quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Queimados na luta contra as drogas

Prefeitura promoveu curso educativo em parceria com a Polícia Militar e formou 600 alunos de escolas públicas do município pela segunda vez no ano

Marina Mendes - O combate às drogas é um assunto intenso e que nunca deixa de ser debatido socialmente. E em Queimados, na Baixada Fluminense, mais uma ação para a conscientização de crianças e adolescentes foi executada com sucesso. Na manhã desta quinta-feira (7), o Ginásio Municipal Metodista recebeu 600 alunos de escolas da rede pública de ensino para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado graças à uma parceria entre a polícia militar e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Com o objetivo de dialogar com os jovens por meio de atividades didáticas, o programa previne não só o uso de drogas, mas a violência como um todo.    
Disponível para todos os alunos matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental da rede publica e com uma duração de seis meses, o PROERD é um programa originalmente americano, que foi adaptado para a sociedade brasileira. A implantação do programa no Estado do Rio de Janeiro, em 1992, nasceu do interesse da Polícia Militar em ter um projeto que dialogasse diretamente com os jovens sobre problemas e possíveis consequência do uso de drogas ilícitas.
Foto: Igor Lima

Para o Prefeito Carlos Vilela, as drogas são a porta de entrada para o mal do mundo, e o programa, por sua vez, é sempre um modo de alertar a juventude para os perigos do uso dessas substâncias. “Pelo o que vi aqui, nossos alunos aprenderam direitinho a influência ruim das drogas na vida das pessoas. Aproveito a oportunidade para dizer que estamos trabalhando firmemente em prol da educação da população jovem, para que todos cresçam e consigam avançar na vida. Aos pais presentes, tomem conta dos seus filhos’’ declarou o prefeito.
Para ministrar no programa, os policiais passam por um processo de seleção e os aprovados são treinados especialmente para as atividades. O treinamento inclui habilidades de comunicação e técnicas de ensino, além de aulas de psicologia, dinâmicas de grupo, relações interpessoais e outras informações sobre as drogas.
A Sargento da Polícia Militar, Juliana Ferreira, professora do programa em Queimados, esteve presente na formatura e reforçou a importância de resistir as drogas. “Resistam a qualquer oferta. Levem a sementinha que plantamos para que sejam multiplicadores de tudo que passamos para vocês. Aos pais, é fundamental que todos os dias falemos de amor para os filhos. Se não transmitirmos confiança, buscarão em outro lugar.”, destacou a policial.

Foto: Igor Lima
O Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, também ressaltou a importância do programa nas escolas: “Agora nós temos certeza que a mensagem chegará aos lares, e que os alunos multiplicarão essa informação junto de seus amigos e de sua comunidade. A educação é o principal meio de construirmos uma boa sociedade. Diga não às drogas!", declarou o secretário.


Foto: Igor Lima
Em depoimento sobre o que aprendeu no curso, o estudante da E. M. Nelson Carneiro, Marcos Eduardo da Silva, de 12 anos, destacou não só ter aprendido sobre dizer não às drogas, mas também para o bullying. “No PROERD aprendi a dizer não ao bullying e ao preconceito, aprendi sobre os riscos do uso das bebidas alcoólicas e cigarros e que eles não fazem bem a nossa saúde, por isso quando alguém te oferecer drogas é melhor recusar”, afirmou o aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.