quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Atendimento domiciliar garante tratamento humanizado a pacientes enfermos de Queimados

Programa “Melhor em Casa” atende 80 moradores acamados da cidade que não têm como se locomover até uma unidade básica de saúde

Foto: Felipe Bragança
Aline Lopes- Dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para ter atendimentos médicos em uma unidade básica de saúde, em Queimados, não é problema. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fornece a população o Programa “Melhor em Casa”, para pessoas acamadas, com o objetivo de facilitar o acesso deles ao acompanhamento clínico, proporcionando ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, além de estar no aconchego do lar.

O programa atende atualmente 80 pessoas acamadas no município e tem uma equipe médica composta por dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, um fonoaudiólogo e um assistente social, para atender a população no atendimento domiciliar.

Foto: Thiago Loureiro
Coordenador do Programa, Willian do Carmo, ressalta que o “Melhor em Casa” só atende pessoas acamadas. “É destinado para aquele paciente que não tem como ir até o hospital. Os que conseguem andar e tem facilidade de locomoção encaminhamos para a unidade de saúde mais próxima que atende a necessidade do paciente”, concluiu.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o programa é de suma importância para o município. “Ajuda a evitar hospitalizações desnecessárias e a diminuir o risco de infecções. O apoio familiar nesse momento também é muito bom, facilita o atendimento médico”, concluiu.

Foto: Thiago Loureiro
Morador do bairro Centro, Luciano Silva, de 40 anos, cuida da sua mãe, Maria da Silva, de 72 anos, que teve AVC e faz tratamento no programa há cerca de 4 anos. De acordo com ele, sua mãe obteve melhoras no movimento e na comunicação, que foram os mais afetados por conta do AVC. “Não é fácil, mas a gente se adapta e temos que aprender. Se não fosse esse programa hoje para me ajudar, eu teria que largar meu emprego para cuidar da minha mãe, isso facilitou muito”, declarou.

Para quem quiser o atendimento domiciliar, precisa ir até a sede do programa na Av. Irmãos Guinle, n° 673, centro, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS do paciente e do responsável por ele, para realizar o cadastro no órgão, assim os médicos avaliarão o caso para ver se encaixa no programa.

Um comentário:

  1. Parabéns Willian por coordenar com tanto amor e dedicação um Programa tão importante e "humano". Parabenizo também toda sua equipe. Vocês são nota 1000.
    Beijos carinhosos.
    Claudia Lima
    Diretora da Vigilância em Saúde.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.