sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Policiais Militares pagos pela prefeitura vão patrulhar ruas de Queimados

Governo Municipal deu início nesta sexta à Ronda Municipal que visa aumentar sensação de segurança com circulação de patrulhas motorizadas em áreas mais movimentadas 

Leandro Machado - “Mesmo sem ser obrigação constitucional da Prefeitura, nós não vamos cruzar os braços e estaremos, efetivamente, contribuindo no combate à violência”. Foi com esta frase que o Prefeito Carlos Vilela, definiu a iniciativa do governo municipal em dar as mãos à Polícia Militar no enfrentamento à criminalidade no município de Queimados, na Baixada Fluminense. Na manhã desta sexta-feira (1), uma cerimônia na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, deu início à segunda fase do Programa “Queimados mais segura”, com a implantação da Ronda Municipal, que tem o objetivo de oferecer medidas de segurança contra a criminalidade nas áreas com as maiores incidências criminais na cidade.

O programa terá inicialmente quatro carros (três automóveis da marca Gol e uma Picape Toro) e duas motocicletas, financiadas pelo Governo Municipal, caracterizados com a logomarca do programa, da prefeitura, da Polícia Militar e o brasão da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, além de giroflex. Além de ceder as viaturas, a prefeitura vai pagar os policiais militares, através do PROEIS (Programa Estadual de Interação na Segurança). Inicialmente, a Ronda Municipal terá 16 agentes, divididos em dois turnos diários. O início é imediato e os policiais já estão nas ruas da cidade realizando o patrulhamento.

O prefeito Carlos Vilela já projeta aumentar o efetivo. Através do apoio do comércio e da indústria, a expectativa é que cheguem mais quatro viaturas e mais 16 policiais nos próximos dias: “Tenho certeza que o programa vai dar certo e, por isso, já almejamos expandi-lo. Vamos buscar parcerias com as associações comerciais e industriais e aumentar o número de militares do PROEIS, para que, cada vez mais, possamos lutar fortemente contra a criminalidade em nossa cidade. Queimados é uma cidade de paz e estamos fazendo de tudo para que tenhamos novamente nossa tranquilidade de volta”, disse.

Mesmo com o tempo chuvoso, a cerimônia de lançamento chamou a atenção de todos que passavam na principal Praça da cidade. Desde as primeiras horas da manhã, as viaturas estavam estacionadas no local. Seja no comércio ou pessoas que transitavam pela praça, a curiosidade era grande. “Achei muito legal esta iniciativa e desejo realmente que as coisas mudem. Tenho filhos adolescentes e já começo a perceber uma melhora na segurança. Se todos fizerem sua parte tudo fica melhor”, destacou a Auxiliar de Serviços Gerais, Jussara Maciel, de 44 anos, moradora do bairro São Jorge.

A Ronda Municipal funcionará das 6 h às 22 h, diariamente, incluindo domingos e feriados e atuará no Centro e em bairros de maiores incidências criminais apontadas pelo ISP (Índice de Segurança Pública). Os policiais realizarão pontos bases e patrulhamento como praças, logradouros públicos, pontes, viadutos e prédios públicos municipais como escolas, creches e abrigos. “Vale ressaltar que a Ronda Municipal não fará abordagens de trânsito, o foco principal serão as apreensões de armas, drogas, roubos e furtos de veículos”, destacou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Elias José.


As outras etapas do projeto “Queimados mais segura” são a construção de uma central monitoramento com câmeras 24 horas, a implementação da Guarda Municipal – os agentes já estão em curso de formação  –  e a construção de um DPO no bairro São Roque. A parceria da Prefeitura com a Polícia Militar tem rendido bons frutos para o município de Queimados. Além do PROEIS, onde os policiais recebem do município em seus dias de folga para trabalhar, o 24º BPM (Queimados) já recebeu o reforço de 32 agentes – tem a promessa de mais 68 – , a polícia inaugurou na última semana a primeira Companhia Destacada do 24º BPM no bairro da Pedreira e reativou a cabina da entrada da cidade. Além disso, a prefeitura tem auxiliado a PM com reforma de viaturas e o reparo na iluminação pública quando acionada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.