segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Prefeito de Queimados se reúne com representantes da CEDAE para discutir melhorias no abastecimento de água no município

Escassez de água em algumas regiões da cidade, novas redes de distribuição e construção de reservatórios foram alguns dos assuntos debatidos no encontro

Foto: Divulgação PMQ
Felipe Carvalho- O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, se reuniu nesta segunda-feira (16), em seu gabinete, com representantes da Companhia Estadual de Água e Esgotos (CEDAE) para tratar sobre diversas questões referentes ao abastecimento de água no município. A escassez de água em alguns pontos da cidade, a implantação de novas redes de distribuição para atender aos bairros Três Fontes e Luiz de Camões e a  construção de novos reservatórios – obra em execução na Vila Nascente e para iniciar nos próximos dias na Vila São João -  foram alguns dos assuntos debatidos.

Participaram da reunião o prefeito Carlos Vilela, o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi,  além dos representantes da CEDAE, o gerente da Baixada, Marcelo Nowaski, o chefe do departamento de Queimados, Emydio Cerqueira e o diretor de distribuição, Marcello Barcellos Motta.

Foto: Divulgação PMQ
Durante o encontro, o prefeito Carlos Vilela apresentou sugestões para ampliar o abastecimento de água na cidade e ressaltou a parceria com a CEDAE no desenvolvimento de projetos para erradicar a falta d’água em todas as regiões do município.  “Desapropriamos os terrenos para tornar possível a construção de reservatórios que serão os responsáveis por abastecer diversos bairros e vão beneficiar milhares de moradores. Em breve, não vai mais faltar água na torneira dos nossos moradores”, garantiu.

De acordo com o diretor de distribuição da CEDAE, Marcello Barcellos Motta, o abastecimento de Queimados é proveniente de parte do sistema Guandu e do sistema de represas que foram afetadas pela estiagem. “Estamos efetuando uma série de manobras para tentar minimizar o problema e, atendendo com carros pipa as partes mais distantes do sistema para tentar levar água a essas pontas. Sobre as novas redes, uma no Três Fontes e outra no Camões, vamos estudar com o nosso pessoal técnico da Baixada”, afirmou.

Abastecimento ampliado

Foto: Divulgação PMQ
Por meio do projeto Novo Guandu, o sistema de abastecimento de água está sendo ampliado em diversas localidades de Queimados. O pacote inclui nesta primeira  etapa a construção de dois novos reservatórios: Queimados I e Camburi, um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede), 70 novos quilômetros de rede de distribuição e 5,6 quilômetros de assentamento de troncos distribuidores. Já a segunda etapa, contempla o Queimados II e Vitória, ainda sem data de início prevista.

O investimento é de mais de R$ 75 milhões. A previsão é que 10 mil novas ligações domiciliares sejam realizadas. A conclusão da obra deve acontecer em dezembro. A Prefeitura de Queimados foi a responsável pela desapropriação dos terrenos onde os reservatórios estão sendo implantados. Os bairros também estão recebendo o serviço de assentamento de troncos de adução e distribuição, complementando assim a rede já existente nessas regiões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.