iniciativa privada, inclusive universidades. Quem não conseguiu uma chance neste ano, não precisa ficar preocupado, pois novas matrículas serão abertas em fevereiro, com o início das aulas previsto para março. São mil vagas oferecidas. O CEU Planeta Futuro fica localizado na Rua Macaé, 430 – São Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.